Projeto de Fisioterapia do CCS avalia saúde de idosos em Londrina e região

CCS


atualizado 2 meses atrás


Intranet HU

Um estudo inovador está sendo realizado no Centro de Ciências da Saúde (CCS), mais especificamente pelo Grupo de Pesquisa em Avaliação e Intervenção em Fisioterapia (Paifit), no Laboratório de Biomecânica e Epidemiologia Clínica. O projeto, orientado pelo professor e fisioterapeuta Jefferson Rosa Cardoso, monitora a saúde de idosos de Londrina e região e identifica precocemente sinais de fragilidade, condição que aumenta o risco de quedas e capacidade funcional.

Prof. Jefferson Cardoso (ao centro, de azul) e Paola Cobbo (à direita, de azul)

Os participantes – todos com 70 anos ou mais – passam por uma série de testes padronizados, indo desde testes de equilíbrio estático e dinâmico para avaliar risco de quedas à medição de força muscular da preensão palmar e dos membros inferiores, passando também por análise da marcha e fragilidade. 

“A ideia é acompanhar esses idosos ao longo dos anos, comparando os resultados para identificar declínios ou estabilidades”, explica Jefferson Cardoso”. Com esses dados, poderemos sugerir intervenções específicas.” 

“Após as avaliações, vamos mandar um laudo, com o resultado de todos os testes, para eles levarem para seus médicos e fisioterapeutas terem uma noção de como eles estão” disse Paola Cobbo, fisioterapeuta e mestranda em Ciências da Reabilitação UEL-Unopar.

Paciente sendo avaliada (Foto: Paola Cobbo)

Com o envelhecimento acelerado da população brasileira – estima-se que, até 2030, o país terá mais de 40 milhões de idosos – iniciativas como essa são essenciais para subsidiar políticas públicas com dados locais sobre as necessidades reais dos idosos, visto que o projeto tem como objetivo criar um banco de dados detalhado sobre a capacidade funcional dessa população, permitindo intervenções personalizadas, de acordo com o professor Cardoso.

Idosos interessados em participar podem obter mais informações por meio do contato (43) 99942-5450, tratando com a orientanda Paola.

Paciente sendo avaliado (Foto: Paola Cobbo)
Leia também

Projeto usa medicina de precisão e inteligência artificial para combater artrite reumatoide

Edson Vitoretti Agência UEL Agência UELA artrite reumatoide atinge cerca de 2 milhões de pessoas no Brasil e os custos do tratamento podem chegar a até 15 mil reais mensais. Outro desafio da doença é que aproximadamente um terço dos pacientes não respondem aos remédios mais eficazes. Essas questões podem ter soluções através de um […]


Docente do CCS abre ciclo de palestras sobre saúde da pessoa idosa na AML

Assessoria de Comunicação HU O docente do departamento de Clínica Cirúrgica do CSS-UEL e coordenador do Ambulatório de Fragilidade Óssea do AEHU, Fernando Yabushita, abrirá o primeiro encontro do Ciclo de Palestras do Núcleo de Estudos em Exercício e Osteometabolismo da Associação Médica de Londrina (NEEOM-AML), que serão realizadas entre 31 de julho e 27 […]


Programa de Pós-Graduação em Ciência da Reabilitação recebe professor visitante do Chile

Assessoria de Comunicação HU O Programa de Pós-Graduação em Ciência da Reabilitação (CCS-UEL) recebeu o professor visitante Walter Aquiles Sepúlveda Loyola, da Universidad de Las Américas (UDLA), de Santiago, Chile. O docente, que é ex-aluno do Programa, desenvolveu diversas atividades em parceria com a professora Vanessa Probst, docente da pós e do Departamento de Fisioterapia […]


HU-UEL e CCS participam do Health Connect Summit 2025

Nos dias 13 e 14 de agosto acontece o Health Connect Summit 2025 (HCS), promovido pelo Polo de Saúde de Londrina e Sebrae/PR, com parceira da governança Saúde Londrina União Setorial (Salus) e a Associação Londrinense das Indústrias e Serviços da Saúde (Alis). Voltado à inovação na área da saúde, o evento entra em sua […]