Maternidade do HU recebe doação de 19 aquecedores para reforçar o conforto térmico de recém-nascidos
CCS
atualizado 3 horas atrás
Ação solidária idealizada por docente do Departamento de Enfermagem da UEL busca proteger bebês internados contra o frio e prevenir a hipotermia neonatal
A Maternidade do Hospital Universitário da Universidade Estadual de Londrina (HU-UEL) recebeu a doação de 19 aquecedores de ambiente na manhã desta quarta-feira. A entrega dos equipamentos foi o resultado de uma mobilização solidária liderada pela Profa. Dra. Keli Regiane Tomeleri da Fonseca Pinto, docente do Departamento de Enfermagem da instituição, que uniu um grupo de amigas com o objetivo de elevar os padrões de bem-estar dos pacientes neonatais.

Os novos aparelhos serão integrados imediatamente à rotina da ala para garantir o controle da temperatura ambiente durante os dias mais frios do ano.
Proteção essencial contra a hipotermia
A regulação térmica é considerada pelos especialistas um fator crítico no tratamento hospitalar de crianças recém-nascidas. Os novos aquecedores vão atuar diretamente no cuidado de bebês prematuros, internados em tratamento de fototerapia ou que apresentem qualquer vulnerabilidade que demande suporte térmico contínuo.
Segundo os protocolos de assistência neonatal, a manutenção de um clima estável:
- Previne quadros severos de hipotermia.
- Favorece a estabilização das funções clínicas.
- Acelera a recuperação dos pacientes de alto risco.
Acolhimento e impacto humanitário
Além do benefício clínico direto aos pequenos pacientes, o reforço na climatização transforma a rotina das equipes de saúde e das famílias acompanhantes. A iniciativa liderada pela pesquisadora do Núcleo de Estudos em Neonatologia, Obstetrícia e Família (NENOFA) reforça o engajamento da comunidade acadêmica com a ponta do atendimento público.
Movimentos voluntários desse porte consolidam o papel do HU-UEL como um centro de saúde humanizado e referência regional em alta complexidade para todo o estado do Paraná.
