SIMPÓSIO REÚNE EXPERIÊNCIAS DE INOVAÇÃO NA SAÚDE
CCS
atualizado 1 mês atrás
Intranet Hu
O Hospital Universitário promoveu na terça (19) o II Simpósio de Inovação do HU-UEL. O encontro reuniu profissionais de diversas áreas fomentando o debate sobre a inovação na área da saúde. O evento foi uma realização da Universidade Estadual de Londrina, do Hospital Universitário, da Agência de Inovação Tecnológica (AINTEC-UEL), do Sebrae Londrina, do Grupo Salus e do Polo de Saúde de Londrina.
A abertura do simpósio contou com as falas do vice-reitor da UEL, Airton Petris, da diretora do CCS-UEL, Andréa Name Colado Simão, da diretora superintendente do HU, Vivian Feijó e, representando o Grupo Salus, João Claudio Santilli.
A diretora superintendente ressaltou o compromisso do Hospital Universitário no fortalecimento de ações e parcerias que promovam a tecnologia e a inovação nas áreas educacionais e de assistência à saúde da instituição: “Nós começamos a fomentar muitas iniciativas e potencializar tanto a parte acadêmica como a assistencial do hospital a favor do cuidado direto ao paciente. Tudo o que fazemos aqui tem uma vinculação direta com a entrega institucional, com a melhoria do cuidado dos pacientes que procuram a nossa instituição”.
“Quem vai fazer o futuro são as pessoas que aprenderem a trabalhar com a inovação, que entenderem que a Universidade é isso, que o Hospital é isso, que a assistência à saúde depende de muita tecnologia e nós precisamos aprender a trabalhar com isso”, afirmou Airton Petris, destacando a importância dos projetos de inovação à disposição do ensino na Universidade.
O evento contou com a presença de diversas autoridades, dentre elas, a representante da Fundação Araucária, Cristiane Cordeiro; o diretor da HUTec, Francisco Eugênio Alves de Souza e o diretor da AINTEC-UEL, Edson Miura.
Participações
Leonardo Fernandes dos Santos Fritzen, do Centro Ortopédico CENORT, abriu as participações com a palestra “O encontro da arte com a ciência”. Fritzen abordou, a partir de sua experiência, como o olhar estético sensível aliado à tecnologia pode promover a qualidade de vida no desenvolvimento de próteses.
Em seguida, Claudio Pereira do FAB.I HU-UEL (Laboratório de P&D e Tecnologias Digitais do HU-UEL) mediou o debate “Cases de sucesso do HU-UEL – Inovação, Tecnologia e Humanização: Visão Interdisciplinar” com profissionais de diversas áreas relatando experiências bem sucedidas de colaboração para o desenvolvimento de soluções na assistência à saúde em parceria com o Laboratório.
“Empreender e inovar na saúde: A prática de startups de Londrina e região” foi título da mesa redonda mediada por Marinno Arthur da AINTEC-UEL, que apresentou experiências ressaltando as possibilidades da UEL em potencializar empreendimentos inovadores.
Encerrando o simpósio, a consultora credenciada do Sebrae, Yuri Shirado, ministrou a palestra: “Como fazer um projeto de inovação em Saúde?” apontando caminhos e estratégias para o planejamento e desenvolvimento de novas propostas na área.