Profissionais de Apoio Educacional (Cuidador)

Conforme a Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015 (Lei Brasileira de Inclusão), os profissionais de apoio atuam como facilitadores da participação de estudantes com deficiência nas atividades acadêmicas presenciais, auxiliando em ações de higiene, locomoção e alimentação. 

Seu trabalho deve sempre promover a autonomia do estudante, respeitando sua individualidade e sem exercer funções técnicas próprias de profissões legalmente regulamentadas.

Quem são os profissionais de apoio?

Na UEL, os primeiros atendimentos com profissionais de apoio ocorreram entre 2015 e 2018 para um estudante com atrofia medular espinhal, por meio de estagiários do curso técnico em enfermagem do CAPL (Colégio de Aplicação da UEL). Após um período sem demanda, em 2024 o serviço foi retomado para atender dois estudantes com paralisia cerebral e um estudante cego. A UEL chegou a ter seis estagiários remunerados, que sempre atuaram sob supervisão de um docente de Enfermagem da UEL.

Em 2025, diante do aumento da demanda, a UEL firmou parceria com uma empresa especializada, passando a contar com  profissionais de apoio, organizados em três turnos (manhã, tarde e noite), atendendo estudantes com restrições significativas de autonomia.

Os profissionais de apoio devem ter ensino médio completo, com formação complementar como cuidador de idosos, cuidador de pessoas com deficiência ou técnico em enfermagem. Eles recebem supervisão da empresa e formação continuada oferecida pela equipe do NAC, com foco nas vivências universitárias e acadêmicas.

Além dos cuidados com mobilidade, alimentação e higiene, os profissionais podem auxiliar em atividades de leitura e escrita em avaliações, desde que em acordo com o estudante e o docente, conforme orientações do Plano Educacional Individualizado disponibilizado pelo NAC.

Fluxo de solicitação do profissional de apoio

  1. Após o ingresso, o estudante participa de uma entrevista inicial com a equipe do NAC.
  2. Se houver indicação de profissional de apoio, será realizado um planejamento conjunto entre estudante e equipe, incluindo definição de dias, horários e atribuições.
  3. O corpo docente será informado formalmente sobre o acompanhamento, e sobre o papel do profissional.
  4. O suporte deverá ser reavaliado anualmente, conforme necessidade do estudante e parecer técnico da equipe do NAC.

Orientações para estudantes

  • O acompanhamento segue um planejamento semanal fixo. Mudanças devem ser solicitadas com pelo menos 24 horas de antecedência.
  • Para incluir o profissional de apoio em outras atividades (AEX, estágios, grupos etc.), solicite que o docente entre em contato com o NAC para informar o cronograma das atividades e inclusão do profissional de apoio.
  • O profissional atua apenas no período e atividades previamente agendadas.
  • O foco do atendimento é o desenvolvimento da autonomia e autorregulação da aprendizagem.

O que não é função do profissional de apoio:

  • Acompanhar em atividades pessoais ou sociais;
  • Realizar anotações, cópias ou tarefas acadêmicas no lugar do aluno;
  • Resolver problemas pessoais ou atuar fora das atividades acadêmicas presenciais;
  • Auxiliar docentes em atividades práticas ou de organização das disciplinas.

Orientações aos docentes

A presença de um profissional de apoio em sala de aula é parte do conjunto de recursos de acessibilidade previsto na legislação educacional inclusiva. Seu papel é contribuir para que o estudante com deficiência e limitações para atividades de autocuidado possa participar das atividades acadêmicas, respeitando sua autonomia, singularidade e ritmo de aprendizagem. A seguir, algumas orientações importantes aos docentes:

Acolhimento do profissional em sala

Receba o profissional de apoio com cordialidade e profissionalismo. Apresente-se, se possível, na primeira aula ou atividade, esclarecendo a rotina da disciplina. O profissional permanecerá em sala apenas quando necessário, respeitando o planejamento conjunto com o estudante e equipe do NAC.

Compreensão sobre o papel do profissional de apoio

Este profissional não substitui o trabalho pedagógico nem interfere no conteúdo da disciplina. Atua em tarefas relacionadas à locomoção, higiene, alimentação e, quando necessário, à mediação na leitura ou escrita, em avaliações. O foco é a autonomia e autorregulação da aprendizagem por parte do estudante.

Adaptação de práticas pedagógicas

A presença do profissional de apoio não dispensa as adaptações que eventualmente devem ser feitas na metodologia, no material didático ou na forma de avaliação. Cabe ao docente, com apoio da equipe do NAC, refletir e implementar as medidas pedagógicas necessárias à inclusão.

