UEL MARCA PRESENÇA NO MAIOR CONGRESSO DE COSMETOLOGIA DO MUNDO
CCS
atualizado 1 dia atrás
Nos dias 14 a 17 de outubro as professoras Dra. Audrey Lonni do Departamento de Ciências Farmacêuticas (CCS) e Dra. Maria Antônia Celligoi do Departamento de Bioquímica e Biotecnologia (CCE) e mais seis estudantes participaram da 34ª edição do Congresso da Federação Internacional de Sociedades de Químicos Cosméticos (IFSCC), um dos congressos mais importantes da área de cosmetologia no mundo, realizado anualmente em diferentes países e, neste ano, na sua 34° edição, ocorreu no Brasil, na cidade de Foz do Iguaçu.
Nesta edição, o congresso abordou o tema “Biodiversidade e Cosméticos: Alcançando Tecnologias Sustentáveis”, apresentando as principais inovações da ciência cosmética. O evento contou com aproximadamente 1.500 pessoas de mais de 30 países para tratar sobre Cosmetologia com uma ampla gama de palestrantes e trabalhos científicos, além de exibições de marcas renomadas nacionais e internacionais. Ressalta-se que o Brasil possui uma flora riquíssima, o que é relevante nessa tendência de sustentabilidade e cosméticos naturais.
A UEL estava presente com uma equipe de 8 pesquisadores, tendo as professoras Dra. Audrey Lonni e Dra. Maria Antônia Celligoi e mais seis estudantes: Sara Scandorieiro e Briani Gisele Bigotto (pós-doc do programa de Ciências Farmacêuticas e Microbiologia, respectivamente), Thays Amélio Bergamini e Mariana Arrevolti (mestrandas do programa de Ciências Farmacêuticas), Débora Dahmer (doutoranda do programa de Biotecnologia) e Luiz Henrique Santana Martins (estudante de Iniciação Tecnológica em Biotecnologia), que apresentaram sete trabalhos científicos.
Também foram apresentados a startup Biotec Ativos (@biotecativos)*, o protótipo do Sérum Seda Brasil do projeto Seda Brasil (@sedabrasil)* e o projeto Ciência Cosmética (@cienciacosmeticauel)*perfil do Instagram.
Profa. Audrey destaca que os “trabalhos apresentados tiveram alta repercussão, com interesse de empresas internacionais nos produtos patenteados e a criação de parcerias entre pesquisados de diferentes universidades, o que demonstrou um alto nível de comprometimento com a pesquisa e a disseminação do conhecimento. E isso trouxe ao grupo motivação e significativa realização. Além disso, a relevância de participar de um evento de tal magnitude, com troca de conhecimento, networking e visão global sobre a área em termos acadêmicos e mercadológicos”.
O grupo foi apoiado pela Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI) do Paraná, em especial ao Secretário Aldo Bona. “Registramos nosso profundo agradecimento por todo o apoio da SETI e da Fundação Araucária”, afirmou Audrey Lonni.
Essa experiência foi desafiadora e incrível e encorajamos os leitores a acompanhar o nosso trabalho no canal do Instagram @cienciacosmeticauel.