Sede do NEAB

NEAB

atualizado 11 meses atrás

A casa da família Kitahara e a preservação da memória.

A reconstrução da casa, doada pela família Kitahara, tem caráter didático por facultar a recuperação de técnicas construtivas e a valorização desse tipo de construção para Londrina e região, tipo predominante entre as décadas de 1930 e 1960”, conforme o Prof. Dr. Antonio Carlos Zani, arquiteto responsável pela reconstrução da casa. O Prof. Dr. Humberto Yamaki, responsável por desmontar e receber as casas na Universidade Estadual de Londrina, afirma que as construções são importantes por representarem momentos diferentes da colonização da cidade, sendo que esta tem características marcantes da arquitetura japonesa (Boletim Notícias UEL 2007). A reconstrução foi realizada pela “Ademir Carpintaria”.

Em 2007, a casa de madeira foi doada à UEL. Localizada na Rua Anita Garibaldi, na Vila Agari, e pertencente à família Kitahara. Foi reconstruída pela UEL em 2018 e contou com apoio majoritário da comunidade da sociedade civil. Abriga atualmente o Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros.

As construções de madeira das primeiras décadas de Londrina constituem testemunho de uma forma de conceber a cidade que está em vias de desaparecimento. É nesse contexto que a Universidade Estadual de Londrina remontou exemplares de casa de madeira para preservá-las da especulação imobiliária e manter viva a memória da cidade. Como exemplo, a sede do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros – NEAB.

Livro – Casa Dona Vilma – Yá Mukumby
Memórias e Lutas pelas Ações Afirmativas