HU/UEL RECEBE DA ANVISA CERTIFICAÇÃO DE ADESÃO PLENA A PRÁTICAS DE SEGURANÇA.

CCS


atualizado 2 semanas atrás


Assessoria de Comunicação do HU

Agência UEL

O Hospital Universitário (HU/UEL) recebeu da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), nos últimos dias 10 e 11 de abril, uma certificação de adesão plena às práticas de segurança com o paciente. A premiação ocorreu em evento em Curitiba, realizado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) na sede do Conselho Regional de Medicina (CRM) e contou com participação de cerca de 260 profissionais que atuam no Núcleo de Segurança do Paciente. O HU da UEL foi um dos seis serviços classificados como de adesão plena às práticas de segurança no Estado do Paraná.

O objetivo do evento foi promover a troca de informações e experiências entre os participantes com temas correlatos às boas práticas de segurança do paciente, fortalecendo assim a qualidade na assistência, em instituições públicas, filantrópicas e privadas.
 
O seminário foi dirigido a hospitais que participam da Avaliação Nacional de Práticas de Segurança do Paciente, coordenada pela Anvisa. O Paraná possui 128 hospitais com UTI, dos quais 117 (91%) aderiram voluntariamente à avaliação nacional realizada pela Anvisa no ano de 2023. Em relação aos serviços de diálise, todos os 48 estabelecimentos existentes no Estado (100%) aderiram à avaliação.

Certificado confere ao HU/UEL selo de “adesão plena” às Práticas de Segurança do Paciente, relativo ao ano de 2023 (Divulgação).

Durante o evento foram abordados diferentes temas, como elaboração dos Planos de Segurança do Paciente, uso de ferramentas de gestão para o monitoramento do risco relacionado à assistência, notificação de eventos adversos e os desafios da inclusão do familiar como membro parceiro para a assistência segura.
 
De acordo com a administração do Hospital, a indicação do HU da UEL corrobora todos os esforços de cada profissional de saúde, administrativo e de apoio para o alcance desta excelente pontuação, o que demonstra a maturidade da cultura de segurança alcançado ao longo dos 52 anos de existência da Instituição. Importante destacar que é a segunda vez que o Hospital recebe a certificação de boas práticas pela Anvisa.
 
”Somos destaque por conseguir uma adesão plena tão significativa do HU-UEL na Avaliação de Segurança do Paciente, da Anvisa, o que endossa todo o cuidado qualificado e seguro ao paciente, que deve sempre ser uma prioridade. As atividades reforçam cada vez mais o compromisso qualificado, seguro e humanizado de todas as equipes em nossa Instituição”, afirmou Vivian Feijó, superintendente do HU.

Leia também

FÓRUM DE AVALIAÇÃO DO CURSO DE MEDICINA

No próximo dia 14/06/24, pela manhã, no Anfiteatro do CCS/HU, o Colegiado do Curso de Medicina / UEL estará promovendo um grande Fórum para avaliação dos primeiros dois anos da implantação do novo Projeto Pedagógico.  O foco será nas primeiras 2 séries do curso – mas todos os docentes e estudantes do curso estão convidados!Para […]


PROJETO RECRUTA PACIENTES COM DEPRESSÃO PARA TRATAMENTO EM ESTUDO INTERNACIONAL

Pedro Livoratti Agência UEL Projeto de pesquisa desenvolvido no Centro de Ciências da Saúde (CCS) da UEL está recrutando pacientes acometidos por depressão para tratamento gratuito e possível participação em um estudo internacional. O estudo prevê utilização de ferramenta tecnológica utilizando Inteligência Artificial (IA), com objetivo de auxiliar na indicação do melhor processo farmacológico. Os […]


UEL INICIA SUPERVISÃO ACADÊMICA DO PROGRAMA MAIS MÉDICOS NO NORTE DO PARANÁ

Perobal Uel A Universidade Estadual de Londrina iniciou neste mês a Supervisão Acadêmica do Programa Mais Médicos para o Brasil (PMMB), iniciativa instituída pelo Governo Federal para dar vazão à demanda pelo atendimento em Unidades de Atenção Básica à Saúde de todo o País. A UEL é a única universidade estadual do Paraná parceira do Ministério da Saúde […]


UEL VAI RECEBER PROFISSIONAIS DE SAÚDE ANGOLANOS EM ACORDO INTERNACIONAL

Intranet HU A UEL é uma das poucas instituições de ensino superior estaduais do País inseridas no Programa de Formação de Recursos Humanos em Saúde Brasil-Angola, iniciativa bilateral coordenada pelos ministérios brasileiros das Relações Exteriores e da Saúde. Dentre as estaduais, apenas a UEL e a Universidade de São Paulo (USP) estão participando do programa. O […]