Conheça o NAC


O Núcleo de Acessibilidade da UEL (NAC), trabalha para a remoção de barreiras físicas, arquitetônicas, metodológicas e atitudinais na UEL por meio de acompanhamento educacional de estudantes público-alvo da educação especial, matriculados nos cursos de graduação e pós-graduação presenciais, sugerindo procedimentos diferenciados para o ensino e aprendizagem e trabalhando em conjunto com os Colegiados de Curso.
Vinculado à Pró-Reitoria de Graduação, foi criado em 1991 como Comissão Permanente de Acompanhamento de Estudantes com Deficiência, em 2002 reformulado pela Resolução CEPE nº70/02, passando a denominar-se Programa de Acompanhamento a Estudantes com Necessidades Educacionais Especiais e, em 2009, consolida suas ações na área de Educação Especial sendo reestruturado enquanto Núcleo de Acessibilidade da UEL. Recentemente, a Resolução foi atualizada buscando atender às novas exigências da área de educação especial.
O Núcleo de Acessibilidade da UEL destina-se ao acompanhamento educacional de estudantes da Educação Especial (pessoas com deficiência, transtorno do espectro autista e altas habilidades/superdotação) regularmente matriculados nos cursos de Graduação e Pós-Graduação da UEL.
No ensino superior, a educação especial se efetiva por meio de ações que fortaleçam e valorizem o acesso, a permanência e a participação dos estudantes com deficiência e altas habilidades na vida universitária.
Estas ações envolvem a orientação e o planejamento de recursos e serviços para a promoção da acessibilidade oferecendo à comunidade universitária apoio no desenvolvimento de todas as atividades que envolvam o ensino, a pesquisa e a extensão dos estudantes público-alvo da educação especial.
Atribuições do NAC:
Atendimento Educacional Especializado
Atendimento individualizado: Presta suporte a estudantes com deficiência e/ou altas habilidades/superdotação que solicitam acompanhamento educacional especializado, identificando suas necessidades e acompanhando ações em parceria com os Colegiados de Curso para garantir sua participação plena nas atividades acadêmicas;
Orientação a docentes e monitores: Fornece indicações de procedimentos e apoios educacionais especializados aos Colegiados de Cursos e docentes, além de orientar monitores de disciplinas conforme a Resolução CEPE N. 106/2016, visando equiparar oportunidades no processo de ensino e aprendizagem;
Assessoria em projetos acadêmicos: Oferece assessoria aos coordenadores dos projetos de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidos junto a estudantes acompanhados, promovendo a inclusão nas diversas atividades acadêmicas;
Orientação a familiares: Quando necessário, orienta os familiares dos estudantes acompanhados, fortalecendo a rede de apoio ao estudante.
Formação e Capacitação
Formação continuada: Organiza atividades como cursos, seminários e oficinas para a formação continuada da comunidade interna da Instituição e da comunidade externa na área de Educação Especial, promovendo a capacitação de docentes e servidores;
Grupos de estudo e rodas de conversa: Promove encontros como grupos de estudo e rodas de conversa sobre temas relacionados à educação especial no ensino superior, visando a troca de experiências e aprofundamento dos conhecimentos na área.
Apoio na adaptação de materiais: Orientação aos docentes para a confecção de material tátil ou adaptado para estudantes com deficiência visual, garantindo o acesso ao conteúdo pedagógico;
Articulação Institucional e Comunitária
Participação em conselhos e fóruns: Representa a UEL no Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Londrina e participa do Fórum de Educação Especial das Instituições Estaduais de Educação Superior do Paraná, contribuindo para a formulação e implementação de políticas públicas de inclusão;
Articulação com outros setores: Realiza reuniões com outros setores da UEL para articular a proposição e implementação de políticas de inclusão na instituição, promovendo uma abordagem integrada e colaborativa;
Divulgação e conscientização: Produz materiais informativos e realiza atividades de conscientização, como blitz de acessibilidade e eventos comemorativos, para sensibilizar a comunidade acadêmica e externa sobre a importância da inclusão.
Pesquisa e Produção de Conhecimento
Produção acadêmica: Participa da produção e divulgação de conhecimento por meio de participação em eventos científicos, elaboração de artigos e capítulos de livros, contribuindo para o avanço da pesquisa na área de Educação Especial;
Supervisão de estagiários: Supervisiona estagiários, proporcionando experiências práticas e contribuindo para a formação de futuros profissionais na área de acessibilidade e inclusão.