Feira das Profissões atrai milhares de estudantes para o Campus Universitário nesta terça (1º)

CCS


atualizado 1 dia atrás


Juliano Quirino*

Agência UEL

A Universidade Estadual de Londrina (UEL) recebe, nesta terça (1º), mais de 20 mil visitantes para a 13ª edição da Feira de Profissões, dia em que a UEL abre as inscrições para o seu Vestibular 2026, às 8h. O evento compõe a programação oficial do aniversário de 55 anos da instituição, guiado pelo lema “Ser UEL”. 

De acordo com a Divisão de Apoio Administrativo da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), 19.116 alunos de Ensino Médio de 297 escolas realizaram agendamento prévio pelo site da UEL. Os convidados estarão representando 101 municípios do estados do Paraná (69) e São Paulo (32). O turno do dia com maior taxa de visitação será o da manhã, com 62,19% das inscrições concentradas, seguidos pelas visitas realizadas entre a manhã e tarde (17,84%) e, especificamente, à tarde (13,31%). 

Porém, o número de presentes pode ser ainda maior, considerando visitas não agendadas de indivíduos, famílias, grupos de amigos e escolas. Em 2024, a Divisão contabilizou a presença de 19.580 frequentadores vindos, majoritariamente, de colégios de Londrina e outras cidades paranaenses e paulistas. 

Graduação

Realizada anualmente, a Feira das Profissões da UEL tem o objetivo de apresentar os oito Centros de Estudos do Campus Universitário e os 53 cursos de graduação oferecidos aos interessados em prestar o vestibular da instituição. As inscrições para a prova serão abertas também nesta terça no site da Coordenadoria de Processos Seletivos (Cops). O vestibular será aplicado nos dias 26 e 27 de outubro, com Prova de Habilidades Específicas (PHE) prevista para 14 de setembro. 

A reitora da Universidade, professora Marta Favaro, reforçou a importância de estudantes do Ensino Médio e familiares conhecerem os cursos a partir da mediação de alunos das graduações e de seus docentes. “É uma oportunidade de identificar as características de formação profissional vinculada a cada um desses cursos e olhar isso na interação com aqueles que estão nesse processo de formação”, comentou. Para a reitora da instituição, a ocasião é crucial para esclarecer eventuais questões dos alunos sobre opções de trabalho. “É muito cedo ainda para eles escolherem esse percurso profissional, as dúvidas são muito grandes. Por isso, vir para a Feira de Profissões é um momento único porque isso vai colaborar para que eles possam pensar melhor (em) quais são as profissões que eles poderiam abraçar”, argumenta ela. 

Na opinião da docente, a rica interação com vestibulandos permite que graduandos revisitem suas escolhas, mostrem o conhecimento produzido na Universidade e, junto a seus professores, entendam as demandas de futuros colegas. “Esse contato com os estudantes do Ensino Médio também ajuda a perceber as expectativas. Isso nos ajuda a pensar, como professores que somos, como organizar o nosso trabalho aqui para acolher esses estudantes que estão saindo de um percurso de formação”, refletiu. Favaro também acredita que a feira seja uma oportunidade para apresentar os serviços oferecidos pela UEL aos estudantes de graduação.

“A possibilidade de conhecer esses espaços é olhar a universidade como ela é, nessa estrutura articulada que tem uma única finalidade de fazer acontecer as atividades que nós chamamos de atividade-fim: o ensino, a pesquisa, a extensão, a inovação, a produção do conhecimento”, completa.

*Estagiário da Coordenadoria de Comunicação Social

Leia também

PET Equidade leva reflexões sobre visibilidade LGBTQIAPN+ a sindicatos

Publicado por Agência UEL Realizar a exibição de documentários sobre a questão LGBTQIAPN+ em um sindicato de trabalhadores e trabalhadoras. Essa foi a proposta da segunda edição do Cine Equidade, evento promovido pelo PET Equidade Londrina, no Sindicato dos Bancários de Londrina e Região. O evento teve apoio do Sindicato dos Trabalhadores e Servidores Públicos Estaduais […]


Máscara inovadora visa contribuir para proteção de trabalhadores da área da saúde

Edson Vitoretti Agência UEL Durante a pandemia de COVID-19, houve uma conscientização geral da necessidade e dos benefícios do uso de máscaras para a proteção da saúde. A pandemia acabou, e as máscaras saíram de cena e das faces da população. Entretanto, há um contingente de trabalhadores que dependem cotidianamente da proteção desse equipamento: os […]


FORMAÇÃO INTERPROFISSIONAL EM CUIDADO INTEGRAL NOS CICLOS DE VIDA NA REDE DE ATENÇÃO EM SAÚDE

Na manhã desta segunda feira (23/06/25), a Profa. Dra. Ester Massae Okamoto Dalla Costa, Chefe do Departamento De Saúde Coletiva e a Profa. Dra. Suhaila Mahmoud Smaili Santos do Departamento de Fisioterapia, realizaram o acolhimento aos 3 novos profissionais de Angola, que chegaram para a formação integrada com as Residências do Centro de Ciências da […]


UEL MARCA PRESENÇA NO MAIOR CONGRESSO DE COSMETOLOGIA DO BRASIL

A Universidade Estadual de Londrina esteve presente na 37ª edição do Congresso Brasileiro de Cosmetologia, considerado o mais importante evento da área no país. Promovido pela Associação Brasileira de Cosmetologia (ABC), o congresso foi realizado entre os dias 10 e 12 de junho, no pavilhão São Paulo Expo, em conjunto com a feira FCE Cosmetique, […]