Residentes Médicos e da Saúde iniciam atividades do ano letivo 2025

CCS


atualizado 8 meses atrás


Pedro Livoratti

Agência UEL

Mais de 70 novos residentes dos programas de Fisioterapia, Farmácia, Odontologia, Multiprofissional e de Enfermagem iniciaram oficialmente nesta quinta-feira (6) as atividades da pós-graduação, que prevê um período de dois anos ou mais de estudos, conciliando com atendimento e prestação de serviços no Hospital Universitário (HU) e nas demais unidades hospitalares e de saúde básica da região. Estes estudantes se juntaram a 104 residentes médicos aprovados no último processo seletivo realizado em janeiro passado. Os médicos residentes deste ano iniciaram as atividades no último sábado (1º), no próprio HU.

Ao todo, a UEL oferece 54 residências que reúnem nada menos do que 500 profissionais reforçando o atendimento de ponta nas várias áreas da saúde. Segundo a diretora superintendente do HU, Iara Aparecida de Oliveira Secco, a Universidade tem uma larga tradição na formação de pessoal de saúde, considerando as residências, que oferecem preparo e aperfeiçoamento profissional.

Ao todo a UEL oferece 54 residências que reúnem nada menos do que 500 profissionais reforçando o atendimento de ponta nas várias áreas da saúde. (Foto: HU/UEL).

Ela explica que a formação do residente pode ser avaliada pela oportunidade de acompanhar e poder atuar profissionalmente em um hospital terciário de alta complexidade. “É uma relação onde todos ganham, desde o estudante residente até a população que pode contar com estes profissionais”, destacou. Ela acrescentou ainda que o HU acaba ganhando por poder dispor de mão de obra qualificada – estudantes recém-formados que passaram por um rigoroso processo seletivo.

Para a diretora do Centro de Ciências da Saúde (CCS), Andréa Name, os residentes fazem diferença na qualidade do atendimento de saúde de Londrina, impactando não somente o HU, mas as Unidades Básicas de Saúde (UBS), o Instituto do Câncer de Londrina (ICL) e demais unidades hospitalares, sem contar com a Clínica Odontológica Universitária (COU) e até o Hospital Veterinário (HV), ambos no Campus Universitário da UEL, que têm um processo seletivo próprio.

Durante a reunião de abertura, realizada no Centro de Ciências da Saúde (CCS), professores apresentaram o cronograma de atividades da jornada de 60 horas semanais. Os novos residentes também assistiram a uma apresentação sobre o trabalho da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) do HU. Cabe a equipe multidisciplinar capacitar profissionais e fazer o controle sobre o uso de antibióticos como foco na prevenção e na segurança dos pacientes.

Atualmente o HU dispõe de 430 leitos, mantendo ainda serviços fundamentais como o Hemocentro Regional, a Maternidade (Hospital da Mulher) e a Unidade de Queimados. O hospital é referência no atendimento do SUS na 17ª Regional de Saúde de Londrina, que abrange 21 municípios.

Leia também

HU-UEL realiza entrega de sua primeira Laringe Eletrônica

Intranet Hu O Hospital Universitário da UEL (HU-UEL) realizou nesta manhã (7), uma cerimônia para entrega de sua primeira Laringe Eletrônica para Reabilitação Vocal pelo SUS. O dispositivo é essencial para a recuperação da comunicação de pacientes que perderam a voz em decorrência de Laringectomia Total, procedimento cirúrgico de remoção completa da laringe e das […]


III Simpósio de Inovação do HU divulga programação

Intranet HU O Hospital Universitário (HU) da UEL organiza o III Simpósio de Inovação do HU-UEL. O encontro reúne profissionais de diversas áreas, fomentando o debate sobre a inovação na área da saúde. O evento está marcado para o dia 13 de novembro, no Anfiteatro do HU, das 8h30 às 18h. A realização do Simpósio é […]


Pesquisa usa quercetina como aliada ao tratamento da doença de Crohn

Heloísa Gonçalves Agência UEL A doença de Crohn afeta o trato gastrointestinal do portador, principalmente, a parte inferior do intestino delgado (íleo) e intestino grosso (cólon). Ela é progressiva, não curável por tratamento clínico ou cirúrgico e leva à diarréia, cólica abdominal e até sangramento retal, com possível perda de peso e apetite. Fatores ambientais, […]


Professora da UEL participa da 14a. Conferência Panamericana de Educação Farmacêutica no Peru

publicado por Agência UEL A professora Ester Massae Okamoto Dalla Costa, Chefe do Departamento de Saúde Coletiva (Centro de Ciências da Saúde), participou da  14a. Conferência Panamericana de Educação Farmacêutica, que ocorreu, de 15 a 16 de outubro, na cidade de Lima (Peru). Ela foi como Delegada do Brasil e membro do comitê Executivo e  Organizativo, no […]