NEUROCIRURGIA DO HU REALIZA PROCEDIMENTO RARO PARA CONTROLE DE CONVULSÕES.
CCS
atualizado 4 meses atrás
Intranet HU
A equipe de Neurocirurgia do HU realizou na ultima quinta-feira (29) uma cirurgia para redução de convulsões de um paciente. O paciente tem diagnóstico de epilepsia secundária, em decorrência de uma Meningite que teve aos sete meses de vida, e também portador de Esclerose Mesial Temporal Bilateral, que predispõe a ter crises convulsivas. Durante as crises o paciente demonstrava agressividade, não respondendo ao tratamento com diversos medicamentos anticonvulsivante e antipsicóticos.
Inicialmente foi feito o tratamento cirúrgico com Estimulação Cerebral Profunda (DBS), com resultado na redução da agressividade e crises após a cirurgia, entretanto, devido a uma infecção de sítio cirúrgico, causada pela manipulação da ferida pelo paciente devido a um transtorno psiquiátrico, os profissionais optaram por outro procedimento.
“A opção foi Lesão Hipotalâmica por Radiofrequência. Neste procedimento é feito uma lesão cerebral nos alvos calculados por Estereotaxia, sem a necessidade de deixar implantes no paciente”, relata Dalmo Correia, residente de Neurocirurgia do HU.
“O paciente foi de alta sem intercorrências e manterá seguimento ambulatorial. Espera-se que com a cirurgia ocorra redução no número de crises convulsivas, melhorando a qualidade de vida do paciente”, complementa.
Dentre os profissionais que participaram do procedimento estavam os residentes do HU: Lutero dos Santos, Dalmo Correia e Murilo Scapin; e docente em Neurocirurgia do Centro de Ciências da Saúde (CCS) da UEL, Marcos Dias. Outra presença importante foi a de Alexandre Novicki, que trabalha como neurocirurgião no Hospital Universitário Cajuru da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Hospital Marcelino Champagnat e no Hospital Infantil Pequeno Príncipe em Curitiba. Destaca-se as equipes de Psiquiatria e Neurologia representada pelos médicos Heber Vargas e Milena Sampaio.