Semana Integrada de Enfermagem reforça parceria entre o HU e o Curso de Enfermagem da UEL

CCS


atualizado 1 ano atrás


Intranet HU

A Diretoria de Enfermagem do Hospital Universitário (HU-UEL), em parceria com o Curso de Enfermagem, do Centro de Ciências da Saúde (CCS), realizou na terça-feira (13) a Semana Integrada de Enfermagem. O evento, com duração de dez horas, celebrou o Dia do Enfermeiro e o Dia da Enfermagem. Com o tema “Enfermagem – Uma Profissão, Vários Caminhos”, mobilizou docentes, servidores e estudantes e trouxe diversos profissionais da área que compartilharam suas experiências, abrangendo assistência, gestão, docência, pesquisa, urgência e emergência, educação em saúde, atuação comunitária e empreendedorismo em uma programação rica em trocas de experiências e reflexões sobre os rumos da profissão.

Evento teve como tema “Enfermagem: uma profissão, vários caminhos” e mobilizou profissionais, docentes e estudantes do curso da graduação e técnicos de enfermagem

A edição de 2025 contou com a presença de 274 participantes, entre profissionais do HU, docentes, estudantes do curso técnico de enfermagem, de graduação e pós-graduação, e convidados externos. Esse número reforça o envolvimento da comunidade acadêmica e hospitalar com a Semana Integrada de Enfermagem, consolidando o evento como um espaço de aprendizado, troca de experiências e valorização da profissão. A alta adesão também demonstra o interesse crescente por temas que discutem os caminhos e desafios da enfermagem contemporânea.

A Semana Integrada também teve um importante papel social: durante o evento, foi realizada uma campanha de arrecadação de alimentos destinada à Casa de Apoio Amigos do HU, que acolhe pacientes e familiares em tratamento no Hospital. A ação reforça o compromisso da enfermagem com o cuidado não apenas no ambiente hospitalar, mas também com a comunidade, promovendo empatia, solidariedade e responsabilidade social.

A abertura do evento, realizado no Anfiteatro do HU, contou com as falas da diretora do CCS, Andréa Name Colado Simão, neste ato representando a reitoria da UEL; da superintendente do HU, Iara Secco; da chefe do Departamento de Enfermagem, Gilselena Kerbauy, e da diretora de Enfermagem do HU, Flávia Oussaki, que deram as boas-vindas aos participantes.

Gilselena Kerbauy, chefe do Departamento de Enfermagem; Andréa Name Colado Simão, diretora do CCS; Iara Secco, superintendente do HU e Flávia Oussaki, diretora de Enfermagem deram as boas-vindas

A superintendente parabenizou a equipe e ressaltou a importância da Enfermagem na promoção da saúde pública de qualidade: “Este evento traz a profundidade do saber em Enfermagem como estratégia, de buscar por elementos para nos fortalecer, para o ensino, para a pesquisa e, sobretudo, para a assistência. Nestas ocasiões, onde abordamos nossa realidade, honramos esta grandiosa profissão que nós escolhemos um dia.”

A diretora do CCS ressaltou a importância dos profissionais e Enfermagem no acolhimento e respeito à diversidade como fundamentais no compromisso da UEL com formação e assistência:  “A Semana de Enfermagem representa muito daquilo que a nossa reitora faz e significa na Universidade. O acolhimento à diversidade, diferentes profissões, realidades socioeconômicas ou escolhas pessoais, isto deve ser o que uma universidade deve levar para sua comunidade acadêmica ou assistencial.”

“Este evento é um momento muito especial para nós, que somos da enfermagem, e vai fortalecer, reconhecer e valorizar ainda mais a nossa profissão”, disse a diretora de Enfermagem Flávia Oussaki

Participações

A programação incluiu palestras que trouxeram diferentes vivências da prática profissional. Abrindo as participações, no período da manhã, a superintendente do HU ministrou a palestra “Enfermagem na Liderança Hospitalar: Contribuições da Gestão de Saúde na Superintendência”. Enfermagem e empreendedorismo foram os temas das palestras que seguiram: as profissionais Thammy Nakaya e a Yngrid Fernandes apresentaram: “Enfermagem Empreendedora: Como Transformar Conhecimento”, e Marcela Trindade ministrou “Empreendedorismo, Consultoria e Segurança do Paciente”. Em seguida, “Gestão de Equipe de Enfermagem: Alinhando Pessoas, Processos e Resultados” foi o tema da participação de Flávia Oussaki. Marília Ferrari Conchon encerrou as participações da manhã com a palestra “Quando a Ciência Vira Solução: Empreender e Inovar em Enfermagem”.  No período da tarde, a palestra foi ministrada pela secretária municipal de Saúde de Rolândia, Erika Bezerra, com o tema: “Trajetória Profissional na Gestão de Saúde Pública: Desafios e Conquistas”.

