Catálogo dos Cursos de Graduação (2023)

Pedagogia

Criação
Decreto Estadual n.º 29.916, de 28.05.60

Grau
Licenciado em Pedagogia

Turno
Matutino/noturno

Perfil do Profissional
O Curso de Pedagogia formará um profissional cuja base de atuação é Magistério para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental; Magistério para a Educação Infantil; Magistério das Matérias Pedagógicas do Ensino Médio e Gestão Pedagógica escolar e não escolar. O Curso de Pedagogia deve abranger a formação do Pedagogo num sentido amplo que contemple a educação escolar, prioritariamente, e a educação não escolar. A primeira, entendida nas práticas educativas desenvolvidas no sistema de ensino em que a instituição escolar configura-se como principal espaço de atuação do pedagogo e, a segunda que apresenta, como espaço de atuação, outras instituições, associações, organizações e grupos dos diferentes segmentos da sociedade.

Objetivo do Curso
Formar o profissional para atuar no Magistério da Educação Infantil; Magistério dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental e no Magistério das Matérias Pedagógicas; na Gestão Pedagógica escolar e não escolar.

Campos de Atuação
Escolares: Docência (Centros de Educação Infantil; Formação de professores em nível médio; Anos Iniciais; Educação de Jovens e Adultos) e Gestão Pedagógica – planejamento, organização e desenvolvimento do trabalho pedagógico escolar que se desenvolve na Educação Infantil, no Ensino Fundamental e Médio e nas demais modalidades de ensino da Educação Básica. Não Escolares: na docência e na gestão pedagógica – planejamento, organização e desenvolvimento do trabalho pedagógico que se desenvolve em espaços não escolares (movimentos sociais, espaços comunitários, projetos educativos vinculados ao Poder Público ou nas ONGs).

Sistema Acadêmico
Matrícula por Atividade Acadêmica