TRABALHO SOBRE VIOLÊNCIA CONTRA AS MULHERES CONQUISTA PRÊMIO EM CONGRESSO.

CCS


atualizado 1 ano atrás


Fernanda Ortenzi*

O trabalho “Rede de enfrentamento à violência contra as mulheres do município de Londrina-PR: potencialidades e desafios”, da pós-graduanda em Saúde Coletiva (CCS) Josiane Nunes Maia, recebeu o Prêmio Marielle Franco de Equidade em Políticas Públicas, no 16º Congresso Internacional da Rede Unida. A pesquisa foi desenvolvida no PPG de Saúde Coletiva da UEL, sob orientação da professora Marselle Nobre de Carvalho, e em colaboração com Edyane Silva de Lima, Leticia Nunes Maia Mendonça e Giovana Maria Mourinho Ferreira.

O prêmio foi criado pela Rede Unida em parceria com o Grupo Hospitalar Conceição e tem como objetivo destacar trabalhos de equidade na saúde, na educação e em outras políticas públicas voltadas à inclusão de grupos populacionais em situação de vulnerabilidade. Cinco trabalhos receberam esse prêmio nessa edição do congresso. 

Trabalho da estudante do PPG analisou rede de enfrentamento à violência contra a mulher (Foto: divulgação).

O trabalho faz um resgate de como a rede de enfrentamento à violência contra as mulheres do município de Londrina foi constituída, além de apresentar conceitos sobre o patriarcado, questões de gênero e violência de gênero. Josiane explicou que o destaque do estudo é mostrar quais partes dessa rede funcionam e quais não. “Uma das nossas dificuldades é manter esse padrão do que é potência, do que está dando certo, e ao mesmo tempo buscar formas de melhorar o que não está dando certo.”

Para Josiane, o prêmio é uma forma de dar visibilidade ao tema, como divulgação dos serviços da rede de enfrentamento à violência para mulheres que necessitam. Além disso, é uma forma dessas informações chegarem até a gestão pública. Ela apontou que, com a apresentação do trabalho no congresso e em outros eventos, pessoas de municípios que não têm uma rede como essa podem ver como é possível organizar esse serviço. Ainda afirmou que o reconhecimento da pesquisa é importante para ela como estudante e profissional e “para a instituição UEL e para o programa de saúde coletiva, para que a gente mantenha os grupos de pesquisa sobre violência da universidade”.  

Josiane, durante apresentação do trabalho (Foto: Arquivo pessoal).

Josiane contou que sua motivação para pesquisar a violência contra as mulheres veio de sua experiência profissional como enfermeira na atenção primária à saúde, atendendo casos de violência. De acordo com a pesquisadora, a violência contra as mulheres é uma questão de saúde pública porque afeta a sociedade como um todo, já que “quando uma mulher é atingida, os filhos são atingidos, a família é atingida, a sociedade perde, a mulher deixa de trabalhar, a mulher deixa de produzir, a mulher deixa de estudar.” Isso é exposto para que a sociedade entenda a necessidade de proteger as mulheres da violência. 

*Estagiária de Jornalismo na COM/UEL.

Leia também

Professora da UEL participa da 14a. Conferência Panamericana de Educação Farmacêutica no Peru

publicado por Agência UEL A professora Ester Massae Okamoto Dalla Costa, Chefe do Departamento de Saúde Coletiva (Centro de Ciências da Saúde), participou da  14a. Conferência Panamericana de Educação Farmacêutica, que ocorreu, de 15 a 16 de outubro, na cidade de Lima (Peru). Ela foi como Delegada do Brasil e membro do comitê Executivo e  Organizativo, no […]


COSMUEL é realizado pelo Grupo de Estudos em Políticas e Atenção em Saúde Mental

Assessoria de Comunicação HU Agência UEL O Grupo de Estudos em Políticas e Atenção em Saúde Mental (GEPASM) realizou o Congresso Nacional de Saúde Mental da Universidade Estadual de Londrina (COSMUEL) nos dias 16 e 17 de outubro. O Congresso nasceu da necessidade de ampliar os espaços de diálogo científico e intersetorial sobre os desafios […]


Caminhada Rosa 2025

A Diretoria do Hospital Universitário da UEL, Em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Londrina convida todos os profissionais, estudantes e parceiros institucionais para participarem da Caminhada Rosa 2025.


Palestra: Gestão financeira e contabilidade para fisioterapeutas

No ultimo dia 21 de outubro, em comemoração ao dia do Fisioterapeuta, ocorreu a Palestra: Gestão financeira e contabilidade para fisioterapeutas. O evento foi promovido pelo Colegiado do Curso De Fisioterapia em parceria com o Centro Acadêmico do Curso de Fisioterapia.