GRUPO DE ESTUDOS RECEBE R$ 822 MIL EM BOLSAS NO EDITAL PET SAÚDE EQUIDADE.

CCS


atualizado 10 meses atrás


Pedro Livoratti

Agência UEL

O Grupo de Estudos Gênero, Equidade e Saúde (GES), ligado ao Programa de Pós-graduação em Saúde Pública, do Centro de Ciências da Saúde (CCS), foi contemplado com R$ 822, 8 mil reais em bolsas no edital do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde – Pet Saúde Equidade (2024–2026), desenvolvido em parceria com a Autarquia Municipal de Saúde de Londrina. A UEL foi contemplada em abril passado, juntamente com outras 150 Universidades, para o desenvolvimento de integração ensino-serviço-comunidade, aprimorando conhecimento dos profissionais da saúde, bem como dos estudantes dos cursos de graduação. Os recursos são do Ministério da Saúde (MS) e Ministério da Educação (MEC), coordenados por meio da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES).

Segundo a coordenadora do GES, professora Marselle Nobre de Carvalho, do Departamento de Saúde Coletiva (CCS), o Pet Saúde Equidade está na fase final de seleção de participantes. A equipe será dividida em grupos de estudantes de graduação, tutores (professores), preceptores e orientadores de serviço (pessoas da comunidade externa, com experiência na área de movimentos sociais). Após o treinamento, caberá à equipe do Pet Saúde atuar nas unidades de Londrina com ações, intervenções e debates relacionados a temas relacionados à diversidade e igualdade de gênero, inserção social de deficientes e direitos da pessoa negra, indígena e população LGBTQIAPN+.

De acordo com a coordenadora, o foco das ações serão os trabalhadores da área da saúde, especialmente as mulheres que correspondem à grande maioria dos recursos humanos que atendem nas unidades básicas. O PET-Saúde Equidade está na 11ª edição e contempla projetos de ações de educação pelo trabalho para a saúde, relacionando o Sistema Único de Saúde (SUS) e as Instituições de Ensino Superior (IES).

Professora Marselle Nobre de Carvalho. Objetivo da ação é contribuir com formação de estudantes e buscar melhores condições de vida às trabalhadoras do SUS (Foto: Pedro Livoratti/Agência UEL).

O objetivo é contribuir para a formação de estudantes, buscando melhorar as condições de vida das trabalhadoras do SUS, considerando equidade de gênero, identidade de gênero, sexualidade, raça, etnia e deficiências, em conformidade com o Programa Nacional de Equidade de Gênero, Raça e Valorização das Trabalhadoras no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).

A professora reforça que as ações, de acordo com o edital, serão desenvolvidas em três eixos distintos: Eixo 1 – Valorização das trabalhadoras e futuras trabalhadoras no âmbito do SUS, Gênero, Identidade de Gênero, Sexualidade, Raça, Etnia, Deficiências e as interseccionalidades no trabalho na saúde; Eixo 2 – Valorização das trabalhadoras e futuras trabalhadoras no âmbito do SUS, saúde mental e as violências relacionadas ao trabalho na saúde; e Eixo 3 – Acolhimento e Valorização às trabalhadoras e trabalhadores e futuras trabalhadoras e trabalhadores da saúde no processo de maternagem, acolhimento e valorização de mulheres, homens trans e gestantes.

Cronograma

O PET-Saúde Equidade será desenvolvido por um período de dois anos. O resultado final edital deve ser publicado no dia 28 de junho, com início das atividades ocorrendo a partir do próximo mês, com o treinamento dos estudantes e demais membros. A equipe será formada por acadêmicos de graduação das áreas de Enfermagem, Medicina, Psicologia, Serviço Social, Odontologia, Farmácia, Nutrição Jornalismo, Relações Públicas e Ciências Sociais.

Leia também

Adolescentes com cardiopatia congênita e crianças com asma são atendidos por projetos de fisioterapia.

Intranet HU Dois projetos integrados de pesquisa e extensão, voltados ao atendimento de fisioterapia especializada, estão com vagas abertas para tratamento de adolescentes com cardiopatia congênita e crianças com asma. Os projetos, intitulados: “Efeitos do Treinamento Físico em Solo e em Água em Adolescentes com Cardiopatia Congênita” e “Comparação dos Efeitos de Três Protocolos de […]


Abertas as inscrições para a Semana Integrada de Enfermagem

Intranet HU O HU-UEL, em parceria com o Departamento de Enfermagem do Centro de Ciências da Saúde (CCS), realiza a Semana Integrada de Enfermagem, com o tema: “Enfermagem – Uma Profissão, Vários Caminhos”. O evento acontece em 13 de maio, no Anfiteatro do HU, das 8h as 18h, é aberto à comunidade acadêmica e aos […]


CCS Celebra | Desempenho ENADE

É com grande alergia que compartilhamos que os cursos da saúde do CCS atingiram excelente desempenho no Exame Nacional de Desempenho dos Alunos (ENADE) divulgado em 11 de abril, pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC). Entre os cursos com nota máxima, conceito 5, estão Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia e Nutrição. Com conceito 4, estão os […]


Pesquisadores do CCS apresentam pesquisas em evento internacional de enfermagem e saúde mental

Intranet Hu Pesquisadores do Grupo de Estudos, Práticas e Pesquisa em Saúde Mental (Gepasm), vinculado ao Programa de Pós-graduação em Enfermagem (Ppgenf), apresentaram três trabalhos durante o evento integrado IV Simpósio Internacional de Enfermagem em Adições, I Congresso Paulista de Enfermagem em Saúde Mental e Psiquiátrica e 3ª Reunião Científica do Capítulo Brasileiro da International […]