PROJETO DA FISIOTERAPIA CONSCIENTIZA POPULAÇÃO SOBRE ACIDENTES NO TRÂNSITO.

CCS


atualizado 1 ano atrás


Publicado por

Agência UEL

Como forma de conscientizar a população sobre a prevenção de acidentes no trânsito, estudantes e professores do curso de Fisioterapia (CCS) da UEL participaram da ação  “Vidas Interrompidas”, em parceria com a Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização de Londrina (CMTU). A atividade integra a Campanha Maio Amarelo, da CMTU, e foi realizada nesta quarta (22), no período noturno, durante a Feira da Lua do Zerão, no Centro de Londrina. No domingo (25), uma nova ação será realizada, às 9h, na Feira da Saul Elkind, na Zona Norte. 

Em cartazes, os acadêmicos mostraram para cerca de 300 pessoas presentes no local histórias de vítimas da imprudência no trânsito. Esta é a primeira ação do projeto de extensão Trânsito Seguro: aprendendo com cuidado, respeito e cidadania, do Departamento de Fisioterapia. Iniciado em março, a previsão é que as atividades sejam realizadas mensalmente ou durante eventos específicos da CMTU, como palestras em escolas, blitz educativas, caminhada no calçadão, para abordar os cuidados de prevenção aos acidentes de trânsito com vistas à diminuição dos índices de acidente.

Cartazes revelaram histórias de vítimas de acidentes de trânsito para sensibilizar a população (Fotos: Arquivo pessoal).

Segundo a professora Celita Trelha, colaboradora do projeto, o papel do fisioterapeuta é também de atuar na prevenção dos traumas. “Infelizmente, os acidentes de trânsito causam muitas mortes e também sequelas incapacitantes, que acabam por impactar não somente a pessoa que sofreu o acidente, mas, também, toda a sua família e a sociedade. Além de tratar, recuperar e reabilitar esses pacientes, temos um papel importante na prevenção”, disse.

Alunos, orientados pela professora Celita Trelha, participaram da ação, que ocorreu na Feira da Lua do Zerão, na última quarta.
Leia também

Ambulatório de Fragilidade Óssea do AEHU recebe certificação de excelência internacional

Intranet HU O Ambulatório de Fragilidade Óssea do Ambulatório de Especialidades do HU (AEHU) foi certificado em nível prata no Mapa de Boas Práticas do Capture the Fracture, programa que estabelece padrões globais para serviços de cuidado e prevenção de fraturas por fragilidade, pela Fundação Internacional de Osteoporose (IOF). A certificação representa um importante reconhecimento […]


Diretora do CCS, participa da 24ª edição do Encontros Folha que será realizada com o Tema: Inteligência Artificial e Saúde: Como a Tecnologia está Melhorando a Qualidade de Vida.

No dia 15 de julho de 2025, no Centro de Eventos do Aurora Shopping, ocorre a 24ª edição do Encontros Folha que será realizada com o Tema: Inteligência Artificial e Saúde: Como a Tecnologia está Melhorando a Qualidade de Vida.  O evento contará com a participação da Profª.Drª Andrea Name Colado Simão, Diretora do Centro de Ciências […]


Por Extenso 2025 está com inscrições abertas para extensionistas de Londrina e região

Juliano Quirino* Agência UEL A Universidade Estadual de Londrina (UEL) abriu, na última quinta (3), as inscrições para o “14º Por Extenso 2025 – VIII Encontro Anual de Extensão Universitária e XIV Simpósio de Extensão da UEL”, voltadas a participantes, bolsistas ou não, de projetos e programas de extensão desenvolvidos na Universidade e por outras Instituições de […]


Professores do CCS participam de Podcast sobre o tema: SAÚDE EM LONDRINA: DESAFIOS, HISTÓRIAS E O FUTURO!

No dia 28 de junho, participaram do Podcast Marcão Kareca (Secretário de Cultura de Londrina), os Professores Fausto Celso Trigo (Coordenador do Hemocentro), Profa. Dra Zuleica Naomi Tano (Coordenadora do Colegiado Do Curso De Medicina) bem como, a Enfª. Drª. Vivian Feijó (Secretária Municipal De Saúde de Londrina). Em um bate-papo descontraído, abordaram o tema: […]