TESE DE DOUTORADO DE FISIOTERAPEUTA FORMADO PELA UEL RECEBE MENÇÃO HONROSA NO PRÊMIO CAPES 2024
CCS
atualizado 3 meses atrás
Intranet Hu
O fisioterapeuta Alexandre Roberto Marcondes Pelegrinelli, formado pelo Curso de Fisioterapia da UEL, recebeu uma menção honrosa no Prêmio Capes 2024 pela sua tese de doutorado “Forças de Contato no Joelho e Análise da Demanda Muscular Durante Atividades Funcionais em Pacientes com Osteoartrite de Joelho: análises com modelo musculoesquelético”.
O estudo analisou a intensidade e a distribuição da força nos joelhos de indivíduos com Osteoartrite (OA) durante atividades como caminhar, sentar e levantar. Além disso, desenvolveu um modelo de previsão, usando aprendizado de máquina, para identificar as variáveis cinemáticas e cinéticas mais relevantes e prever os picos de força tibiofemoral.
]Alexandre Pelegrinelli, graduado em Fisioterapia pelo Centro de Ciências da Saúde da UEL e hoje coordenador do curso de Fisioterapia da Universidade Positivo, realizou seu doutorado pela UEL. Alexandre teve como orientador Felipe Arruda Moura, docente do Departamento de Ciências do Esporte, que pertence ao Centro de Educação Física e Esporte (Cefe), e Mario Lamontagne, professor emérito da Universidade de Ottawa, Canadá, como supervisor.
Na edição de 2024 do Prêmio Capes de Teses, mais de 1.600 doutores enviaram suas publicações. Dentre elas, 49 foram agraciadas – uma para cada categoria do prêmio – e 97 receberam menções honrosas.
Também representando a Universidade, Paulo Cesar Duarte Júnior, formado pelo curso de Engenharia Civil, teve sua tese intitulada “Proposta de Planejamento Cirúrgico de Fontan baseado em Estudos Numéricos e Hemodinâmicos Tridimensionais”, com abrangência na área da Engenharia Biomédica. Seus orientadores foram Hemerson Donizete Pinheiro, docente pelo Centro de Tecnologia e Urbanismo, e Rudolf Huebner, da Universidade Federal de Minas Gerais.