Um dos grandes destaques da semana foi a expressiva participação científica: 103 resumos foram submetidos, dos quais 98 foram aprovados pela comissão científica para apresentação. O crescimento nas submissões mostra o fortalecimento da cultura científica entre os profissionais e estudantes. Desde o início da parceria com o Departamento de Enfermagem, em 2023, o número de trabalhos aumentou consideravelmente – saindo da média de 75 trabalhos para 103 em 2025.

Premiação acadêmica

Além das apresentações, os três melhores trabalhos foram premiados, reconhecendo a qualidade técnica e científica das produções. A premiação visa incentivar a pesquisa e a produção acadêmica como pilares fundamentais para o avanço da enfermagem no HU e na universidade como um todo.

Os trabalhos contemplados com a premiação foram: com a primeira colocação, “Serious Game como Estratégia na Prevenção da Violência Psicologica contra Pessoas Idosas”, de autoria de Izabelly Simeão Marques, Cristiano Massao Tashima, Edna Aparecida Lopes Bezerra Katakura e Miriam Fernanda Sanches Alarcon. Em segundo lugar, “Inteligência Artificial: Modelos Preditivos de Doenças em Trabalhadores da Saúde”, dos autores Larissa Padoin Lopes, Tharcis Rocha de Oliveira , Vitória Delma Barbosa de Souza, Aline Franco da Rocha , Helenize Ferreira Lima Leach e Renata Perfeito Ribeiro. E, com a terceira colocação, “Avaliação e Prevenção de Complicações nos Pés de Pacientes com Diabetes Tipo II”, com a autoria de Kathleen Louise Bernini, Nicolly Oliveira dos Santos, Giovana Barreto Figueiredo, Ana Beatriz Pagoti da Silva, Ellen Caçorla de Almeida e Simone C. Castanho S. de Melo.

A Semana Integrada de Enfermagem consolidou-se como um espaço importante de integração entre o hospital e o curso de Enfermagem, reforçando o compromisso institucional com a formação contínua, a valorização da profissão e a produção de conhecimento.

Leia também

Gestão (2026/2030) assume com proposta de fortalecer ação acadêmica e de modernizar gestão

Mirian Peres da Cruz Agência UEL A nova reitoria da UEL, constituída pelos professores Andréa Name Colado Simão (reitora) e Miguel Belinati Piccirillo (vice-reitor), eleitos em abril passado, tomou posse nesta terça-feira (9), durante solenidade realizada no Cine Teatro Outro Verde. A cerimônia contou com as presenças de autoridades estaduais, municipais e convidados, além dos reitores das demais Universidades Estaduais […]


UEL dá mais um passo para novo concurso com distribuição de vagas entre Centros de Estudos

publicado por Agência UEL Em reuniões realizadas na última semana, o Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE) e o Conselho de Administração (CA) aprovaram medidas que atualizam normas institucionais e definem a distribuição de vagas destinadas ao magistério superior. Com isso, a Universidade Estadual de Londrina (UEL) deu mais um passo na preparação do próximo […]


Docente do CCS participa do Congresso da European Alliance of Associations for Rheumatology (EULAR 2026)

A professora Dra. Meline Angélica Cunha Rotter Ferreira, docente de Reumatologia do Departamento de Clínica Médica, participou do Congresso da European Alliance of Associations for Rheumatology (EULAR 2026), realizado de 3 a 6 de junho de 2026, em Londres, Reino Unido. Reconhecido como um dos mais importantes eventos científicos da Reumatologia mundial, o EULAR reuniu […]


Centro Ciências da Saúde (CCS) e Hospital Universitário de Londrina (HU-UEL) promove treinamento de capacitação e aprimoramento no atendimento ao AVC

O Centro de Ciências da Saúde e Hospital Universitário de Londrina (HU-UEL) realizou, na manhã desta terça-feira (9), um importante treinamento focado no fluxo de atendimento ao Acidente Vascular Cerebral (AVC). O encontro ocorreu na Sala de Simulação Realística e reuniu estudantes, profissionais da saúde e colaboradores. A atividade foi conduzida pela Profa. Dra. Aline […]