TRABALHO SOBRE VIOLÊNCIA CONTRA AS MULHERES CONQUISTA PRÊMIO EM CONGRESSO.

CCS


atualizado 1 ano atrás


Fernanda Ortenzi*

O trabalho “Rede de enfrentamento à violência contra as mulheres do município de Londrina-PR: potencialidades e desafios”, da pós-graduanda em Saúde Coletiva (CCS) Josiane Nunes Maia, recebeu o Prêmio Marielle Franco de Equidade em Políticas Públicas, no 16º Congresso Internacional da Rede Unida. A pesquisa foi desenvolvida no PPG de Saúde Coletiva da UEL, sob orientação da professora Marselle Nobre de Carvalho, e em colaboração com Edyane Silva de Lima, Leticia Nunes Maia Mendonça e Giovana Maria Mourinho Ferreira.

O prêmio foi criado pela Rede Unida em parceria com o Grupo Hospitalar Conceição e tem como objetivo destacar trabalhos de equidade na saúde, na educação e em outras políticas públicas voltadas à inclusão de grupos populacionais em situação de vulnerabilidade. Cinco trabalhos receberam esse prêmio nessa edição do congresso. 

Trabalho da estudante do PPG analisou rede de enfrentamento à violência contra a mulher (Foto: divulgação).

O trabalho faz um resgate de como a rede de enfrentamento à violência contra as mulheres do município de Londrina foi constituída, além de apresentar conceitos sobre o patriarcado, questões de gênero e violência de gênero. Josiane explicou que o destaque do estudo é mostrar quais partes dessa rede funcionam e quais não. “Uma das nossas dificuldades é manter esse padrão do que é potência, do que está dando certo, e ao mesmo tempo buscar formas de melhorar o que não está dando certo.”

Para Josiane, o prêmio é uma forma de dar visibilidade ao tema, como divulgação dos serviços da rede de enfrentamento à violência para mulheres que necessitam. Além disso, é uma forma dessas informações chegarem até a gestão pública. Ela apontou que, com a apresentação do trabalho no congresso e em outros eventos, pessoas de municípios que não têm uma rede como essa podem ver como é possível organizar esse serviço. Ainda afirmou que o reconhecimento da pesquisa é importante para ela como estudante e profissional e “para a instituição UEL e para o programa de saúde coletiva, para que a gente mantenha os grupos de pesquisa sobre violência da universidade”.  

Josiane, durante apresentação do trabalho (Foto: Arquivo pessoal).

Josiane contou que sua motivação para pesquisar a violência contra as mulheres veio de sua experiência profissional como enfermeira na atenção primária à saúde, atendendo casos de violência. De acordo com a pesquisadora, a violência contra as mulheres é uma questão de saúde pública porque afeta a sociedade como um todo, já que “quando uma mulher é atingida, os filhos são atingidos, a família é atingida, a sociedade perde, a mulher deixa de trabalhar, a mulher deixa de produzir, a mulher deixa de estudar.” Isso é exposto para que a sociedade entenda a necessidade de proteger as mulheres da violência. 

*Estagiária de Jornalismo na COM/UEL.

Leia também

Professoras da UEL apresentam pesquisas no maior congresso de cosméticos da América Latina

As professoras Audrey Alesandra Stinghen Garcia Lonni (Ciências Farmacêuticas) e Maria Antonia Celligoi (Bioquímica e Biotecnologia) representaram a Universidade Estadual de Londrina (UEL) no XXVII Congresso Latinoamericano e Ibérico de Químicos Cosméticos – COLAMIQC 2025, realizado de 10 a 12 de setembro, em Cartagena das Índias, Colômbia. O evento é considerado o mais importante da […]


CCS participa do seminário sobre o programa “Mulher Segura” e prevenção ao uso de drogas, promovido pela Secretaria de Segurança Pública do Paraná e Câmara Municipal.

A convite da Procuradoria Especial da Mulher, o CCS participa do seminário sobre o programa “Mulher Segura” e prevenção ao uso de drogas, promovido pela Secretaria de Segurança Pública do Paraná e Câmara Municipal.O evento tem como objetivo fortalecer a rede de proteção e promover o debate sobre temas cruciais para a sociedade, oferecendo uma […]


Semana de Promoção de Saúde Mental do CCS

Semana de Promoção de Saúde Mental do CCS com apoio da Residência em Enfermagem em Saúde Mental e do @padduel! Agradecemos as professoras do curso de Enfermagem @reginarezendemachado e @fermachado3 pela organização dessa semana especial de atividades! https://www.instagram.com/padduel/reel/DOo4bWzgMXE


HU da UEL inaugura Ambulatório de Genética Médica especializado em Doenças Raras

Intranet HU O Hospital Universitário da UEL (HU-UEL) inaugurou, na sexta-feira (5), um Ambulatório de Medicina Genética, voltado ao acompanhamento de doenças raras. O serviço, localizado no Ambulatório de Especialidades do HU (AEHU), foi implementado com o objetivo de oferecer uma abordagem especializada reduzindo o tempo de espera por diagnósticos precisos e promovendo a qualidade […]