SEMINÁRIO DE GESTÃO EM SAÚDE REÚNE ESTUDANTES, GESTORES E PROFISSIONAIS.

CCS


atualizado 2 anos atrás


Publicado por

Agência UEL

A Universidade Estadual de Londrina recebeu cerca de 200 profissionais da área de Saúde Coletiva participantes do II Seminário Macrorregional de Gestão em Saúde, realizado no fim do mês de março. O evento resultou na formação de trabalhadores e trabalhadoras, gestores e estudantes em temas importantes relacionados ao funcionamento do sistema público de saúde no País, bem como na publicação de anais com trabalhos da Saúde Coletiva.

Durante dois dias de evento, seis oficinas foram ministradas e mais de 60 trabalhos foram apresentados em três eixos temáticos centrais: (1) Epidemiologia e Vigilância em Saúde; (2) Gestão, Política Pública e Planejamento; e (3) Ciências Sociais e Humanas em Saúde.

A mesa de abertura foi composta pelo vice-reitor da UEL, Airton Petris; a pró-reitora de Extensão, Cultura e Sociedade (Proex), Zilda Andrade; a diretora do Centro de Ciências da Saúde (CCS), Andréa Name Colado Simão; a coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva da UEL, Fernanda Mendonça; a coordenadora da Residência Multiprofissional em Saúde da Família, Sarah Felix; a chefe do Departamento de Saúde Coletiva, Ester Massae Okamoto Dalla Costa; a vereadora Lenir de Assis (PT) e a coordenadora-geral do evento, a professora Marselle Nobre de Carvalho.

Ações e trabalhos seguiram três eixos temáticos: (1) Epidemiologia e Vigilância em Saúde; (2) Gestão, Política Pública e Planejamento; e (3) Ciências Sociais e Humanas em Saúde (Fotos: arquivo pessoal).

Convidada especial para a conferência de abertura, a diretora do Departamento de Gestão da Educação na Saúde (DEGES), do Ministério da Saúde (MS), Célia Regina Rodrigues Gil, abordou temas fundamentais aos estudantes uma vez que o SUS pode ser considerado uma grande escola para profissionais de saúde. Ela possui íntima relação com Londrina já que é enfermeira e mestre em Saúde Coletiva formada pela UEL, além de ter sido gestora na Secretaria Municipal de Saúde de Londrina (SMS).

No segundo dia, a primeira palestra foi realizada pelo diretor do Fundo Nacional de Saúde, Darcio Guedes Jr, que teve a oportunidade de responder perguntas de gestores de saúde sobre financiamento do SUS. No período da tarde, a programação contou com a mesa-redonda sobre pós-graduação em Saúde Coletiva. Participaram do debate as professoras Sarah Felix, Fernanda Mendonça e Marcos Claudio Signorelli, coordenador do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva da Universidade Federal do Paraná (UFPR). A mesa foi moderada pela professora Regina Melchior.

II Seminário Macrorregional de Gestão em Saúde contou com cerca de 200 participantes.

Logo em seguida, foi realizada a mesa-redonda sobre integração do ensino, serviço e comunidade na pós pandemia e o desafio da equidade. Os debatedores foram Célia Regina Rodrigues Gil, Marselle Carvalho e o conselheiro estadual de Saúde (CES/PR) e membro da ANEPS/PR, Robson Jamaica. O debate foi mediado pela professora Ester Dalla Costa.

O II Seminário Macrorregional de Gestão em Saúde contou com o apoio da Proex e da Fundação Araucária (FA).

Célia Regina Rodrigues Gil, debatedora do evento, durante apresentação.
Leia também

20 de Novembro Dia da Consciência Negra

Consciência é compromisso, e compromisso se faz todos os dias! 🏴 Neste 20 de novembro, destacamos o trabalho do Coletivo Negrex (@negrexuel), grupo auto-organizado de estudantes negros de Medicina que impulsiona debates raciais na formação em saúde e na vida universitária.A presença desses movimentos fortalece a construção de um ambiente acadêmico mais representativo e acolhedor. […]


19/11 – Dia Mundial da Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica.

19/11 – Dia Mundial da Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica. Data Instituída pela Iniciativa Global para a Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (GOLD), com o objetivo de aumentar a conscientização, compartilhar conhecimento e discutir maneiras de reduzir o impacto da DPOC em todo o mundo. A temática é celebrada na terceira quarta-feira do mês de novembro, cada […]


UEL firma acordo de cooperação para desenvolvimento de petcare para dematite canina

Pedro Livoratti Agência UEL Pesquisadores do Laboratório de Inovação e Tecnologia Cosmecêutica (LABITEC) com o apoio das equipes do Laboratório de Microscopia Eletrônica e do Laboratório de Bioquímica e Biotecnologia estão em fase de formulação e desenvolvimento de um cosmético natural (petcare) para tratamento da dermatite canina. O produto inovador utiliza a aveia (Avena sativa) […]


Pesquisadores desenvolvem bioativo natural para combater dermatite capilar

Pedro Livoratti Agência UEL Acordo de cooperação firmado entre o Laboratório de Inovação e Tecnologia Cosmecêutica (Labitec), do Centro de Ciências da Saúde (CCS), com o Hélder Cano Hair Studio, de Londrina, dará origem a um projeto inovador,  uma formulação cosmética à base de bioativos naturais para o tratamento da dermatite capilar —condição inflamatória crônica […]