Semana Integrada de Enfermagem reforça parceria entre o HU e o Curso de Enfermagem da UEL

CCS


atualizado 1 ano atrás


Intranet HU

A Diretoria de Enfermagem do Hospital Universitário (HU-UEL), em parceria com o Curso de Enfermagem, do Centro de Ciências da Saúde (CCS), realizou na terça-feira (13) a Semana Integrada de Enfermagem. O evento, com duração de dez horas, celebrou o Dia do Enfermeiro e o Dia da Enfermagem. Com o tema “Enfermagem – Uma Profissão, Vários Caminhos”, mobilizou docentes, servidores e estudantes e trouxe diversos profissionais da área que compartilharam suas experiências, abrangendo assistência, gestão, docência, pesquisa, urgência e emergência, educação em saúde, atuação comunitária e empreendedorismo em uma programação rica em trocas de experiências e reflexões sobre os rumos da profissão.

Evento teve como tema “Enfermagem: uma profissão, vários caminhos” e mobilizou profissionais, docentes e estudantes do curso da graduação e técnicos de enfermagem

A edição de 2025 contou com a presença de 274 participantes, entre profissionais do HU, docentes, estudantes do curso técnico de enfermagem, de graduação e pós-graduação, e convidados externos. Esse número reforça o envolvimento da comunidade acadêmica e hospitalar com a Semana Integrada de Enfermagem, consolidando o evento como um espaço de aprendizado, troca de experiências e valorização da profissão. A alta adesão também demonstra o interesse crescente por temas que discutem os caminhos e desafios da enfermagem contemporânea.

A Semana Integrada também teve um importante papel social: durante o evento, foi realizada uma campanha de arrecadação de alimentos destinada à Casa de Apoio Amigos do HU, que acolhe pacientes e familiares em tratamento no Hospital. A ação reforça o compromisso da enfermagem com o cuidado não apenas no ambiente hospitalar, mas também com a comunidade, promovendo empatia, solidariedade e responsabilidade social.

A abertura do evento, realizado no Anfiteatro do HU, contou com as falas da diretora do CCS, Andréa Name Colado Simão, neste ato representando a reitoria da UEL; da superintendente do HU, Iara Secco; da chefe do Departamento de Enfermagem, Gilselena Kerbauy, e da diretora de Enfermagem do HU, Flávia Oussaki, que deram as boas-vindas aos participantes.

Gilselena Kerbauy, chefe do Departamento de Enfermagem; Andréa Name Colado Simão, diretora do CCS; Iara Secco, superintendente do HU e Flávia Oussaki, diretora de Enfermagem deram as boas-vindas

A superintendente parabenizou a equipe e ressaltou a importância da Enfermagem na promoção da saúde pública de qualidade: “Este evento traz a profundidade do saber em Enfermagem como estratégia, de buscar por elementos para nos fortalecer, para o ensino, para a pesquisa e, sobretudo, para a assistência. Nestas ocasiões, onde abordamos nossa realidade, honramos esta grandiosa profissão que nós escolhemos um dia.”

A diretora do CCS ressaltou a importância dos profissionais e Enfermagem no acolhimento e respeito à diversidade como fundamentais no compromisso da UEL com formação e assistência:  “A Semana de Enfermagem representa muito daquilo que a nossa reitora faz e significa na Universidade. O acolhimento à diversidade, diferentes profissões, realidades socioeconômicas ou escolhas pessoais, isto deve ser o que uma universidade deve levar para sua comunidade acadêmica ou assistencial.”

“Este evento é um momento muito especial para nós, que somos da enfermagem, e vai fortalecer, reconhecer e valorizar ainda mais a nossa profissão”, disse a diretora de Enfermagem Flávia Oussaki

Participações

A programação incluiu palestras que trouxeram diferentes vivências da prática profissional. Abrindo as participações, no período da manhã, a superintendente do HU ministrou a palestra “Enfermagem na Liderança Hospitalar: Contribuições da Gestão de Saúde na Superintendência”. Enfermagem e empreendedorismo foram os temas das palestras que seguiram: as profissionais Thammy Nakaya e a Yngrid Fernandes apresentaram: “Enfermagem Empreendedora: Como Transformar Conhecimento”, e Marcela Trindade ministrou “Empreendedorismo, Consultoria e Segurança do Paciente”. Em seguida, “Gestão de Equipe de Enfermagem: Alinhando Pessoas, Processos e Resultados” foi o tema da participação de Flávia Oussaki. Marília Ferrari Conchon encerrou as participações da manhã com a palestra “Quando a Ciência Vira Solução: Empreender e Inovar em Enfermagem”.  No período da tarde, a palestra foi ministrada pela secretária municipal de Saúde de Rolândia, Erika Bezerra, com o tema: “Trajetória Profissional na Gestão de Saúde Pública: Desafios e Conquistas”.

