Autismo
Nos últimos anos houve um aumento do conhecimento e conscientização sobre o Transtorno do Espectro do Autismo – TEA, e, junto com isso, aumentou também a presença das pessoas com autismo em todos os espaços sociais e educacionais.
Na UEL isso não é diferente. A cada ano, mais estudantes têm entrado em nossa universidade com o diagnóstico de TEA. Muitos outros ainda têm alcançado esse diagnóstico de forma tardia na vida adulta, enquanto já cursam a graduação ou pós-graduação.
No ensino superior, o estudante com TEA têm direito ao Atendimento Educacional Especializado, que pode incluir algumas possibilidades de suporte, a depender da necessidade individual, avaliada em conjunto pelo NAC, estudante e Colegiado de Curso.
Exemplos de atividades e/ou adaptações realizadas pelo NAC direcionadas às pessoas com TEA acompanhadas pelo NAC:
- Tempo ampliado para a realização de avaliações, quando necessário;
- Plano Especial de Matriz Curricular, relativo a fracionamento da série para redução da carga de atividades e ampliação do tempo de conclusão;
- Acompanhamento individual via mentoria de AEE.
Além das ações diretas com o estudante com TEA acima mencionadas, o NAC também realiza outras ações, direcionadas aos docentes e a toda comunidade universitária, como:
- Orientação aos docentes sobre as características de aprendizagem do estudante e sugestões de possíveis adaptações que forem julgadas necessárias;
- Produção e divulgação de materiais informativos que subsidiem o atendimento das possíveis necessidades educacionais do estudante;
- Publicação científica e apresentação em congressos de trabalhos voltados para a construção e divulgação de conhecimento sobre a pessoa com TEA na Universidade.
Além disso, ao longo dos anos, produzimos materiais, encontros, e ações voltadas para os universitários com TEA, para os docentes da UEL (que tenham ou não estudantes com TEA em suas turmas), e para toda comunidade.
Atividades e Materiais do NAC:
1.Mitos e Verdades sobre o TEA:
Quizz para testar seus conhecimentos
Quizz versão para imprimir
Gabarito do Quizz
2. Autismo e Universidade:
Texto em PDF
3. Transtorno do Espectro Autista (TEA): a sala de aula como recurso (2018):
Texto em PDF