Formação Continuada
Programa Permanente de Formação Continuada em Educação Especial no Ensino Superior / UEL
Público Alvo: Docentes da educação superior e demais interessados da comunidade interna.
A presença de estudantes com deficiência na universidade é uma conquista coletiva e exige o fortalecimento de práticas pedagógicas inclusivas. Nesse processo, os docentes tem um papel central na promoção do acesso, da permanência e da participação qualificada desses estudantes.
Esta página foi pensada para te apoiar nesse percurso. Aqui, você encontrará atividades formativas que abordam aspectos legais, pedagógicos e práticos relacionados à educação inclusiva no ensino superior. Esses encontros visam garantir formação continuada aos docentes quanto às praticas educacionais inclusivas, ampliando o olhar, oferecendo subsídios para a reflexão, desenvolvimento de estratégias pedagógicas e, principalmente, fortalecendo sua atuação junto à diversidade dos estudantes na sala de aula.
Atividades contínuas:
1- Projeto de Pesquisa em Ensino: Grupo de Estudos Educação Especial no Ensino Superior
Tema: Apoios para estudantes com deficiência, altas habilidades/superdotação e transtornos funcionais específicos
Coordenadora: Profa. Dra. Ana Márcia Tucci de Carvalho
Encontros: reuniões mensais com temas definidos a cada encontro.
Inscrições e Informações: nac@uel.br
Conheça os temas trabalhados até o momento: Clique aqui
2- Roda de Conversação em Libras
Tema: temáticos e variados
Encontros: AGUARDE
Inscrições: não é necessário inscrição – aberto à comunidade interna e externa
Local: à definir
Importante: só vale se comunicar em LIBRAS!
3- RODAS DE CONVERSA (mediante solicitação do Colegiado de Curso)
Solicitação: Via e-mail para nac@uel.br
Duração: 90 minutos
Importante: Mínimo de 10 docentes e/ ou servidores
Temas disponíveis:
-Estudantes com altas habilidades/superdotação: aprendizagem no ensino superior
-Deficiência Física: inclusão além das barreiras arquitetônicas
-Ensino e aprendizagem do estudante surdo no ensino superior
-Estudantes com deficiência visual – o que eu, professor, preciso fazer?
-Inclusão de estudantes com TEA – desafios e possibilidades
* Outros temas ou conteúdos podem ser definidos diretamente com a equipe.
Atividades Especiais:
1- Seminário sobre inclusão no ensino superior:
Edição VI/ 2025: Desafios e Estratégias Inclusivas para Profissionais da Educação