Residentes Médicos e da Saúde iniciam atividades do ano letivo 2025

CCS


atualizado 1 mês atrás


Pedro Livoratti

Agência UEL

Mais de 70 novos residentes dos programas de Fisioterapia, Farmácia, Odontologia, Multiprofissional e de Enfermagem iniciaram oficialmente nesta quinta-feira (6) as atividades da pós-graduação, que prevê um período de dois anos ou mais de estudos, conciliando com atendimento e prestação de serviços no Hospital Universitário (HU) e nas demais unidades hospitalares e de saúde básica da região. Estes estudantes se juntaram a 104 residentes médicos aprovados no último processo seletivo realizado em janeiro passado. Os médicos residentes deste ano iniciaram as atividades no último sábado (1º), no próprio HU.

Ao todo, a UEL oferece 54 residências que reúnem nada menos do que 500 profissionais reforçando o atendimento de ponta nas várias áreas da saúde. Segundo a diretora superintendente do HU, Iara Aparecida de Oliveira Secco, a Universidade tem uma larga tradição na formação de pessoal de saúde, considerando as residências, que oferecem preparo e aperfeiçoamento profissional.

Ao todo a UEL oferece 54 residências que reúnem nada menos do que 500 profissionais reforçando o atendimento de ponta nas várias áreas da saúde. (Foto: HU/UEL).

Ela explica que a formação do residente pode ser avaliada pela oportunidade de acompanhar e poder atuar profissionalmente em um hospital terciário de alta complexidade. “É uma relação onde todos ganham, desde o estudante residente até a população que pode contar com estes profissionais”, destacou. Ela acrescentou ainda que o HU acaba ganhando por poder dispor de mão de obra qualificada – estudantes recém-formados que passaram por um rigoroso processo seletivo.

Para a diretora do Centro de Ciências da Saúde (CCS), Andréa Name, os residentes fazem diferença na qualidade do atendimento de saúde de Londrina, impactando não somente o HU, mas as Unidades Básicas de Saúde (UBS), o Instituto do Câncer de Londrina (ICL) e demais unidades hospitalares, sem contar com a Clínica Odontológica Universitária (COU) e até o Hospital Veterinário (HV), ambos no Campus Universitário da UEL, que têm um processo seletivo próprio.

Durante a reunião de abertura, realizada no Centro de Ciências da Saúde (CCS), professores apresentaram o cronograma de atividades da jornada de 60 horas semanais. Os novos residentes também assistiram a uma apresentação sobre o trabalho da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) do HU. Cabe a equipe multidisciplinar capacitar profissionais e fazer o controle sobre o uso de antibióticos como foco na prevenção e na segurança dos pacientes.

Atualmente o HU dispõe de 430 leitos, mantendo ainda serviços fundamentais como o Hemocentro Regional, a Maternidade (Hospital da Mulher) e a Unidade de Queimados. O hospital é referência no atendimento do SUS na 17ª Regional de Saúde de Londrina, que abrange 21 municípios.

Leia também

II Congresso Internacional de Fisioterapia Neonatal e Pediátrica

Docentes Josiane M. Felcar e Egle O. N. M. Alves do Departamento de Fisioterapia da UEL, a mestranda Isadora M. Souza do PPGACR UEL-Unopar e a aluna de IC Bruna A. Santos foram premiadas com a apresentação do estudo “Follow-up de desenvolvimento neurológico em lactentes de risco por meio da Brief-Hine”, durante o II Congresso […]


Formandos de 42 cursos da UEL colam grau nesta quinta e sexta-feira

Luiz Fernando Abreu* Agência UEL A partir desta quinta-feira (10), 1.360 graduandos de 42 cursos da Universidade Estadual de Londrina (UEL) participarão das cerimônias de colação de grau da universidade. Os eventos acontecerão às 20h dos dias 10 e 11 no Ginásio de Esportes Moringão. No dia 10 haverá a colação de grau dos cursos da […]


Espaço Cuidar do HU-UEL promove saúde, acolhimento e inovação na ExpoLondrina 2025

Publicado por Agência UEL O Hospital Universitário da Universidade Estadual de Londrina (HU-UEL) marcará presença com o Espaço Cuidar na 63ª Exposição Agropecuária e Industrial de Londrina, realizada pela Sociedade Rural do Paraná, entre os dias 4 e 13 de abril. Em 2025, o espaço continua localizado na Praça do HU-UEL, perto da entrada principal do […]


Projeto Safety comemora cinco anos de trabalho sobre a Covid-19

Publicado por Agência UEL Homenagens e exibição do filme “Quando falta o ar”, das cineastas Ana Petta e Helena Petta. Esta é a programação do evento “Covid-19 – uma pandemia para não esquecer”, que será realizado nesta segunda-feira (31), às 18h30, no Anfiteatro do Centro de Estudos Sociais Aplicados (Cesa) da Universidade Estadual de Londrina […]