HU-UEL realiza entrega de sua primeira Laringe Eletrônica
CCS
atualizado 16 horas atrás
Intranet Hu
O Hospital Universitário da UEL (HU-UEL) realizou nesta manhã (7), uma cerimônia para entrega de sua primeira Laringe Eletrônica para Reabilitação Vocal pelo SUS. O dispositivo é essencial para a recuperação da comunicação de pacientes que perderam a voz em decorrência de Laringectomia Total, procedimento cirúrgico de remoção completa da laringe e das cordas vocais.
A Laringe Eletrônica é um dispositivo portátil que reproduz o som da voz por meio de vibrações eletrônicas. Utilizada em contato com o pescoço, ela permite que pessoas laringectomizadas possam voltar a se comunicar verbalmente de forma eficaz. O uso do equipamento representa não apenas a recuperação da fala, mas também a retomada da autonomia e da autoestima do paciente, fortalecendo sua reintegração social.

A cerimônia ocorreu no Ambulatório de Especialidade do HU (AEHU), e contou com a presença da superintendente do HU, Iara Secco, da diretora de Enfermagem, Flávia Oussaki, além do paciente e profissionais do Hospital.
Após três anos de espera, Milton demonstrou imensa alegria e satisfação ao receber o dispositivo. Ele é o primeiro de muitos pacientes laringectomizados no Hospital que serão beneficiados.
A partir desta primeira entrega o HU passará a fornecer o dispositivo pelo SUS aos pacientes Laringectomizados do Hospital. A organização das distribuições da Laringe Eletrônica será de responsabilidade do trabalho integrado entre os serviços de Fonoaudiologia e Cirurgia de Cabeça e Pescoço.
“É muito mais que a entrega de um dispositivo é devolver ao paciente sua voz, devolver sua capacidade de se comunicar e mudar a vida dessa pessoa”, afirmou a fonoaudióloga Angela Verri, que atua no acompanhamento de laringectomizados.
O cirurgião Gustavo Brassaroto, representando a equipe de Cirurgia de Cabeça e Pescoço, ressaltou a importância do dispositivo para melhora da reabilitação.
“Que esta entrega seja apenas uma etapa de iniciativas que fortaleçam o acolhimento e a reabilitação, que além da cura seja um meio de retomada à vida social e bem estar dos nossos pacientes”, disse.
A superintendente, agradeceu o empenho dos profissionais e ressaltou a importância de articulações entre diversos setores para o constante aprimoramento dos serviços oferecidos pelo HU à população
“È uma grandiosidade ter o empenho de vocês conosco, que representam essa frente de fortalecimento do HU e do AEHU”, afirmou Iara Secco.
O HU é uma referência em atenção integral, ensino e pesquisa no Paraná. A entrega da primeira Laringe Eletrônica simboliza o compromisso da instituição com a humanização do cuidado e com o bem-estar, fundamentais para a reabilitação plena dos pacientes atendidos pelo SUS.