SEMANA INTEGRADA DE ENFERMAGEM ESTABELECE MARCO ENTRE A ACADEMIA E A ASSISTÊNCIA

CCS


atualizado 12 meses atrás


A Semana de Enfermagem, evento anual promovida pela Diretoria de Enfermagem do HU em parceria com o Departamento de Enfermagem do CCS-UEL, estabeleceu um marco na relação Academia-Serviço: o evento passou a se chamar Semana Integrada de Enfermagem, unindo definitivamente a Diretoria de Enfermagem do HU ao curso de Enfermagem do CCS-UEL, na promoção da Semana.

“Foi a primeira Semana Integrada de Enfermagem, fortalecendo a parceria entre a academia e o serviço na promoção do grande evento da Enfermagem, o que já vinha acontecendo desde o início, em todos os sentidos”, destaca a coordenadora da Semana pela ‘Academia’ professora Gilselena Kerbauy, do Departamento de Enferamgem.

Para isso, segundo ela, ambas as partes capricharam no conteúdo programático do evento. “Contemplamos todos os ciclos e aspectos da Enfermagem nessa Semana, desde apresentação do enfermeiro, ambiente de trabalho, a saúde mental dos profissionais da área, a felicidade, a sustentabilidade no trato de resíduos, a ética na enfermagem. Construímos uma linha mestra, cada esfera da enfermagem”, avalia Kerbauy.

A integração acontece no dia a dia, segundo ela, com a prática da enfermagem dos alunos de graduação e pós-graduação no Hospital Universitário desde o início do curso. A academia, por sua vez, contribui com suas pesquisas e atividades de extensão na elevação do nível de atendimento do hospital. Hoje tanto o HU de Londrina quanto o curso da UEL são referências nacionais, um fortalece o outro.

Chefe Do Departamento de Enfermagem CCS Prof.ª Draª Gilselena Kerbauy

A diretora de Enfermagem Iara Secco, que coordenou a Semana pelo HU, citou o fato de que a equipe de enfermagem do HU conta com cerca de 1300 profissionais que se dedicam dia após dia à assistência aos pacientes e suas famílias, com o preparo técnico, científico e humanístico que estas ações requerem, mantendo a atenção ao ensino e à pesquisa, importantes papéis da Instituição.

“A Semana de Enfermagem deste ano se constituiu em uma grande parceria da Diretoria de Enfermagem do HU com o Departamento de Enfermagem da UEL, tendo sido preparado para o congraçamento de profissionais e alunos, com o objetivo de celebrar tão nobre profissão, por meio do estudo e do desenvolvimento científico”, destacou.

Diretora De Enfermagem H.U Enf.ª Drª Iara Sêcco

A diretora de Enfermagem relata que foram mais de 300 inscritos, 17 palestras ao longo destes três dias, 4 workshops, um talk show e 70 trabalhos científicos apresentados, com cinco premiações de Menção Honrosa, além da produção de um e-book com a publicação dos trabalhos apresentados.

“Muitas atividades, muitos momentos de formação e reflexão atestaram, fortemente, quão grandiosa é a nossa profissão, o trabalho da enfermagem sustentada na ciência, no ensino de qualidade e nos avanços do conhecimento científico”, ressalta Iara Secco.

Mais de trezentos se inscreveram no evento

Créditos: Intranet Hu

Leia também

DOCENTE DO CCS RECEBE HONRARIA EM CONGRESSO INTERNACIONAL

Intranet HU No dia 18 de abril durante o 48º Congresso da SBRV- BRASILIAN RETINA AND VITREOUS SOCIETY realizado entre os dias 18 e 21 na Cidade de Campinas SP, o Prof. Dr. Antonio Marcelo Barbante Casella, proferiu a BRAVS LACTURE com o tema “Impact factor: measures towards a future of success”.  O convite representa […]


ANIMAIS PEÇONHENTOS: ACIDENTES E FORMAS DE PREVENÇÃO.

Assessoria de Comunicação do HU-UEL Na semana em que o Centro de Informação e Assistência Toxicológica – CIATox-Londrina do HU-UEL completa 39 anos, convidamos o coordenador do setor e professor da UEL, Camilo Molino Guidoni e o biólogo e servidor da Secretaria de Estado da Saúde, Emanuel Marques da Silva para uma conversa sobre “Animais […]


CHEFE MÉDICA DA UTI NEONATAL RECEBE CERTIFICAÇÃO DA AMB EM MEDICINA PALIATIVA.

Intranet H.U A neonatologista chefe da UTI Neonatal do HU-UEL, Fernanda Pegoraro de Godoi Melo, recebeu, após aprovação em exame de suficiência, na semana passada, da Associação Médica Brasileira (AMB), o título de especialista em Medicina Paliativa, na sua área de atuação em Cuidado Integral Paliativo Perinatal (CIPP) da Unidade Neonatal/Perinatal.  Fernanda faz parte da […]


DASC VACINA CONTRA INFLUENZA.

Intranet H.U A DASC – Divisão de Assistência à Saúde da Comunidade – está realizando a vacinação contra a gripe (Influenza) até terça-feira (23). A vacinação é aberta a toda a comunidade do HU e do-CCS: servidores (estatutário ou terceirizados), alunos, professores e residentes, entre outros, nas tendas montadas na entrada do prédio da DASC […]