A Casa Dona Vilma Yá-Mukumby
A casa da família Kitahara e a preservação da memória. A reconstrução da casa, doada pela família Kitahara, tem caráter didático por facultar a recuperação de técnicas construtivas e a valorização desse tipo de construção para Londrina e região, tipo predominante entre as décadas de 1930 e 1960”, conforme o Prof. Dr. Antonio Carlos Zani, arquiteto responsável pela reconstrução da casa. O Prof. Dr. Humberto Yamaki, responsável por desmontar e receber as casas na Universidade Estadual de Londrina, afirma que as construções são importantes por representarem momentos diferentes da colonização da cidade, sendo que esta tem características marcantes da arquitetura japonesa (Boletim Notícias UEL 2007). A reconstrução foi realizada pela “Ademir Carpintaria”.

Em 2007, a casa de madeira, pertencente à familia Kitahara, foi doada à UEL. Antes, localizada na Rua Anita Garibaldi – Vila Agari, foi realocada na UEL em 2018, com apoio majoritário da comunidade e da sociedade civil. Abriga, desde então, o Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros.
Parte das construções de madeira nas primeiras décadas de Londrina, constituem testemunho de uma forma de conceber a cidade, as quais estão em vias de desaparecimento. É nesse contexto que a Universidade Estadual de Londrina remontou exemplares de casa de madeira para preservá-las da especulações imobiliárias e manter viva a memória da cidade. Como exemplo, a sede do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros – NEAB.