IMPRESSORAS 3D DO HU CHAMAM ATENÇÃO NA EXPOLONDRINA 2024

CCS


atualizado 1 ano atrás


Maria Dalben*

Agência UEL

Duas grandes máquinas chamam a atenção dos visitantes que passam pelo Pavilhão Smart Agro, na ExpoLondrina 2024. As impressoras 3D trabalham imparáveis, camada por camada, enquanto alguns olham curiosos. Os maquinários são do Núcleo de Fabricação Digital e Inovação do HU/UEL (FAB.i HU), que marca presença no setor de inovação e tecnologia do evento. 

O bolsista técnico do HU José Vicentin demonstra o funcionamento das impressoras para os visitantes. (Foto: Ana Julia Casasanta/Departamento de Jornalismo UEL).

Construindo desde próteses até máscaras, as impressoras 3D unem a pesquisa em Design e Medicina com o objetivo de desenvolver produtos da área da saúde com uma tecnologia inovadora. Sônia Maria Fabris, a coordenadora do projeto, explica que a iniciativa surgiu em 2019 e avançou muito em 2020, principalmente com a grande demanda de equipamentos durante a pandemia. 

“Com a Covid, e a gente começou a imprimir suportes para montar o face shield, instrumento que se precisou muito na pandemia para proteger os profissionais da saúde. Dessa forma vimos também que a gente precisava de outras peças, de conectores para melhorar a ventilação dos pacientes, adaptadoras, peças de reposição, de respiradores, etc. Hoje a gente atende demandas em diversas áreas, da Medicina, da Fisioterapia, da Informática, da Urologia, da Neurologia”, exemplifica. 

Equipamentos impressos atendem demandas de profissionais das áreas de Medicina, Fisioterapia, Informática, Urologia e Neurologia. (Foto: Ana Julia Casasanta/Departamento de Jornalismo UEL).

Os visitantes assistem com curiosidade enquanto os instrutores explicam como são feitas próteses de mandíbulas e até crânios inteiros em tamanho real. José Vicentin, bolsista técnico do projeto, explica que uma peça pode levar até 20 horas para ser “impressa”. “O material diferencia mais ou menos na qualidade. Uma das máquinas faz peças maiores, com uma qualidade um pouquinho mais baixa. A outra faz peças menores que precisam de mais precisão. A diferença básica é essa”, conta Vicentin para o grupo de pessoas em volta das impressoras.  

“Estarmos aqui, no estande da Smart Agro, é um prazer muito grande e uma oportunidade maior ainda, porque as pessoas podem conhecer o nosso trabalho”, frisa Sônia. Ao final da visita, o grupo agradece aos instrutores do FAB.i. “Vocês já estão lá na frente, são muito avançados”, exclamam seguindo o passeio. 

Sônia Maria Fabris. (Foto: Ana Julia Casasanta/Departamento de Jornalismo UEL).

*Estagiária de Jornalismo na COM/UEL.

Leia também

PET Equidade leva reflexões sobre visibilidade LGBTQIAPN+ a sindicatos

Publicado por Agência UEL Realizar a exibição de documentários sobre a questão LGBTQIAPN+ em um sindicato de trabalhadores e trabalhadoras. Essa foi a proposta da segunda edição do Cine Equidade, evento promovido pelo PET Equidade Londrina, no Sindicato dos Bancários de Londrina e Região. O evento teve apoio do Sindicato dos Trabalhadores e Servidores Públicos Estaduais […]


Feira das Profissões atrai milhares de estudantes para o Campus Universitário nesta terça (1º)

Juliano Quirino* Agência UEL A Universidade Estadual de Londrina (UEL) recebe, nesta terça (1º), mais de 20 mil visitantes para a 13ª edição da Feira de Profissões, dia em que a UEL abre as inscrições para o seu Vestibular 2026, às 8h. O evento compõe a programação oficial do aniversário de 55 anos da instituição, guiado pelo lema […]


Máscara inovadora visa contribuir para proteção de trabalhadores da área da saúde

Edson Vitoretti Agência UEL Durante a pandemia de COVID-19, houve uma conscientização geral da necessidade e dos benefícios do uso de máscaras para a proteção da saúde. A pandemia acabou, e as máscaras saíram de cena e das faces da população. Entretanto, há um contingente de trabalhadores que dependem cotidianamente da proteção desse equipamento: os […]


FORMAÇÃO INTERPROFISSIONAL EM CUIDADO INTEGRAL NOS CICLOS DE VIDA NA REDE DE ATENÇÃO EM SAÚDE

Na manhã desta segunda feira (23/06/25), a Profa. Dra. Ester Massae Okamoto Dalla Costa, Chefe do Departamento De Saúde Coletiva e a Profa. Dra. Suhaila Mahmoud Smaili Santos do Departamento de Fisioterapia, realizaram o acolhimento aos 3 novos profissionais de Angola, que chegaram para a formação integrada com as Residências do Centro de Ciências da […]