INAUGURAÇÃO DO LABORATÓRIO DE PESQUISA, INOVAÇÃO E TÉCNICA CIRÚRGICA BÁSICA DO DEPARTAMENTO DE CLÍNICA CIRÚRGICA DA UEL – PROF. DR. FRANCISCO PEREIRA SILVA.

CCS


atualizado 4 semanas atrás


Foi inaugurado na manhã desta segunda feira (18/03/2024) o Laboratório de Pesquisa, Inovação e Técnica Cirúrgica Básica do Departamento de Clínica Cirúrgica que recebeu o nome do professor aposentado, Prof. Dr. Francisco Pereira Silva.

Prof. Dr. Carlos Eduardo Sanches Vaz e o Prof. Dr. Francisco Pereira Silva

A evento foi conduzido pelo atual Chefe do Departamento de Clínica Cirúrgica da UEL, Prof. Dr. Carlos Eduardo Sanches Vaz, o idealizador do laboratório e responsável por sua organização, e contou a presença do professor homenageado Prof. Dr. Francisco Pereira, professores do departamento de Clínica Cirúrgica, secretárias, além da diretora do Centro de Ciências da Saúde, Profa. Dra. Andréa Name Colado Simão.

O Prof. Dr. Carlos Vaz explicou que o laboratório tem como propósito proporcionar um espaço para que os docentes do Departamento de Clínica Cirúrgica, os discentes do Curso de Graduação em Medicina e os médicos residentes de especialidades cirúrgicas possam realizar atividades nas áreas de Pesquisa Científica, Inovação na área médica e treino de técnicas cirúrgicas básicas.

Em sua composição o Laboratório conta com 2 estações voltadas para pesquisa científica com internet de acesso rápido para utilização de ferramentas de inteligência artificial e de bancos de dados. A Impressora 3D possibilitará o desenvolvimento de protótipos úteis nos projetos com novas tecnologias e em novas abordagens para melhorar a qualidade e eficiência do tratamento aos pacientes. O Prof. Dr Carlos Vaz explicitou também que, levando em conta o DNA do departamento foram criadas 3 estações para simulação realística de técnicas cirúrgicas, a saber: O treinamento de técnicas de osteossíntese na ortopedia e traumatologia; o Microscópio para treinamento de microcirurgia (principalmente nas áreas de cirurgia de mão, vascular, cirurgia geral e cirurgia do aparelho digestivo; e estação para treino de cirurgias endoscópicas.

A cerimônia encerrou com o descerramento da placa do “LABORATÓRIO DE PESQUISA, INOVAÇÃO E TÉCNICA CIRÚRGICA BÁSICA DO DEPARTAMENTO DE CLÍNICA CIRÚRGICA da UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA – PROF. DR. FRANCISCO PEREIRA SILVA.”

Leia também