Um dos grandes destaques da semana foi a expressiva participação científica: 103 resumos foram submetidos, dos quais 98 foram aprovados pela comissão científica para apresentação. O crescimento nas submissões mostra o fortalecimento da cultura científica entre os profissionais e estudantes. Desde o início da parceria com o Departamento de Enfermagem, em 2023, o número de trabalhos aumentou consideravelmente – saindo da média de 75 trabalhos para 103 em 2025.

Premiação acadêmica

Além das apresentações, os três melhores trabalhos foram premiados, reconhecendo a qualidade técnica e científica das produções. A premiação visa incentivar a pesquisa e a produção acadêmica como pilares fundamentais para o avanço da enfermagem no HU e na universidade como um todo.

Os trabalhos contemplados com a premiação foram: com a primeira colocação, “Serious Game como Estratégia na Prevenção da Violência Psicologica contra Pessoas Idosas”, de autoria de Izabelly Simeão Marques, Cristiano Massao Tashima, Edna Aparecida Lopes Bezerra Katakura e Miriam Fernanda Sanches Alarcon. Em segundo lugar, “Inteligência Artificial: Modelos Preditivos de Doenças em Trabalhadores da Saúde”, dos autores Larissa Padoin Lopes, Tharcis Rocha de Oliveira , Vitória Delma Barbosa de Souza, Aline Franco da Rocha , Helenize Ferreira Lima Leach e Renata Perfeito Ribeiro. E, com a terceira colocação, “Avaliação e Prevenção de Complicações nos Pés de Pacientes com Diabetes Tipo II”, com a autoria de Kathleen Louise Bernini, Nicolly Oliveira dos Santos, Giovana Barreto Figueiredo, Ana Beatriz Pagoti da Silva, Ellen Caçorla de Almeida e Simone C. Castanho S. de Melo.

A Semana Integrada de Enfermagem consolidou-se como um espaço importante de integração entre o hospital e o curso de Enfermagem, reforçando o compromisso institucional com a formação contínua, a valorização da profissão e a produção de conhecimento.

Leia também

Maternidade do HU recebe doação de 19 aquecedores para reforçar o conforto térmico de recém-nascidos

Ação solidária idealizada por docente do Departamento de Enfermagem da UEL busca proteger bebês internados contra o frio e prevenir a hipotermia neonatal A Maternidade do Hospital Universitário da Universidade Estadual de Londrina (HU-UEL) recebeu a doação de 19 aquecedores de ambiente na manhã desta quarta-feira. A entrega dos equipamentos foi o resultado de uma […]


Feira das Profissões supera números anteriores e projeta receber estudantes de 114 municípios

Janaína Ávila* Agência UEL A Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) divulgou nesta manhã, terça-feira (23), os números consolidados da 14ª Feira das Profissões que acontece no próximo dia 1º de julho, no Campus Universitário, da Universidade Estadual de Londrina, nos três períodos, das 8h às 21h, com pausa para o almoço entre 12h e 14h. O evento, um dos maiores da […]


Projeto enfatiza Anatomia Dentária na formação profissional e produz material didático

José de Arimathéia Agência UEL Desde seus anos iniciais como docente temporário na UEL (2006-2008), o professor Rodrigo Castellazzi Sella (Departamento de Anatomia) conta que sempre esteve envolvido com os alunos de graduação em apresentação de trabalhos. Isso não mudou quando se tornou efetivo, em 2011, e até aqui já foram orientados 17 Trabalhos de […]


Termina dia 26 prazo do pedido de isenção e desconto na taxa do Vestibular 2027 pela análise socioeconômica

Janaína Ávila* Agência UEL A Universidade Estadual de Londrina (UEL), por meio do Serviço de Bem-Estar à Comunidade (Sebec), recebe até as 23h59 do dia 26 de junho, os pedidos de isenção total ou de descontos de 30% e 50% no pagamento da taxa de inscrição para o Vestibular 2027 por análise socioeconômica. O preço público de inscrição do Vestibular […]