Projeto do Fab.i-HU está entre os dez premiados no Prime 2025

CCS


atualizado 3 dias atrás


Intranet HU

A Fibro Placa, que auxilia para redução da fibrose pós-tratamento cirúrgico de Câncer de Mama, já é uma aliada na recuperação de mulheres que passaram por mastectomia, em tratamento no HU. O produto é resultado de um projeto do Laboratório de P&D e Fabricação Digital do HU-UEL (Fab.i HU) e que está entre os dez que serão premiados pelo Programa de Propriedade Intelectual com Foco no Mercado – Prime 2025.

O Prime é uma parceria entre a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI) e a Fundação Araucária (FA), com apoio do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Paraná (Sebrae-PR). Tem por objetivo identificar e promover pesquisas acadêmicas em produtos e serviços com potencial de mercado, fomentando a inovação, a propriedade intelectual e a conexão estratégica para comercialização de tecnologias, a fim de contribuir para o avanço da ciência e o desenvolvimento socioeconômico do Estado.

A cerimônia premiação ocorrerá no evento de encerramento do Prime 2025, em Guarapuava, durante o Paraná Faz Ciência, dia 30 de outubro. Cada um dos dez selecionados será premiado com R$ 200.000,00, destinados ao desenvolvimento do projeto.

“Estamos muito felizes com esta segunda conquista, especialmente por já termos sido premiados em 2023. Este reconhecimento é fruto do trabalho coletivo da equipe Fab.i e da professora Ana Paula Melo, do Departamento de Fisioterapia, idealizadora da Fibro Placa”, disse Sônia Fabris, uma das responsáveis pelo Fab.i.

As Docentes Ana Paula de Melo Ferreira e Sonia Fabris

A Fibro Placa

A Fibro Placa utiliza tecnologia de impressão 3D para auxiliar no tratamento de linfedema, uma das principais sequelas decorrentes do tratamento cirúrgico do câncer de mama, e ocorre quando há uma manifestação patológica do sistema linfático. A placa possui um relevo placa que, quando pressionado sobre a lesão, promove a quebra do tecido fibrótico, melhorando a drenagem e a circulação linfática no membro afetado.

O produto foi idealizado pela docente do departamento de Fisioterapia/CCS/UEL, Ana Paula de Melo Ferreira juntamente com a equipe do Fab.i HU, responsável pelo desenvolvimento e prototipação, os docentes Cláudio Pereira de Sampaio/CECA/UEL e Sonia Fabris/CCS/UEL e os bolsistas Lucas Maiola Astolfo, Tiffany Maria Pimenta Silva e José Antonio Vicentin.

A Fibro placa de compressão terapêutica para quebra de fibrose

O Prime 2025

No início, o Programa contou com 120 inscritos, dos quais 35 foram selecionados para a etapa seguinte. Na terceira etapa, dez finalistas foram selecionados e premiados. Ao todo foram quatro meses de duração, com capacitação, incluindo workshops, sessões de mentoria coletiva e networking (papos de mercado); apresentações rápidas, conhecidas como pitch e Demo Day.

Na avaliação de Fabris, este programa atende diretamente a uma das principais demandas atuais: estimular a conexão entre a academia e as empresas. Ao aproximar o conhecimento científico da prática empresarial, permite que ideias e pesquisas sejam aplicadas e transformadas em soluções concretas. Isso proporciona aos alunos experiências reais, enriquecendo sua formação e preparando-os de forma mais eficaz para os desafios do mercado de trabalho. Integrando teoria e prática.

“A colaboração entre universidades e empresas é fundamental para o desenvolvimento de soluções inovadoras que abordem problemas sociais relevantes e para a construção de um ecossistema de inovação sólido e dinâmico”, disse Fabris.

Leia também

Dia Internacional do Farmacêutico

✨💊 25 de setembro – Dia Internacional do Farmacêutico 💊✨Hoje celebramos aqueles que unem ciência, cuidado e compromisso com a saúde.Ser farmacêutico é estar presente em todas as etapas do cuidado ao paciente, garantindo segurança, qualidade e confiança. 👩‍⚕️👨‍⚕️ O Centro de Ciências da Saúde parabeniza todos os farmacêuticos e estudantes de Farmácia, que dedicam […]


Programa de Apoio ao Docente e Discente realiza atividades que promovem saúde mental.

Setembro Amarelo nos trouxe momentos de cuidado, integração e troca! Nos dias 16, 17 e 18/09, o PADD – Programa de Apoio ao Docente e Discente realizou atividades que promoveram saúde mental, acolhimento e bem-estar para estudantes e docentes da UEL. Foram dias de oficinas, música, auriculoterapia e muita interação entre todos os participantes. ✨ […]


Curso de Medicina da UEL participa de Teste de Progresso junto das mais conceituadas escolas médicas do Brasil!

Curso de Medicina da UEL participa de Teste de Progresso junto das mais conceituadas escolas médicas do Brasil! 📝 Na última terça-feira, alunos do Curso de Medicina participaram do Teste de Progresso NIEPAEM, que avalia a evolução e o desempenho das melhores universidades do país. E tem mais: a UEL é a única instituição fora […]


PADD organiza campanha em favor do Setembro Amarelo

Assessoria de Comunicação HU Agência UEL O Programa de Apoio ao Docente e Discente (PADD) organizou três dias dedicados à campanha voltada ao Setembro Amarelo: Semana de Promoção de Saúde Mental, com o tema “Cuidar da Vida: Cuidar de nós”.  A ideia surgiu da noção de que o cuidado com a vida começa pelos detalhes. […]