GRUPO DE ESTUDOS RECEBE R$ 822 MIL EM BOLSAS NO EDITAL PET SAÚDE EQUIDADE.

CCS


atualizado 1 ano atrás


Pedro Livoratti

Agência UEL

O Grupo de Estudos Gênero, Equidade e Saúde (GES), ligado ao Programa de Pós-graduação em Saúde Pública, do Centro de Ciências da Saúde (CCS), foi contemplado com R$ 822, 8 mil reais em bolsas no edital do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde – Pet Saúde Equidade (2024–2026), desenvolvido em parceria com a Autarquia Municipal de Saúde de Londrina. A UEL foi contemplada em abril passado, juntamente com outras 150 Universidades, para o desenvolvimento de integração ensino-serviço-comunidade, aprimorando conhecimento dos profissionais da saúde, bem como dos estudantes dos cursos de graduação. Os recursos são do Ministério da Saúde (MS) e Ministério da Educação (MEC), coordenados por meio da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES).

Segundo a coordenadora do GES, professora Marselle Nobre de Carvalho, do Departamento de Saúde Coletiva (CCS), o Pet Saúde Equidade está na fase final de seleção de participantes. A equipe será dividida em grupos de estudantes de graduação, tutores (professores), preceptores e orientadores de serviço (pessoas da comunidade externa, com experiência na área de movimentos sociais). Após o treinamento, caberá à equipe do Pet Saúde atuar nas unidades de Londrina com ações, intervenções e debates relacionados a temas relacionados à diversidade e igualdade de gênero, inserção social de deficientes e direitos da pessoa negra, indígena e população LGBTQIAPN+.

De acordo com a coordenadora, o foco das ações serão os trabalhadores da área da saúde, especialmente as mulheres que correspondem à grande maioria dos recursos humanos que atendem nas unidades básicas. O PET-Saúde Equidade está na 11ª edição e contempla projetos de ações de educação pelo trabalho para a saúde, relacionando o Sistema Único de Saúde (SUS) e as Instituições de Ensino Superior (IES).

Professora Marselle Nobre de Carvalho. Objetivo da ação é contribuir com formação de estudantes e buscar melhores condições de vida às trabalhadoras do SUS (Foto: Pedro Livoratti/Agência UEL).

O objetivo é contribuir para a formação de estudantes, buscando melhorar as condições de vida das trabalhadoras do SUS, considerando equidade de gênero, identidade de gênero, sexualidade, raça, etnia e deficiências, em conformidade com o Programa Nacional de Equidade de Gênero, Raça e Valorização das Trabalhadoras no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).

A professora reforça que as ações, de acordo com o edital, serão desenvolvidas em três eixos distintos: Eixo 1 – Valorização das trabalhadoras e futuras trabalhadoras no âmbito do SUS, Gênero, Identidade de Gênero, Sexualidade, Raça, Etnia, Deficiências e as interseccionalidades no trabalho na saúde; Eixo 2 – Valorização das trabalhadoras e futuras trabalhadoras no âmbito do SUS, saúde mental e as violências relacionadas ao trabalho na saúde; e Eixo 3 – Acolhimento e Valorização às trabalhadoras e trabalhadores e futuras trabalhadoras e trabalhadores da saúde no processo de maternagem, acolhimento e valorização de mulheres, homens trans e gestantes.

Cronograma

O PET-Saúde Equidade será desenvolvido por um período de dois anos. O resultado final edital deve ser publicado no dia 28 de junho, com início das atividades ocorrendo a partir do próximo mês, com o treinamento dos estudantes e demais membros. A equipe será formada por acadêmicos de graduação das áreas de Enfermagem, Medicina, Psicologia, Serviço Social, Odontologia, Farmácia, Nutrição Jornalismo, Relações Públicas e Ciências Sociais.

Leia também

Ambulatório de Fragilidade Óssea do AEHU recebe certificação de excelência internacional

Intranet HU O Ambulatório de Fragilidade Óssea do Ambulatório de Especialidades do HU (AEHU) foi certificado em nível prata no Mapa de Boas Práticas do Capture the Fracture, programa que estabelece padrões globais para serviços de cuidado e prevenção de fraturas por fragilidade, pela Fundação Internacional de Osteoporose (IOF). A certificação representa um importante reconhecimento […]


Diretora do CCS, participa da 24ª edição do Encontros Folha que será realizada com o Tema: Inteligência Artificial e Saúde: Como a Tecnologia está Melhorando a Qualidade de Vida.

No dia 15 de julho de 2025, no Centro de Eventos do Aurora Shopping, ocorre a 24ª edição do Encontros Folha que será realizada com o Tema: Inteligência Artificial e Saúde: Como a Tecnologia está Melhorando a Qualidade de Vida.  O evento contará com a participação da Profª.Drª Andrea Name Colado Simão, Diretora do Centro de Ciências […]


Por Extenso 2025 está com inscrições abertas para extensionistas de Londrina e região

Juliano Quirino* Agência UEL A Universidade Estadual de Londrina (UEL) abriu, na última quinta (3), as inscrições para o “14º Por Extenso 2025 – VIII Encontro Anual de Extensão Universitária e XIV Simpósio de Extensão da UEL”, voltadas a participantes, bolsistas ou não, de projetos e programas de extensão desenvolvidos na Universidade e por outras Instituições de […]


Professores do CCS participam de Podcast sobre o tema: SAÚDE EM LONDRINA: DESAFIOS, HISTÓRIAS E O FUTURO!

No dia 28 de junho, participaram do Podcast Marcão Kareca (Secretário de Cultura de Londrina), os Professores Fausto Celso Trigo (Coordenador do Hemocentro), Profa. Dra Zuleica Naomi Tano (Coordenadora do Colegiado Do Curso De Medicina) bem como, a Enfª. Drª. Vivian Feijó (Secretária Municipal De Saúde de Londrina). Em um bate-papo descontraído, abordaram o tema: […]