RESIDENTE EM NEUROCIRURGIA DA UEL OBTEVE 10 TRABALHOS APROVADOS PARA O 35º CONGRESSO BRASILEIRO DE NEUROCIRURGIA
CCS
atualizado 9 meses atrás
Intranet HU
Lutero Santos está na vanguarda do desenvolvimento dos estudos da Neurocirurgia, e destaca as oportunidades realizadas pelo CCS e o HU-UEL
Lutero Cleuler Moraes dos Santos se formou em Medicina em 2013 em Campo Grande, Mato Grosso do Sul e iniciou sua residência médica em Neurocirurgia pela UEL em 2020. Atualmente está no quinto e último ano de formação do curso de Neurocirurgia.
Lutero Santos afirmou que a parceria da residência ofertada pelo Centro de Ciências da Saúde (CCS) e HU-UEL contribuíram significativamente para a sua formação pois “possui um dos mais completos serviços com disponibilidade de especialistas em diversas áreas de atuação dentro da Neurocirurgia”, com áreas que abrangem cirurgias vasculares até oncológicas, também conhecidas como cancerígenas. Isso ocorreu após a revalidação do programa da residência junto ao MEC e Sociedade Brasileira de Neurocirurgia, a mais

O Congresso Brasileiro de Neurocirurgia, no qual Santos submeteu seus trabalhos, além de ser o mais longevo do Brasil, é um dos mais importantes para os profissionais da área. Para Lutero, o evento “reúne expoentes da comunidade neurocirúrgica em um ambiente de aprendizado, proporcionando atualização e troca de experiências explorando as mais recentes descobertas e técnicas em neurocirurgia, buscando assim aprimoramento das nossas práticas e a qualidade dos cuidados oferecidos aos nossos pacientes”, destaca o residente.
Santos creditou os demais autores e coautores dos trabalhos aprovados, sendo eles 5 residentes do HU-UEL – além do próprio Lutero, fazem presença Aramis Agostini, Dalmo Correia, Matheus Donadon e Murilo Scapin -, uma acadêmica do curso de Medicina do CCS, Eloah Marcilio, além de 7 docentes do CCS/UEL: Marcio Lehmann, Sérgio Georgeto, Adriano Torres, Marcos Dias, Alexandre Canheu, Aníbal Neto e Ana Lúcia.tradicional associação de neurocirurgia do país.

Os trabalhos consistem de temas diversificados, tendo como base a assistência contínua e integral prestada pelos residentes aos pacientes conforme suas necessidades do dia-a-dia, segundo Santos. Áreas como vascular, endovascular, coluna, trauma, pediátrico e oncológico foram estudadas, com o intuito de facilitar a implantação no âmbito do SUS, assim usando da plataforma da universidade pública para retribuir, na forma de melhor qualidade de vida, aos usuários que dependem da saúde pública.
A conclusão encontrada por Santos em seus trabalhos é que o serviço de Neurocirurgia do HU-UEL está “bem estruturado, atende e é referência para uma grande região no estado do Paraná”. Lutero Santos também comentou que os equipamentos presentes são modernos e de alto custo, sendo manejado por neurocirurgiões com grande experiência nas diversas áreas da neurocirurgia. São trabalhos como esses desenvolvidos na Universidade que contribuem na eterna marcha da ciência diante do desconhecido, seja relatando casos ou demonstrando novas abordagens e alternativas para casos complexos, nas palavras de Santos, que crê em um benefício geral para a sociedade em via dos trabalhos apresentados. Ele ainda está em busca de um prêmio no Congresso e nos próximos eventos.

Por fim, Santos confirmou que a integração dos programas de residências médicas do CCS e HU-UEL “mantém um ambiente extremamente rico para a formação acadêmica, sendo referência nos resultados alcançados. Há casos complexos, diversificados, que exigem profissionais experientes e em ambiente qualificado para o desenvolvimento de pesquisas com esta relevância, onde o ensino e a assistência se destacam. Essa parceria permite o desenvolvimento de trabalhos/pesquisas importantes para área da saúde”.
Exemplos como a de Santos nos deixam felizes, pois constatamos os desenvolvimentos realizados pela universidade pública sendo utilizados para o bem da sociedade, entregando ensino e pesquisa qualificada que impactam positivamente na vida das pessoas.