Padre pioneiro, egresso da UEL, será homenageado com título de Doutor Honoris Causa

CCS


atualizado 1 mês atrás


Pedro Livoratti

Agência UEL

Ex-aluno de Serviço Social da UEL e reconhecido pelo trabalho desenvolvido à frente da Associação Filantrópica Humanitas (Hospital Humanitas), de São Jerônimo da Serra, o padre Haruo Sasaki será homenageado com o título de Doutor Honoris Causa – distinção máxima concedida pela Universidade a pessoas que se destacam. O título será concedido durante cerimônia do Conselho Universitário (CU) da UEL marcada para esta sexta-feira (16), a partir das 19 horas, na Sala dos Conselhos, no Campus Universitário.

A homenagem foi aprovada pelo CU a partir de uma solicitação do Centro de Ciências da Saúde (CCS) da UEL, por meio do Departamento de Patologia, Análises Clínicas e Toxicológicas, considerando a contribuição do padre em prol da saúde e bem-estar de pacientes portadores de hanseníase.

Trajetória

Sensibilizado com a pobreza, preconceito e falta de recursos para tratamento dos pacientes com hanseníase, Padre Haruo funda em 1977 a Associação Filantrópica Humanitas, em um terreno de 30 alqueires, na área rural de São Jerônimo. Hoje o hospital oferece assistência especializada e gratuita na área dermatológica.

Ao longo dos anos, a entidade recebeu apoio de inúmeras lideranças e profissionais, incluindo o médico dermatologista, Mauro Filgueiras Mendes, de Londrina. Desde a fundação, a entidade contabiliza milhares de atendimentos gratuitos (média mensal 1,2 mil pacientes) de 80 municípios do Norte do Paraná. O hospital é precursor do desenvolvimento científico para o tratamento de doenças dermatológicas.

Padre Haruo ainda cursou Serviço Social na UEL na década de 1980, para buscar conhecimentos que agregassem em sua obra social.
(Foto: Acervo pessoal).

Além desse trabalho, o homenageado contribuiu para criação da Casa Familiar Rural Padre Haruo Sasaki – destinada à formação agropecuária de jovens que moram na zona rural de São Jerônimo. Em que pese todo o trabalho como pároco e atividades assistenciais, padre Haruo cursou Serviço Social na UEL na década de 1980 com o intuito de buscar conhecimentos que agregassem para sua obra social.

Atualmente aos 93 anos, padre Haruo está aposentado, residindo em Curitiba. Na cerimônia de homenagem ele será representado pelo médico londrinense, Mauro Filgueiras Mendes, colaborador voluntário do Hospital Humanitas.

Leia também

UEL MARCA PRESENÇA NO MAIOR CONGRESSO DE COSMETOLOGIA DO BRASIL

A Universidade Estadual de Londrina esteve presente na 37ª edição do Congresso Brasileiro de Cosmetologia, considerado o mais importante evento da área no país. Promovido pela Associação Brasileira de Cosmetologia (ABC), o congresso foi realizado entre os dias 10 e 12 de junho, no pavilhão São Paulo Expo, em conjunto com a feira FCE Cosmetique, […]


Inscrições para a Feira das Profissões de 2025 permanecem abertas até 20 de junho

Gabriel Chungara* Agência UEL As inscrições para a 13ª Feira das Profissões da UEL seguem abertas até o dia 20 de junho. Neste ano, a Feira, que acontece no dia 1º de julho, faz parte da programação oficial que celebra os 55 anos de criação da Universidade Estadual de Londrina, todos com o mote “Ser […]


🩸 Junho Vermelho – Doe sangue, salve vidas! ❤️

Como parte das comemorações dos seus 55 anos, a UEL convida estudantes, professores, agentes universitários, ex-alunos e aposentados a participar da campanha Junho Vermelho e reforçar o compromisso com a solidariedade através da doação de sangue para o Hemocentro de Londrina, vinculado ao Hospital Universitário! Vamos juntos fortalecer o Hemocentro, que atende 25 hospitais do […]


Hemocentro pede doação para sangue dos tipos A e O positivos e negativos

Intranet Hu O Hemocentro Regional de Londrina, do Hospital Universitário da UEL, registra um estoque baixo dos sangues dos tipos A+, A-, O+ e O-. Mas a doação é bem-vinda em todos os tipos sanguíneos. Atenção para os novos horários: de segunda a sexta-feira das 8h às 18h, e aos sábados das 8h às 17h. Portanto, […]