HU DA UEL FAZ MUTIRÃO DE CIRURGIA UROLÓGICA COM PACIENTES DA LISTA DE ESPERA.

CCS


atualizado 4 semanas atrás


Assessoria de Comunicação do HU

Agência UEL

O Hospital Universitário (HU) da UEL promove, nesta sexta (24), sábado (25) e domingo (26), um mutirão que vai capacitar urologistas na aplicação da cirurgia de Enucleação Endoscópica da Próstata a Laser, uma técnica moderna que consiste na retirada do crescimento prostático, que provoca obstrução à micção. A cirurgia, realizada pela uretra, sem cortes ou punções, permite alta hospitalar precoce e sem uso de sonda, diminuindo o desconforto dos pacientes no pós-operatório.

As aulas teóricas ocorrem nesta sexta, na Sala de Eventos do Restaurante Vila Fontana, no Shopping Aurora (Av. Ayrton Senna, 400, Palhano 1), das 19h às 22h. As cirurgias serão realizadas no Centro Cirúrgico do HU, no sábado e domingo. A ação vai envolver 12 urologistas e 20 pacientes da lista de espera de cirurgias eletivas, que serão beneficiados pelo mutirão. A coordenação do evento é do professor do Departamento de Cirurgia Clínica (CCS) da UEL, o urologista Silvio Henrique de Almeida.

A ação, além de dar aos urologistas-alunos a formação continuada, abordando os assuntos mais recentes na área de interesse da hiperplasia prostática benigna, vai proporcionar aos pacientes do SUS técnicas avançadas de cirurgia prostática, não disponíveis no sistema público, além de diminuir a fila de pacientes aguardando a cirurgia no município.

Urologista Silvio Henrique de Almeida coordena o evento.

Resultados

Segundo o professor Almeida, a retenção urinária aguda secundária ao crescimento da hiperplasia benigna é uma das complicações urinárias mais significativas do homem, principalmente idoso. “A ação do Hospital consiste num importante evento já que é uma doença que provoca grande desconforto, incapacidade de trabalho, além de aumentar o risco de complicações urinárias”, avaliou o professor, que também é responsável pela disciplina de Urologia do curso de Medicina.

A equipe cirúrgica: da esquerda para a direita, urologistas Luis Gustavo Toledo
(orientador), Adolfo Neves e João Gabriel Scorpione.

“O uso de tecnologias mais recentes, como o laser, não é previsto para
cobertura no SUS na cirurgia de hiperplasia prostática. Com cursos como este, podemos oferecer o melhor e mais moderno tratamento a esses pacientes”, finalizou o professor.

As aulas teóricas e as orientações nas cirurgias serão ministradas pelo urologista Luis
Gustavo Toledo, do HU da UEL.

Leia também