Catálogo dos Cursos de Graduação (2023)


Física – Bacharelado

Criação
Resolução n.º 166, de 14.07.73

Grau
Bacharel em Física 

Turno
Integral

Perfil do Profissional
O formando deverá apresentar: sólidos conhecimentos básicos, com formação teórica, dominando instrumentos conceituais, operativos e modelos paradigmáticos; capacidade de abstração e de modelagem de fenômenos; boa experiência laboratorial, capacidade de planejar e realizar experimentos e medições e utilizar recursos de informática; capacidade de aplicar conhecimentos em pesquisa básica ou aplicada; conhecimento da importância da Física para o desenvolvimento de áreas afins e da relevância de trabalhos interdisciplinares; capacidade de transmitir e divulgar os princípios da Ciência, bem como expressar-se com clareza, precisão e objetividade; compreensão do papel do educador como professor do ensino superior e na divulgação científica; visão abrangente da função da ciência como elemento básico de desenvolvimento do País; ética na atuação profissional e consequente responsabilidade social; compreensão da Ciência como processo histórico, desenvolvido em diferentes contextos sociopolíticos.

Objetivo do Curso
O Bacharel em Física atuará na pesquisa pura e aplicada, nos institutos de pesquisa, nas indústrias e nas universidades, e estará apto a ingressar nos cursos de pós-graduação em Física e áreas afins, graças às seguintes habilidades que deverá adquirir: utilização de linguagem específica na expressão de conceitos físicos e na descrição de trabalhos científicos; interpretação e representação de atividades físicas em gráficos; compreensão do método empírico, com a avaliação da qualidade dos dados e a formulação de modelos, identificando seus domínios de validade; identificação e proposição da resolução de problemas; reconhecimento das relações de desenvolvimento da Física com outras áreas do saber, tecnologia e instâncias sociais; transmissão de conhecimentos, expressando-se de forma clara e consistente na divulgação dos resultados científicos; planejamento e desenvolvimento de diferentes experiências didáticas em Física; aplicação de conhecimentos técnicos básicos, tais como os de eletrônica, vácuo, baixa temperatura, óptica e computação; realização de pesquisas bibliográficas em livros, periódicos e bancos de dados nacionais e internacionais; realização de estimativas numéricas de fenômenos físicos a partir dos seus primeiros princípios.

Campos de Atuação
Atua em indústrias, em empresas do setor público e privado e em órgãos governamentais e universidades.

Sistema Acadêmico
Matrícula por Atividade Acadêmica

Duração Mínima e Máxima
4/8 anos

Turno/vagas
Integral – 25

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Organização Curricular

Ementas

Corpo Docente

Estrutura/Recursos

Projeto Pedagógico