TRABALHO SOBRE VIOLÊNCIA CONTRA AS MULHERES CONQUISTA PRÊMIO EM CONGRESSO.

CCS


atualizado 4 semanas atrás


Fernanda Ortenzi*

O trabalho “Rede de enfrentamento à violência contra as mulheres do município de Londrina-PR: potencialidades e desafios”, da pós-graduanda em Saúde Coletiva (CCS) Josiane Nunes Maia, recebeu o Prêmio Marielle Franco de Equidade em Políticas Públicas, no 16º Congresso Internacional da Rede Unida. A pesquisa foi desenvolvida no PPG de Saúde Coletiva da UEL, sob orientação da professora Marselle Nobre de Carvalho, e em colaboração com Edyane Silva de Lima, Leticia Nunes Maia Mendonça e Giovana Maria Mourinho Ferreira.

O prêmio foi criado pela Rede Unida em parceria com o Grupo Hospitalar Conceição e tem como objetivo destacar trabalhos de equidade na saúde, na educação e em outras políticas públicas voltadas à inclusão de grupos populacionais em situação de vulnerabilidade. Cinco trabalhos receberam esse prêmio nessa edição do congresso. 

Trabalho da estudante do PPG analisou rede de enfrentamento à violência contra a mulher (Foto: divulgação).

O trabalho faz um resgate de como a rede de enfrentamento à violência contra as mulheres do município de Londrina foi constituída, além de apresentar conceitos sobre o patriarcado, questões de gênero e violência de gênero. Josiane explicou que o destaque do estudo é mostrar quais partes dessa rede funcionam e quais não. “Uma das nossas dificuldades é manter esse padrão do que é potência, do que está dando certo, e ao mesmo tempo buscar formas de melhorar o que não está dando certo.”

Para Josiane, o prêmio é uma forma de dar visibilidade ao tema, como divulgação dos serviços da rede de enfrentamento à violência para mulheres que necessitam. Além disso, é uma forma dessas informações chegarem até a gestão pública. Ela apontou que, com a apresentação do trabalho no congresso e em outros eventos, pessoas de municípios que não têm uma rede como essa podem ver como é possível organizar esse serviço. Ainda afirmou que o reconhecimento da pesquisa é importante para ela como estudante e profissional e “para a instituição UEL e para o programa de saúde coletiva, para que a gente mantenha os grupos de pesquisa sobre violência da universidade”.  

Josiane, durante apresentação do trabalho (Foto: Arquivo pessoal).

Josiane contou que sua motivação para pesquisar a violência contra as mulheres veio de sua experiência profissional como enfermeira na atenção primária à saúde, atendendo casos de violência. De acordo com a pesquisadora, a violência contra as mulheres é uma questão de saúde pública porque afeta a sociedade como um todo, já que “quando uma mulher é atingida, os filhos são atingidos, a família é atingida, a sociedade perde, a mulher deixa de trabalhar, a mulher deixa de produzir, a mulher deixa de estudar.” Isso é exposto para que a sociedade entenda a necessidade de proteger as mulheres da violência. 

*Estagiária de Jornalismo na COM/UEL.

Leia também

DOCENTE DO CCS É NOMEADO REPRESENTANTE DE COMISSÃO PELO CFM.

Intranet HU O Conselho Federal de Medicina (CFM) nomeou nesta quarta-feira (2), o médico e professor do Departamento de Clinica Médica do Centro de Ciências da Saúde Alcindo Cerci Neto como representante do CFM na Comissão Nacional de Residência Médica. Alcindo foi eleito conselheiro do CFM no dia 7 de agosto e já inicia sua […]


ESTUDO SOBRE ALTERAÇÕES NA SAÚDE BUCAL EM USUÁRIOS DE TABACO E CIGARROS ELETRÔNICOS É PUBLICADO EM REVISTA NORTE-AMERICANA.

Perobal Uel Docente no Departamento de Medicina Oral e Odontologia Infantil (CCS) e na Clínica Odontológica Universitária (COU) da UEL, o professor Ademar Takahama Júnior já se deparou com muitas situações envolvendo enfermidades na cavidade bucal cujo surgimento possui íntima relação com o tabagismo, como o câncer de boca. Em meio à popularização de novas formas de consumo do tabaco entre […]


ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO DO CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DA UEL TERÃO ACESSO A REFEIÇÕES DO RU.

Intranet Hu Foi instituído na segunda-feira, 30 de setembro, o “Sistema de Refeição Transportada do Restaurante Universitário (RU) para os estudantes de graduação do Centro de Ciências da Saúde (CCS) da Universidade Estadual de Londrina (UEL). A solenidade oficial aconteceu na terça-feira (1), pela manhã. A implantação de um sistema piloto de transporte de refeições […]


CCS INAUGURA LABORATÓRIO DE TÉCNICA E DIETÉTICA DO CURSO DE NUTRIÇÃO.

Intranet HU O Centro de Ciências da Saúde (CCS) da UEL celebrou a inauguração do Laboratório de Técnica e Dietética vinculado ao curso de Nutrição. A melhoria vem atender às necessidades de formação e pesquisa dos estudantes. O Laboratório já está em funcionamento desde o começo deste ano, mas a inauguração oficial aconteceu na manhã […]