PET Equidade leva reflexões sobre visibilidade LGBTQIAPN+ a sindicatos

CCS


atualizado 1 dia atrás


Publicado por

Agência UEL

Realizar a exibição de documentários sobre a questão LGBTQIAPN+ em um sindicato de trabalhadores e trabalhadoras. Essa foi a proposta da segunda edição do Cine Equidade, evento promovido pelo PET Equidade Londrina, no Sindicato dos Bancários de Londrina e Região. O evento teve apoio do Sindicato dos Trabalhadores e Servidores Públicos Estaduais dos Serviços de Saúde e Previdência do Paraná (SindSaúde).

A sessão do Cine Equidade, realizada no último sábado (28), exibiu dois documentários. Na sequência, houve debate e troca de experiências. O primeiro documentário “Eu sempre fui” é do Ministério dos Direitos Humanos. Já “Comunidade LGBTQIA+” é uma produção da TV Justiça. Junho é o mês do Orgulho LGBTQIAPN+, porque o dia 28 marca o Dia Internacional do Orgulho LGBTQIAPN+.

A coordenadora geral do PET Equidade Londrina, professora Marselle Nobre de Carvalho, avalia de forma muito positiva o evento. “Tivemos a participação de estudantes, docentes, trabalhadores e movimentos sociais. Como se trata de um cine voltado ao debate de filmes e documentários curtos (até 30 minutos no máximo), a ideia é disparar reflexões a partir do material audiovisual”, explica a professora. “Foi a primeira vez que realizamos no Sindicato dos Bancários e contamos com todo o apoio da entidade e do SindSaúde Paraná. É muito importante a universidade aprender e trocar experiências fora dos muros. É isso que faz a extensão acadêmica.”

O presidente do Sindicato dos Bancários de Londrina e Região, Laurito Porto de Lira Filho, afirma que existem duas coisas importantes sobre a participação dos sindicatos em atividades como o Cine Equidade. “O primeiro ponto é ser mais um espaço no qual as pessoas podem debater temas importantes sobre pautas sensíveis que garantem às pessoas direitos humanos básicos, capazes de proporcionar o reconhecimento da existência desses sujeitos enquanto seres humanos. Devemos ser sensíveis também as suas dores e necessidades para que também tenham as mesmas condições de acesso aos serviços públicos, ao trabalho digno e tantas outras coisas.”

“Tivemos a participação de estudantes, docentes, trabalhadores e movimentos sociais”, destaca a coordenadora geral do PET Equidade Londrina, professora Marselle Nobre de Carvalho. (Foto: divulgação PET Equidade).

O segundo aspecto, destaca o sindicalista, está formação dos diretores sindicais. “O tema da equidade ainda é pouco trabalhado no meio sindical. A incompreensão sobre o tema, muitas vezes, não permite que consigamos avanços dentro da organização do trabalho, para que as pessoas consigam até mesmo exercer as suas funções”, comenta Laurito Filho. Ele complementa que a formação sindical “é a garantia da existência do espaço para que as pessoas (com deficiência, negros, mulheres, lgbtqia+) participem ativamente seja nas direção ou nos encontros organizativos do movimento sindical.”

Hodnei Machado, representante do SindSaúde Paraná no Conselho Municipal de Saúde de Londrina, afirma que a luta do sindicato vai muito além da questão econômica, como correção salarial e data-base. “A atuação do SindSaúde transcende a classe trabalhadora. Temos papel ativo em diversas áreas, em especial na defesa e fortalecimento do SUS e de políticas sociais. Nesse sentido, a parceria do SindSaúde com o PET Saúde Equidade é mais que oportuna.”

Para o sindicalista, o Cine Equidade foi um momento rico de reflexões, escuta e sensibilização. “Enquanto sindicato, foi uma oportunidade de reafirmar que lutar por direitos é também lutar por respeito e representatividade, seja dentro ou fora do trabalho. É impossível desassociar essas pautas das vivências concretas de quem sofre discriminação, violência ou silenciamento por causa da sua identidade de gênero ou orientação sexual.”

O orientador de Serviço do PET Equidade, Akin Lima, diz que a importância do evento em um sindicato consiste em mostrar a realidade de um segmento invisibilizado. “É preciso mostrar a realidade de pessoas que são constantemente invalidadas por questões morais, sendo que a Constituição prevê direitos iguais a todes. O sindicato, enquanto organização de trabalhadores, se torna um aliado nessa causa. É importante esses setores entenderem a urgência de pauta dentro de suas plenárias”, afirma Lima, agente comunitário de saúde da Secretaria de Saúde de Londrina.

O Cine Equidade é uma realização do PET Equidade Londrina, em parceria com Agentes de Educação Popular em Saúde e Articulação Nacional de Movimentos e Práticas de Educação Popular e Saúde (Aneps) Paraná. O evento ainda tem apoio do SindSaúde Paraná, Sindicato dos Bancários de Londrina e Região, Alumni UEL, Coletivo Black Divas, Frente Popular de Saúde da Região Sul de Londrina, Adecol e Núcleo de Estudos em Espiritualidade, Práticas Integrativas e Conscienciologia da UEL.

(Texto produzido pelo jornalista Reinaldo Zanardi, professor do Departamento de Comunicação da UEL, integrante do PET Saúde Equidade Londrina).

Leia também

Feira das Profissões atrai milhares de estudantes para o Campus Universitário nesta terça (1º)

Juliano Quirino* Agência UEL A Universidade Estadual de Londrina (UEL) recebe, nesta terça (1º), mais de 20 mil visitantes para a 13ª edição da Feira de Profissões, dia em que a UEL abre as inscrições para o seu Vestibular 2026, às 8h. O evento compõe a programação oficial do aniversário de 55 anos da instituição, guiado pelo lema […]


Máscara inovadora visa contribuir para proteção de trabalhadores da área da saúde

Edson Vitoretti Agência UEL Durante a pandemia de COVID-19, houve uma conscientização geral da necessidade e dos benefícios do uso de máscaras para a proteção da saúde. A pandemia acabou, e as máscaras saíram de cena e das faces da população. Entretanto, há um contingente de trabalhadores que dependem cotidianamente da proteção desse equipamento: os […]


FORMAÇÃO INTERPROFISSIONAL EM CUIDADO INTEGRAL NOS CICLOS DE VIDA NA REDE DE ATENÇÃO EM SAÚDE

Na manhã desta segunda feira (23/06/25), a Profa. Dra. Ester Massae Okamoto Dalla Costa, Chefe do Departamento De Saúde Coletiva e a Profa. Dra. Suhaila Mahmoud Smaili Santos do Departamento de Fisioterapia, realizaram o acolhimento aos 3 novos profissionais de Angola, que chegaram para a formação integrada com as Residências do Centro de Ciências da […]


UEL MARCA PRESENÇA NO MAIOR CONGRESSO DE COSMETOLOGIA DO BRASIL

A Universidade Estadual de Londrina esteve presente na 37ª edição do Congresso Brasileiro de Cosmetologia, considerado o mais importante evento da área no país. Promovido pela Associação Brasileira de Cosmetologia (ABC), o congresso foi realizado entre os dias 10 e 12 de junho, no pavilhão São Paulo Expo, em conjunto com a feira FCE Cosmetique, […]