ALUNOS DA UEL SÃO PREMIADOS EM EVENTO DE INICIAÇÃO TECNOLÓGICA E INOVAÇÃO

CCS


atualizado 2 anos atrás


Edson Vitoretti

Agência UEL

Alunos da Universidade Estadual de Londrina (UEL) foram premiados no 14º Encontro Anual de Iniciação Tecnológica e Inovação (EAITI), na Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) em Guarapuava. No evento, realizado entre os dias 28 e 29 de novembro, estudantes da UEL receberam Menção Honrosa e conquistaram o Concurso de Pitch. A edição de 2024 do encontro reuniu 290 trabalhos sobre temas variados e em diferentes áreas. 

As menções honrosas foram distribuídas em várias categorias, sendo que na de Ciências Biológicas, o estudante Lucas Gabriel Pires dos Santos conquistou o primeiro lugar com o trabalho “Desenvolvimento Biotecnológico de Soluções Orais Anti-coronavírus Contendo Ramnolipídeos de Pseudomonas Aeruginosa BM02, Isolada de Área de Mineração da Região Amazônica”. O projeto teve a orientação da professora Lígia Carla Faccin Galhardi, do Departamento de Microbiologia (CCB).

Na mesma categoria, a UEL garantiu também o segundo lugar com a estudante Maria Luíza Biazão, autora do projeto “Desenvolvimento Tecnológico de Gomas Probióticas à Base de Nanocelulose Bacteriana”, cuja orientação foi realizada pela professora Renata Katsuko Takayama Kobayashi.

A estudante Ana Júlia Ribeiro Gaioto dos Santos foi premiada com a terceira colocação em Menção Honrosa na categoria Ciências da Saúde com o estudo “Desenvolvimento de Formulação Farmacêutica de Uso Tópico com Potencial para Tratamento Tópico da Pitiríase Versicolor”, projeto que teve como orientador a professora Audrey Alessandra Stinghen Garcia Lonni, do Departamento de Ciências Farmacêuticas (CCS).

Na categoria Ciências Sociais Aplicadas, a estudante Tiffany Maria Pimenta Silva conquistou o primeiro lugar, recebendo Menção Honrosa com o projeto “Design e Fabricação Digital de Órteses com Uso de Impressão 3D e Tecnologias Afins”. Tiffany foi orientada pelo professor Cláudio Pereira de Sampaio, do Departamento de Design (CECA).

O estudante Marcos Vinicius Espiace foi agraciado com o terceiro lugar na categoria Engenharias pelo trabalho “Sistemas de Comunicação Mimo Massivo Auxiliados por Ris e Aprendizado de Máquinas”. O professor Taufik Abrão, do Departamento de Engenharia Elétrica (CTU), foi o responsável pela orientação do projeto.

O Diretor de Pesquisa da ProPPG, Eduardo José de Almeida Araújo, – de azul – acompanhou estudantes ao longo do evento. (Foto: Coordenadoria de Comunicação Social da Unicentro).

Concurso de Pitch

O EAITI ainda contou com o Concurso de Pitch, que consiste em avaliar apresentações objetivas de até cinco minutos sobre projetos e ideias inovadoras. O primeiro lugar foi conquistado pela estudante da UEL Yasmin Dias Vitorino, com o projeto “Desenvolvimento Nanotecnológico de uma Solução Irrigadora à Base de Polímeros de Celulose Bacteriana Incorporado com Nanopartículas de Clorexidina para Descontaminação do Canal Radicular”.

O projeto teve como coautores os seguintes estudantes: Marcelo Maraschin; Maria Luiza Francisconi Lubanco Thomé; Mirian Modesto Sumini; Natália Yukari Kashiwaqui; e Victor Hugo Clébis. Os estudantes foram orientados pelo professor Ricardo Sérgio Couto de Almeida (Departamento de Microbiologia).

EAITI

O EAITI tem como objetivo fomentar a divulgação de trabalhos de Iniciação Tecnológica e Inovação vinculados aos Programas Institucionais de Bolsas em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI). Além da UEL, as universidades parceiras no encontro são: Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), Universidade Estadual de Maringá (UEM) e Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG).

(Com informações da Assessoria de Comunicação da Unicentro).

Leia também

Termina dia 26 prazo do pedido de isenção e desconto na taxa do Vestibular 2027 pela análise socioeconômica

Janaína Ávila* Agência UEL A Universidade Estadual de Londrina (UEL), por meio do Serviço de Bem-Estar à Comunidade (Sebec), recebe até as 23h59 do dia 26 de junho, os pedidos de isenção total ou de descontos de 30% e 50% no pagamento da taxa de inscrição para o Vestibular 2027 por análise socioeconômica. O preço público de inscrição do Vestibular […]


Projeto de ensino aprofunda conhecimentos para prática clínica de Fisioterapia

José de Arimathéia Agência UEL A professora Jessica Fernanda do Nascimento Fonseca se formou em Fisioterapia pela UEL em 2014. Dez anos depois, retornou como docente do Departamento de Anatomia, no Centro de Ciências Biológicas. Neste meio tempo, em 2022, o curso de Fisioterapia elaborou um novo projeto pedagógico (Resolução CEPE/CA 020/2022) e trouxe algumas mudanças curriculares. Logo que […]


Diretores eleitos do Hospital Universitário assinam termo de posse

Edson Vitoretti Agência UEL Nesta quinta-feira (11) foi assinado o termo de posse da nova diretoria do Hospital Universitário (HU), órgão suplementar da Universidade Estadual de Londrina (UEL). O evento ocorreu no Gabinete da Reitoria e contou com a presença da também recém-empossada reitora Andrea Name Colado Simão e do vice-reitor Miguel Belinati Picirillo, bem […]


Nota de Falecimento da Profa. Dra. Danielle Venturini

O Centro de Ciências da Saúde da Universidade Estadual de Londrina (UEL) manifesta profundo pesar pelo falecimento da Professora Danielle Venturini, colega, amiga e profissional que dedicou sua vida à docência, à pesquisa, à assistência e à formação de inúmeras gerações de estudantes e profissionais da saúde.Professora Associada da Universidade Estadual de Londrina desde 2012, […]