Residentes Médicos e da Saúde iniciam atividades do ano letivo 2025

CCS


atualizado 9 meses atrás


Pedro Livoratti

Agência UEL

Mais de 70 novos residentes dos programas de Fisioterapia, Farmácia, Odontologia, Multiprofissional e de Enfermagem iniciaram oficialmente nesta quinta-feira (6) as atividades da pós-graduação, que prevê um período de dois anos ou mais de estudos, conciliando com atendimento e prestação de serviços no Hospital Universitário (HU) e nas demais unidades hospitalares e de saúde básica da região. Estes estudantes se juntaram a 104 residentes médicos aprovados no último processo seletivo realizado em janeiro passado. Os médicos residentes deste ano iniciaram as atividades no último sábado (1º), no próprio HU.

Ao todo, a UEL oferece 54 residências que reúnem nada menos do que 500 profissionais reforçando o atendimento de ponta nas várias áreas da saúde. Segundo a diretora superintendente do HU, Iara Aparecida de Oliveira Secco, a Universidade tem uma larga tradição na formação de pessoal de saúde, considerando as residências, que oferecem preparo e aperfeiçoamento profissional.

Ao todo a UEL oferece 54 residências que reúnem nada menos do que 500 profissionais reforçando o atendimento de ponta nas várias áreas da saúde. (Foto: HU/UEL).

Ela explica que a formação do residente pode ser avaliada pela oportunidade de acompanhar e poder atuar profissionalmente em um hospital terciário de alta complexidade. “É uma relação onde todos ganham, desde o estudante residente até a população que pode contar com estes profissionais”, destacou. Ela acrescentou ainda que o HU acaba ganhando por poder dispor de mão de obra qualificada – estudantes recém-formados que passaram por um rigoroso processo seletivo.

Para a diretora do Centro de Ciências da Saúde (CCS), Andréa Name, os residentes fazem diferença na qualidade do atendimento de saúde de Londrina, impactando não somente o HU, mas as Unidades Básicas de Saúde (UBS), o Instituto do Câncer de Londrina (ICL) e demais unidades hospitalares, sem contar com a Clínica Odontológica Universitária (COU) e até o Hospital Veterinário (HV), ambos no Campus Universitário da UEL, que têm um processo seletivo próprio.

Durante a reunião de abertura, realizada no Centro de Ciências da Saúde (CCS), professores apresentaram o cronograma de atividades da jornada de 60 horas semanais. Os novos residentes também assistiram a uma apresentação sobre o trabalho da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) do HU. Cabe a equipe multidisciplinar capacitar profissionais e fazer o controle sobre o uso de antibióticos como foco na prevenção e na segurança dos pacientes.

Atualmente o HU dispõe de 430 leitos, mantendo ainda serviços fundamentais como o Hemocentro Regional, a Maternidade (Hospital da Mulher) e a Unidade de Queimados. O hospital é referência no atendimento do SUS na 17ª Regional de Saúde de Londrina, que abrange 21 municípios.

Leia também

19/11 – Dia Mundial da Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica.

19/11 – Dia Mundial da Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica. Data Instituída pela Iniciativa Global para a Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (GOLD), com o objetivo de aumentar a conscientização, compartilhar conhecimento e discutir maneiras de reduzir o impacto da DPOC em todo o mundo. A temática é celebrada na terceira quarta-feira do mês de novembro, cada […]


UEL firma acordo de cooperação para desenvolvimento de petcare para dematite canina

Pedro Livoratti Agência UEL Pesquisadores do Laboratório de Inovação e Tecnologia Cosmecêutica (LABITEC) com o apoio das equipes do Laboratório de Microscopia Eletrônica e do Laboratório de Bioquímica e Biotecnologia estão em fase de formulação e desenvolvimento de um cosmético natural (petcare) para tratamento da dermatite canina. O produto inovador utiliza a aveia (Avena sativa) […]


Pesquisadores desenvolvem bioativo natural para combater dermatite capilar

Pedro Livoratti Agência UEL Acordo de cooperação firmado entre o Laboratório de Inovação e Tecnologia Cosmecêutica (Labitec), do Centro de Ciências da Saúde (CCS), com o Hélder Cano Hair Studio, de Londrina, dará origem a um projeto inovador,  uma formulação cosmética à base de bioativos naturais para o tratamento da dermatite capilar —condição inflamatória crônica […]


HU-UEL realiza entrega de sua primeira Laringe Eletrônica

Intranet Hu O Hospital Universitário da UEL (HU-UEL) realizou nesta manhã (7), uma cerimônia para entrega de sua primeira Laringe Eletrônica para Reabilitação Vocal pelo SUS. O dispositivo é essencial para a recuperação da comunicação de pacientes que perderam a voz em decorrência de Laringectomia Total, procedimento cirúrgico de remoção completa da laringe e das […]