Teses, dissertações, artigos, livros e capítulos de livros


Teses, dissertações, artigos, livros e capítulos de livros publicados por pesquisadores colaboradores do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros.

Teses

BAPTISTA, Jamile Carla. Ciências Sociais/UEL: práticas curriculares necessárias para a educação das relações raciais no contexto da formação inicial de professores. 2024. 246 f. Tese (Doutorado em Ciências Sociais) – Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista “Julio de Mesquita Filho”, Marília, 2024.

PACHECO, Jairo Queiroz. Desafios da inclusão: o olhar dos jovens negros sobre a política de cotas da UEL. 2019. 309 f. Tese (Doutorado em Serviço Social e Política Social) – Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2019.

PANTA, Mariana Aparecida dos Santos. Relações raciais e segregação urbana: trajetórias negras na cidade. 2018. 298 f. Tese (Doutorado em Ciências Sociais) – Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Marília, 2018.

SOUZA, Alexsandro Eleotério Pereira. O engendramento de uma nova sociabilidade: as políticas de ação afirmativa e suas influências no contexto acadêmico. 2018. 172 f. Tese (Doutorado em Serviço Social e Política Social) – Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2018.

KASTELIC, Eloá. Soares Dutra.  A formação de professores indígenas e o contexto sociocultural da microcomunidade de Santa Rosa do Ocoy. 2014. 286 f. Tese (Doutorado em Letras e Linguísticas). Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2014.

Dissertações

SILVA, Nikolas Gustavo Pallisser. As Ações Afirmativas como Tensão à Estrutura Universitária: o caso da UEL (2004-2018). 2019. 179f. Dissertação (Mestrado em Sociologia) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2019.

BORGHI, Eduardo Baroni. Os sentidos atribuídos ao corpo e ao cabelo de mulheres negras: relações entre estética e politização. 2018. 131 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) – Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2018.

GALDINO, Claudio Francisco. A população negra em Londrina: as interfaces entre violência e educação. 2017. 121 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) – Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2017.

BAPTISTA, Jamile Carla. Candomblé em Londrina : interfaces entre território, racismo e o sagrado. 2015. 129 p. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) – Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2015.

PANTA, Mariana Aparecida dos Santos. População Negra em Londrina: Processos Migratórios, Deslocamentos Espaciais Intra-Urbanos e Segregação. 2013. 159 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) – Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2013.  

SOUZA, Alexsandro Eleotério Pereira. Sociabilidade e racismo: os limites socialmente impostos ao bem-estar dos negros em Londrina. 2013. 115f. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) – Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2013.

Artigos

CAMPOS, Margarida de Cássia; NASCIMENTOS Junior, Lindberg. BNCC de geografia do ensino fundamental e as contradições para uma educação decolonial e antirracista. Educação em Revista (online), v. 40, p.1-15, 2024.

KASEKER, Mônica ; AMARAL, Wagner Roberto do; ROCHA, Andréa Pires ; PERRUDE, Marleide Rodrigues da Silva. UEL na luta contra o racismo: desafios e perspectivas político-institucionais. Revista Tellus, Campo Grande, v. 52, p. 205, 2024.

PERRUDE, Marleide Rodrigues da Silva; SANTOS, Gabriela Paula; BURIOLI, Simone. Educação das relações étnico-raciais e a = formação dos professores: currículo do curso de pedagogia da UEL 2010/2017/2019. Revista Interinstitucional Artes de Educar, Rio de Janeiro, v. 10, p. 75-93, 2024.

RAMOS, Guilherme Felipe; CAMPOS, Margarida de Cássia. Racismo recreativo nos ambientes de ensino: relatos de educadores/as negros/as. Caminhos de Geografia, Uberlândia, v. 25, p. 285-299, 2024.

ROCHA, Giovana Silva; CAMPOS, Margarida de Cássia. Cotas raciais e democratização do ensino superior. Geosaberes, Revista de Estudos Geoeducacionais, Fortaleza, v. 15, p. 61-76, 2024.

SILVA, Jefferson Olivatto da; CASTELINI, Alessandra Lopes de Oliveira. Processos educativos para o ensino da educação étnico-racial em regiões com comunidades tradicionais negras e indígenas. Interações, Campo Grande, v. 25, p. e2534117-15, 2024.

ADÃO, Amanda Heloize; CAMPOS, Margarida de Cássia . Saúde da população negra: uma investigação sobre a implementação da PNSIPN no município de Rolândia-PR. GeoTextos, Bahia, p. 57-76, 2023.

CARVALHAES, Flávia Fernandes de; VAZ, Rafaella Massuia. E a ama de leite cumé que fica? Problematizando imagens de controle. Estudos Contemporâneos da Subjetividade, São Paulo, v. 1, p. 26-39, 2023.

ROCHA, Giovana Silva; CAMPOS, Margarida de Cássia. Gênero, raça no cinema brasileiro: leituras sobre Minha mãe é uma peça: o filme (2013) e o dia de Jerusa (2014). GEOgraphia, Rio de Janeiro, v. 25, p. 1-15, 2023.

