ESTUDANTE DESENVOLVE GUIA DE EXERCICIOS PARA PACIENTES APÓS CIRURGIA DE QUADRIL

CCS


atualizado 1 ano atrás


Intranet Hu

Se no passado as doenças crônicas eram uma sentença de má qualidade de vida, hoje, com os avanços da Medicina, isso já não é mais uma realidade. Embora progresso ainda possa ser feito, existem uma série de procedimentos que reestabelecem a rotina dos pacientes, como é o caso da Artroplastia Total de Quadril, cirurgia mais conhecida como prótese de quadril que é realizada em decorrência da osteoartrite (artrose). Nesse sentido, o projeto de extensão “Quadril em Foco” atua, há mais de quatro anos, na orientação fisioterapêutica e no acompanhamento de pacientes que indicam necessidade da cirurgia de ATQ.

Em 2023, o projeto publicou um manual de orientação voltado para indivíduos com osteoartrite. Diante da escassez de material na área, a equipe do projeto (formada por professores, médicos e estudantes e residentes de Fisioterapia e Medicina) tomou  a oportunidade para desenvolver o manual e apresentar à comunidade, de maneira didática e acessível, todo o conhecimento adquirido nos anos de prática dentro do programa. 

Professora Cláudia Siqueira e Niedelen (no celular): conhecimento adquirido nos anos de prática de maneira prática e acessível (Foto: O Perobal)

Dando continuidade ao auxílio para pacientes, o projeto agora também disponibiliza o Guia de Exercícios Para Casa Pós ATQ. Fruto do Trabalho de Conclusão de Curso da bolsista Nidielen Eugênio da Rocha (então graduanda), o material é direcionado para indivíduos no período tardio (superior a um ano) do pós operatório da Artroplastia Total de Quadril que buscam manter uma rotina de atividades físicas. A produção, que tem coautoria das professoras Cláudia Siqueira e Celita Trelha (Departamento de Fisioterapia), elenca uma série de exercícios a fim de promover uma melhor qualidade de vida pós cirurgia.

Segundo Nidielen, a ideia surgiu ao perceber que os pacientes, apesar de recuperarem a mobilidade e ficarem livres da dor após a cirurgia, muitas vezes
não mantêm uma rotina de exercícios. “Eu falei: professora, e se a gente fizesse alguns exercícios e montasse uma cartilha, como fizemos da outra vez, com orientações mais específicas para o pós-operatório tardio?”, comentou. Ela destaca que a falta de prática de exercícios pode comprometer os benefícios a longo prazo da cirurgia, e por isso o guia foi pensado para suprir essa necessidade de forma acessível.

Nidielen também reforça a importância do guia como forma de garantir a segurança e autonomia aos pacientes após a cirurgia. “O paciente, muitas vezes, sente insegurança ao voltar para casa. Com o guia, ele tem a certeza de que está realizando os movimentos corretos, o que reduz as chances de complicações”, afirmou.

O projeto, iniciado antes da pandemia, passou por adaptações, e a necessidade de materiais como o guia ficou ainda mais evidente durante o período de distanciamento social. “Durante a pandemia, fizemos o acompanhamento dos pacientes por telefone, e isso nos mostrou o quanto era importante termos materiais que eles pudessem acessar de casa”, comentou a professora Cláudia.

Descrições detalhadas

Dividido em três blocos, o guia reúne exercícios de mobilidade, fortalecimento e alongamento, os quais podem ser realizados em qualquer momento e no ambiente de preferência do paciente. Para garantir a realização segura dos movimentos, todos os exercícios contam com descrições detalhadas  e vídeos explicativos, assim como recomendações para além das atividades propostas.

Além dos exercícios, o guia oferece recomendações baseadas nas orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS), que sugerem entre 150 e 300 minutos de atividade física moderada por semana. O material também incentiva a prática de caminhadas e outras atividades de baixo impacto, como hidroterapia, que podem complementar os exercícios recomendados no guia.

Veiculação

Devido aos recursos hipertextuais do guia, ele não deve ser oferecido de forma impressa e não será publicado em revistas científicas, no entanto, atualmente pode ser encontrado através do perfil do instagram do projeto “Quadril em Foco”, que publica informações adicionais sobre a temática. 

(Fonte: O Perobal/Agência UEL)

Leia também

Acadêmica do Curso de Ciências Farmacêuticas é finalista a Menção Honrosa de Iniciação Tecnológica e de Inovação do XV EAITI

A Coordenação do XV Encontro Anual de Iniciação Tecnológica e Inovação (EAITI) tornou pública a relação dos trabalhos indicados pelas Instituições de Ensino Superior do Paraná (IEES) a concorrer a Menção Honrosa de Iniciação Tecnológica e de Inovação do XV EAITI. A acadêmica Bruna Eduarda Rosa De Jesus concorre a Menção Honrosa de Iniciação Tecnológica […]


20 de Novembro Dia da Consciência Negra

Consciência é compromisso, e compromisso se faz todos os dias! 🏴 Neste 20 de novembro, destacamos o trabalho do Coletivo Negrex (@negrexuel), grupo auto-organizado de estudantes negros de Medicina que impulsiona debates raciais na formação em saúde e na vida universitária.A presença desses movimentos fortalece a construção de um ambiente acadêmico mais representativo e acolhedor. […]


19/11 – Dia Mundial da Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica.

19/11 – Dia Mundial da Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica. Data Instituída pela Iniciativa Global para a Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (GOLD), com o objetivo de aumentar a conscientização, compartilhar conhecimento e discutir maneiras de reduzir o impacto da DPOC em todo o mundo. A temática é celebrada na terceira quarta-feira do mês de novembro, cada […]


UEL firma acordo de cooperação para desenvolvimento de petcare para dematite canina

Pedro Livoratti Agência UEL Pesquisadores do Laboratório de Inovação e Tecnologia Cosmecêutica (LABITEC) com o apoio das equipes do Laboratório de Microscopia Eletrônica e do Laboratório de Bioquímica e Biotecnologia estão em fase de formulação e desenvolvimento de um cosmético natural (petcare) para tratamento da dermatite canina. O produto inovador utiliza a aveia (Avena sativa) […]