Alunos de medicina realizam ações de conscientização e combate à cefaleia
CCS
atualizado 10 horas atrás
Intranet HU
A Liga de Neurologia e Neurociências da UEL (LANE), junto do Hospital Universitário de Londrina (HU-UEL) promovem entre segunda e sexta-feira, 25 a 29 de maio, uma série de ações ligadas ao Maio Bordô, mês de conscientização sobre a cefaleia e enxaqueca. Na noite do dia 27, foi realizado o principal evento da campanha, o Simpósio Maio Bordô, que contou com a participação da Dra. Aline Vitali, médica neurologista formada na UFRGS com doutorado em Fisiopatologia Clínica e Laboratorial, do Dr. Adriano Antonucci, médico pela UEL e preceptor de residência médica em neurocirurgia, e da Dra. Bruna Oliveira, médica pela Unicesumar e especialista em Neurologia pelo Hospital Evangélico de Londrina.


Criado pela Sociedade Brasileira de Cefaleia (SBCe), o Maio Bordô tem como objetivo a informação e capacitação da população sobre a cefaleia e a enxaqueca, doença que afeta mais de 30 milhões de brasileiros.
Segundo a Dra. Aline, as mulheres são as mais acometidas pela enxaqueca e complementa: “As pessoas em geral ainda sabem pouco sobre dores de cabeça. É muito comum que pensem que é normal ou frescura. Porém, a enxaqueca, uma das cefaleias mais comuns é a principal causa de incapacidade em pessoas com idade entre 15 a 49 anos, justamente a idade em que são mais ativas”
Além do simpósio, os alunos do curso de medicina da Universidade Estadual de Londrina (UEL), estiveram concentrados todos os dias em pontos do Centro de Ciências da Saúde (CCS), do HU e do Hospital de Clínicas da UEL (HC-UEL) distribuindo camisas, oferecendo informações e apresentando banners informativos sobre a campanha.