SILVA, Jefferson Olivatto da; DIAS, Marcia Denise de Lima; ALMEIDA, Jaqueline Garcia Cavalheiro. Tu te tornas eternamente responsável pela literatura infantil que cativas: letramento racial na infância. Revista Cocar, Pará, v. 1, p. 1-17, 2023.

CAMPOS, Margarida de Cássia. Aproximações do pensamento de Achille Mbembe a partir da obra Crítica da Razão Negra. Semina: Ciências Sociais e Humanas, Londrina, v. 43, n. 2, p. 187-198, jul./dez., 2022.

CARVALHAES, Flávia Fernandes de; LIMA, Alexandre Bonetti; CRUZ, Vicente Ferreira da;  . Sistema colonial racista: notícias de uma guerra não declarada. Sociedade em Debate , v. 28, p. 48-63, 2022.

ROCHA, Andréa Pires. Assistente Social Maria de Lourdes Nascimento: antirracismo e defesa da infância em 1940-1950. Temporalis, Espírito Santo, v. 44, p. 269-284, 2022.

KASTELIC, Eloá Soares Dutra; AMARAL, Wagner Roberto. Políticas educacionais para o ensino das culturas indígenas nas escolas públicas do Brasil. Serviço Social em Revista, Londrina, v. 25, p. 401-418, 2022.

OLIVEIRA, Tauana Aparecida de; DIAS,  Márcia Denise de Lima; SILVA, Jefferson Olivatto da. Aflições de discentes negros em relação ao pertencimento acadêmico. Archives of Health, Curitiba, v. 3, p. 119-125-125, 2022.

ROCHA, Andréa Pires. Da escravidão à pandemia: racismo estrutural e desproteção de crianças e adolescentes. Revista em Pauta, Rio de Janeiro, v. 20, p. 248-264, 2022.

CAMPOS, Margarida de Cássia; BRITOS, Angela Ernestina Cristina. IMPACTOS DA COVID-19: contradições e enfrentamentos em defesa da vida da população negra. Revista de Política Públicas, Maranhão, v. 25, p. 130-149, 2021.

ROCHA, Andréa Pires. Direitos humanos e os determinantes da colonialidade: racismo, colonialismo e capitalismo. Serviço Social em Debate, Minas Gerais, v. 4, p. 5-23, 2021.

ROCHA, Andréa Pires; FERRUGEM, Daniela; LIMA, Rita de Cassia Cavalcante . Autoritarismo e guerra às drogas: violência do racismo estrutural e religioso. Revista Katalysis, Santa Catarina, v. 24, p. 157-167, 2021.

ROCHA, Giovana Silva; CAMPOS, Margarida de Cássia . Mercado de trabalho e racismo: visão dos egressos do sistema de cotas raciais da Universidade Estadual de Londrina. Geopauta, Bahia, v. 5, p. 1-17-17, 2021.

SILVA, Maria Nilza. A População Negra e o Ensino Superior no Brasil: algumas considerações. Revista Universidades, v. 1. n. 87, enero-marzo (p. 127-144), 2021.

MUNANGA, Kabengele. As religiões de matriz africana e intolerância religiosa. Crítica e Sociedade: revista de cultura política, Uberlândia, v. 10, n. 1, 2020.

PANTA, Mariana; SILVA, Maria Nilza da. Racismo na contemporaneidade: desafios para o século XXI. Crítica e Sociedade: Revista de Cultura Política, Uberlândia, v. 10, n. 1, 2020.

CARVALHAES, Flávia Fernandes de; LIMA, Alexandre Bonetti. Contemporaneidade e decolonialismo: notas para uma práxis crítica e situada para a Psicologia Social. Revista Eletrônica Espaço Acadêmico, Maringá, v. 20, p. 58-70, 2020.

ROCHA, Andréa Pires. Segurança e racismo como pilares sustentadores do Estado burguês. Argumentum, Espírito Santo, v. 12, p. 10-25, 2020.

ROCHA, Andréa Pires; MARTINI, André. Racismo estrutural, violações dos direitos humanos e seletividade: determinantes do sistema penal brasileiro. Captura Críptica, Santa Catarina, v. 9, p. 56, 2020.

ROCHA, Andréa Pires; SANTOS, José Francisco . Ensino da história da ´África e da diáspora africana. Crítica e Sociedade: revista de cultura política, Uberlândia, v. 10, p. 70-88, 2020.

BRANDÃO, Jessica Justino; CAMPOS, Margarida Cássia. A percepção de egressos/as do sistema de cotas raciais da Universidade Estadual de Londrina quanto às políticas de permanência. Revista Comunicações, São Paulo, v. 27, p. 21-46, 2020.