Atividades extracurriculares

Caso um estudante com necessidade do profissional de apoio se inscreva em atividades ofertadas por você (ex: AEX, monitoria acadêmica, projetos de extensão, iniciação científica, estágios ou outras atividades fora do horário regular de aula), entre em contato com a equipe do NAC com antecedência para verificar a possibilidade de inclusão do profissional de apoio nesses momentos.

Comunicação com a equipe do NAC

Em caso de dúvidas, dificuldades com os profissionais de apoio ou necessidade de ajustes no acompanhamento, entre em contato com a equipe do NAC. Essa parceria é fundamental para o bom andamento do suporte ao estudante e para a qualificação do processo inclusivo.

Dúvidas Frequentes

Quais atividades o profissional de apoio acompanha? 

Os profissionais de apoio podem acompanhar o estudante nas atividades acadêmicas obrigatórias durante todo percurso acadêmico, conforme previsto no Projeto Pedagógico do seu curso (PPC). Outras atividades deverão ser discutidas e serão atendidas conforme possibilidade.

O gênero do profissional de apoio influencia no seu trabalho?

Não. O profissional de apoio está desempenhando a sua profissão e por isso seu serviço tem um código de conduta e ética profissional. Caso algum comportamento inapropriado aconteça informe imediatamente a equipe do NAC para providências.

O estudante com deficiência deve ter lugar reservado na sala para ficar com o profissional de apoio? 

Não é necessário. O estudante e o profissional de apoio podem combinar qual é o lugar mais adequado e acessível para se posicionar. Depois de posicionado, o profissional poderá ficar fora da sala de aula ou em local próximo para atender novamente nas atividades atribuídas conforme combinado diretamente com o estudante.

Se o estudante sair da sala de aula, o Profissional de Apoio vai repassar o conteúdo?

Se o estudante sair da sala com outra pessoa, ao retornar, deve perguntar para o professor ou para os colegas o que perdeu. Nessas situações, se o estudante se ausentar por mais de 15 minutos o profissional de apoio pode encerrar o atendimento do dia.

O profissional de apoio auxilia nas avaliações? 

Em dias de avaliação, o profissional de apoio poderá atuar como ledor e/ou transcritor, ou seja, se necessário vai ler a prova e escrever a resposta que o estudante ditar. Recomenda-se que o estudante discuta, com antecedência, com seus docentes a necessidade desse suporte para a organização de espaço adequado e tempo diferenciado.

O Profissional de apoio vai estar disponível em todos os momentos e situações da universidade? 

O Profissional de apoio estará disponível para acompanhar o estudante com deficiência na mobilidade pelo campus, no apoio à alimentação e higiene, prioritariamente durante o período de aula. Caso o estudante se envolva em outras atividades extracurriculares, deve solicitar que o docente entre em contato com o NAC para indicar o cronograma e organizar junto à equipe o atendimento fora do horário regular das aulas. 

O profissional de apoio pode fazer anotações para o estudante? 

O profissional de apoio não realiza atividades pedagógicas, como fazer anotações, tirar dúvidas de conteúdos, fazer resumo de material, ajudar na resolução de atividades ou provas. Para registrar as atividades acadêmicas, o estudante pode utilizar os recursos de tecnologias assistivas disponíveis no mercado (gravadores, fotos, notebook, adaptadores de caneta entre outros) ou agendar com a equipe do NAC para receber orientação sobre outros recursos gratuitos e estratégias de estudo. Apesar disso, os profissionais de apoio são habilitados para anotar o que o estudante ditar sempre que esse for o único recurso disponível ou em situações de avaliação. 

Se eu (estudante) me atrasar, como devo proceder? 

Se for possível, informe a equipe do NAC que você se atrasará. Caso você não avise, o profissional esperará por volta de 15 minutos e depois voltará ao NAC. Quando você chegar, avise à equipe do NAC para verificar a possibilidade do profissional de apoio atendê-lo novamente.

No caso do profissional de apoio se atrasar, entre em contato com a equipe do NAC, coordenação de colegiado ou segurança do campus para informar a situação ou solicitar apoio excepcional. 

Quais outros apoios educacionais especializados a UEL oferece?

O estudante com deficiência pode solicitar auxílio da equipe do NAC para utilizar o portal do estudante, compreender editais institucionais, conhecer recursos de tecnologia assistiva ou  outras questões relacionadas às vivências académicas na UEL. Basta relatar a demanda diretamente ao NAC que serão feitos os devidos esclarecimentos, orientações ou encaminhamentos.

Todo estudante cadastrado também pode participar das atividades que o Núcleo oferece, como rodas de conversa, formações, estudo assistido e demais eventos.