Residentes Médicos e da Saúde iniciam atividades do ano letivo 2025

CCS


atualizado 8 meses atrás


Pedro Livoratti

Agência UEL

Mais de 70 novos residentes dos programas de Fisioterapia, Farmácia, Odontologia, Multiprofissional e de Enfermagem iniciaram oficialmente nesta quinta-feira (6) as atividades da pós-graduação, que prevê um período de dois anos ou mais de estudos, conciliando com atendimento e prestação de serviços no Hospital Universitário (HU) e nas demais unidades hospitalares e de saúde básica da região. Estes estudantes se juntaram a 104 residentes médicos aprovados no último processo seletivo realizado em janeiro passado. Os médicos residentes deste ano iniciaram as atividades no último sábado (1º), no próprio HU.

Ao todo, a UEL oferece 54 residências que reúnem nada menos do que 500 profissionais reforçando o atendimento de ponta nas várias áreas da saúde. Segundo a diretora superintendente do HU, Iara Aparecida de Oliveira Secco, a Universidade tem uma larga tradição na formação de pessoal de saúde, considerando as residências, que oferecem preparo e aperfeiçoamento profissional.

Ao todo a UEL oferece 54 residências que reúnem nada menos do que 500 profissionais reforçando o atendimento de ponta nas várias áreas da saúde. (Foto: HU/UEL).

Ela explica que a formação do residente pode ser avaliada pela oportunidade de acompanhar e poder atuar profissionalmente em um hospital terciário de alta complexidade. “É uma relação onde todos ganham, desde o estudante residente até a população que pode contar com estes profissionais”, destacou. Ela acrescentou ainda que o HU acaba ganhando por poder dispor de mão de obra qualificada – estudantes recém-formados que passaram por um rigoroso processo seletivo.

Para a diretora do Centro de Ciências da Saúde (CCS), Andréa Name, os residentes fazem diferença na qualidade do atendimento de saúde de Londrina, impactando não somente o HU, mas as Unidades Básicas de Saúde (UBS), o Instituto do Câncer de Londrina (ICL) e demais unidades hospitalares, sem contar com a Clínica Odontológica Universitária (COU) e até o Hospital Veterinário (HV), ambos no Campus Universitário da UEL, que têm um processo seletivo próprio.

Durante a reunião de abertura, realizada no Centro de Ciências da Saúde (CCS), professores apresentaram o cronograma de atividades da jornada de 60 horas semanais. Os novos residentes também assistiram a uma apresentação sobre o trabalho da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) do HU. Cabe a equipe multidisciplinar capacitar profissionais e fazer o controle sobre o uso de antibióticos como foco na prevenção e na segurança dos pacientes.

Atualmente o HU dispõe de 430 leitos, mantendo ainda serviços fundamentais como o Hemocentro Regional, a Maternidade (Hospital da Mulher) e a Unidade de Queimados. O hospital é referência no atendimento do SUS na 17ª Regional de Saúde de Londrina, que abrange 21 municípios.

Leia também

Pesquisadores desenvolvem bioativo natural para combater dermatite capilar

Pedro Livoratti Agência UEL Acordo de cooperação firmado entre o Laboratório de Inovação e Tecnologia Cosmecêutica (Labitec), do Centro de Ciências da Saúde (CCS), com o Hélder Cano Hair Studio, de Londrina, dará origem a um projeto inovador,  uma formulação cosmética à base de bioativos naturais para o tratamento da dermatite capilar —condição inflamatória crônica […]


HU-UEL realiza entrega de sua primeira Laringe Eletrônica

Intranet Hu O Hospital Universitário da UEL (HU-UEL) realizou nesta manhã (7), uma cerimônia para entrega de sua primeira Laringe Eletrônica para Reabilitação Vocal pelo SUS. O dispositivo é essencial para a recuperação da comunicação de pacientes que perderam a voz em decorrência de Laringectomia Total, procedimento cirúrgico de remoção completa da laringe e das […]


III Simpósio de Inovação do HU divulga programação

Intranet HU O Hospital Universitário (HU) da UEL organiza o III Simpósio de Inovação do HU-UEL. O encontro reúne profissionais de diversas áreas, fomentando o debate sobre a inovação na área da saúde. O evento está marcado para o dia 13 de novembro, no Anfiteatro do HU, das 8h30 às 18h. A realização do Simpósio é […]


Pesquisa usa quercetina como aliada ao tratamento da doença de Crohn

Heloísa Gonçalves Agência UEL A doença de Crohn afeta o trato gastrointestinal do portador, principalmente, a parte inferior do intestino delgado (íleo) e intestino grosso (cólon). Ela é progressiva, não curável por tratamento clínico ou cirúrgico e leva à diarréia, cólica abdominal e até sangramento retal, com possível perda de peso e apetite. Fatores ambientais, […]