PANTA, Mariana. e SILVA, Maria Nilza. Cidade, branqueamento e colonialidade: a Construção dos Matizes da Identidade de Londrina e os Impactos sobre a População Negra. Crítica e Sociedade: revista de cultura política, Uberlândia, v. 10, n. 1, 2020.

PERRUDE, Marleide Rodrigues da Silva; CZERNISZ, Eliane Cleide da Silva. A política de educação escolar indígena e a gestão escolar: o que dizem os documentos?. Teoria e Prática da Educação, Maringá, v. 20, p. 15-30, 2017.

SILVA, Maria Nilza. Abdias do Nascimento e a Lei 10639/03. In:  Os 10 anos da Lei 10.639/2003 e a Educação. Revista Teias, V. 14. N. 34. (p. 21-32). 2013.

Livro(s)

ROCHA, Andréa Pires; FERRUGEM, Daniela (Org.). Alvos Negros: guerra às drogas, encarceramento e juvenicídio. Curitiba: UFPR – COPENE, 2021.

Yá Mukumby – a vida de Vilma de Oliveira

Capítulos de livros

ROCHA, Andréa Pires. A Guerra é contra Pretos, Pobres e Periféricos: argumentos do Judiciário para manter prisões provisórias de jovens por tráfico de drogas. In: MACHADO, Loiva Mara de Oliveira; FERRUGEM, Daniela; ROSA, Cíntia Marques da. (Org.). Debates antirracistas; direitos humanos e políticas sociais. Porto Alegre: Cirkula, 2022, p. 231-258.

SILVA, Jefferson Olivatto da. Reflexões sobre a interculturalidade crítica no ensino superior brasileiro. In: SILVA, Jefferson Olivatto da; CZERNISZ, Eliane Cleide da Silva (org.). Políticas e Processos Psicoeducacionais sobre a Educação Intercultural. Belo Horizonte: Editora MultiAtual, 2022, v. 1, p. 11-25.

OLIVEIRA, Dalila Peres de.; CAMPOS, Margarida de Cássia. Migrantes haitianos em Rolândia-PR: percepções sobre o racismo. In: TORRES, Eloiza Cristiane; ANTONELLO, Ideni Terezinha; MOURA, Jeani Delgado Paschoal; VEIGA, Leia Aparecida (Org.). Múltiplas Geografias: ensino, pesquisa e reflexão. Londrina: EDUEL, 2021.

ROCHA, Andréa Pires; SANTOS, José Francisco. Por uma educação decolonial, antirracista, antipatriarcal: protagonismo de mulheres brasileiras nas ciências sociais, humanas e literárias. In: MONTENEGRO, Rosilene Dias; SILVA, Fábio Ronaldo da; GUEDES, Raquel da Silva (Org.). História das ciências e tecnologia: onde estão as mulheres?. Campina Grande: Editora Amplla, 2021, p. 474-485.

SILVA, Jefferson Olivatto da; RODRIGUES FILHO, Luciano Ferreira. O racismo institucional e a criminalidade: reflexões para uma práxis da psicologia social. In:  BANDEIRA, Glaucio Martins da Silva; FREITAS, Patrícia Gonçalves de. Psicologia: Reflexões, métodos e processos integrados em sociedade. Rio de Janeiro: ePublicar, 2021, p. 357-371. 

SILVA, Jefferson Olivatto da; DIAS, Márcia Denise de Lima;  SANTOS, Thais Rodrigues dos. Contribuições à reflexão afrocêntrica: aprendizagens matricentrais em processos de longa duração. In: ALVES, Míriam Cristiane, ALVES, Alcione Correa (org.). Epistemologias e metodologias negras, descoloniais e antirracistas. Porto Alegre: Rede Unida, 2020, p. 177-189. 

KASTELIC, Eloá Soares Dutra; AMARAL, Wagner Roberto do. O Ensino da história e da cultura avá-guarani pelas escolas estaduais não indígenas no município de Guaíra-PR. In: AMARAL, Wagner Roberto do; ICHIKAWA, Elisa Yoshie.. (org.). Conflitos e Resistências para a Conquista e Demarcação de Terras Indígenas no Oeste do Paraná: os caminhos e as expressões do fortalecimento das lideranças e da cultura Guarani.  Ponta Grossa: Atena Editora, 2019, v. 1, p. 128-143.

SILVA, Maria Nilza; PACHECO, Jairo Queiroz. As cotas na universidade Estadual de Londrina: balanço e perspectivas. In: SANTOS, Jocélio Teles. O impacto das cotas nas universidades brasileiras (2004-2012). Salvador: CEAO, 2013.

SILVA, Maria Nilza; LARANJEIRA, Pires (org.). Do Problema da “Raça” às Políticas de Ação Afirmativa. In: PACHECO, Jairo Queiroz; SILVA, Maria Nilza da. (orgs.). O negro na universidade: o direito a inclusão – Brasília: Fundação Cultural Palmares, 2007.

Revista(s)

Revista Crítica e Sociedade –  Revista de cultura política, Uberlândia, v. 10, n. 1, 2020