TRABALHO SOBRE VIOLÊNCIA CONTRA AS MULHERES CONQUISTA PRÊMIO EM CONGRESSO.

CCS


atualizado 10 meses atrás


Fernanda Ortenzi*

O trabalho “Rede de enfrentamento à violência contra as mulheres do município de Londrina-PR: potencialidades e desafios”, da pós-graduanda em Saúde Coletiva (CCS) Josiane Nunes Maia, recebeu o Prêmio Marielle Franco de Equidade em Políticas Públicas, no 16º Congresso Internacional da Rede Unida. A pesquisa foi desenvolvida no PPG de Saúde Coletiva da UEL, sob orientação da professora Marselle Nobre de Carvalho, e em colaboração com Edyane Silva de Lima, Leticia Nunes Maia Mendonça e Giovana Maria Mourinho Ferreira.

O prêmio foi criado pela Rede Unida em parceria com o Grupo Hospitalar Conceição e tem como objetivo destacar trabalhos de equidade na saúde, na educação e em outras políticas públicas voltadas à inclusão de grupos populacionais em situação de vulnerabilidade. Cinco trabalhos receberam esse prêmio nessa edição do congresso. 

Trabalho da estudante do PPG analisou rede de enfrentamento à violência contra a mulher (Foto: divulgação).

O trabalho faz um resgate de como a rede de enfrentamento à violência contra as mulheres do município de Londrina foi constituída, além de apresentar conceitos sobre o patriarcado, questões de gênero e violência de gênero. Josiane explicou que o destaque do estudo é mostrar quais partes dessa rede funcionam e quais não. “Uma das nossas dificuldades é manter esse padrão do que é potência, do que está dando certo, e ao mesmo tempo buscar formas de melhorar o que não está dando certo.”

Para Josiane, o prêmio é uma forma de dar visibilidade ao tema, como divulgação dos serviços da rede de enfrentamento à violência para mulheres que necessitam. Além disso, é uma forma dessas informações chegarem até a gestão pública. Ela apontou que, com a apresentação do trabalho no congresso e em outros eventos, pessoas de municípios que não têm uma rede como essa podem ver como é possível organizar esse serviço. Ainda afirmou que o reconhecimento da pesquisa é importante para ela como estudante e profissional e “para a instituição UEL e para o programa de saúde coletiva, para que a gente mantenha os grupos de pesquisa sobre violência da universidade”.  

Josiane, durante apresentação do trabalho (Foto: Arquivo pessoal).

Josiane contou que sua motivação para pesquisar a violência contra as mulheres veio de sua experiência profissional como enfermeira na atenção primária à saúde, atendendo casos de violência. De acordo com a pesquisadora, a violência contra as mulheres é uma questão de saúde pública porque afeta a sociedade como um todo, já que “quando uma mulher é atingida, os filhos são atingidos, a família é atingida, a sociedade perde, a mulher deixa de trabalhar, a mulher deixa de produzir, a mulher deixa de estudar.” Isso é exposto para que a sociedade entenda a necessidade de proteger as mulheres da violência. 

*Estagiária de Jornalismo na COM/UEL.

Leia também

Ambulatório de Fragilidade Óssea do AEHU recebe certificação de excelência internacional

Intranet HU O Ambulatório de Fragilidade Óssea do Ambulatório de Especialidades do HU (AEHU) foi certificado em nível prata no Mapa de Boas Práticas do Capture the Fracture, programa que estabelece padrões globais para serviços de cuidado e prevenção de fraturas por fragilidade, pela Fundação Internacional de Osteoporose (IOF). A certificação representa um importante reconhecimento […]


Diretora do CCS, participa da 24ª edição do Encontros Folha que será realizada com o Tema: Inteligência Artificial e Saúde: Como a Tecnologia está Melhorando a Qualidade de Vida.

No dia 15 de julho de 2025, no Centro de Eventos do Aurora Shopping, ocorre a 24ª edição do Encontros Folha que será realizada com o Tema: Inteligência Artificial e Saúde: Como a Tecnologia está Melhorando a Qualidade de Vida.  O evento contará com a participação da Profª.Drª Andrea Name Colado Simão, Diretora do Centro de Ciências […]


Por Extenso 2025 está com inscrições abertas para extensionistas de Londrina e região

Juliano Quirino* Agência UEL A Universidade Estadual de Londrina (UEL) abriu, na última quinta (3), as inscrições para o “14º Por Extenso 2025 – VIII Encontro Anual de Extensão Universitária e XIV Simpósio de Extensão da UEL”, voltadas a participantes, bolsistas ou não, de projetos e programas de extensão desenvolvidos na Universidade e por outras Instituições de […]


Professores do CCS participam de Podcast sobre o tema: SAÚDE EM LONDRINA: DESAFIOS, HISTÓRIAS E O FUTURO!

No dia 28 de junho, participaram do Podcast Marcão Kareca (Secretário de Cultura de Londrina), os Professores Fausto Celso Trigo (Coordenador do Hemocentro), Profa. Dra Zuleica Naomi Tano (Coordenadora do Colegiado Do Curso De Medicina) bem como, a Enfª. Drª. Vivian Feijó (Secretária Municipal De Saúde de Londrina). Em um bate-papo descontraído, abordaram o tema: […]