PROJETO DO CCS ENSINA NOÇÕES DE PRIMEIROS SOCORROS NA REDE ESTADUAL DE LONDRINA

CCS


atualizado 3 dias atrás


Publicado por

Agência UEL

O professor Ricardo Silva Parreira, do Departamento de Pediatria e Cirurgia Pediátrica (CCS), está envolvido em uma iniciativa que pode atenuar o aparecimento de sequelas deixadas após emergências médicas, tais como Paradas Cardiorrespiratórias (PCR), e garantir a sobrevivência de crianças, adultos e idosos engasgados. Por meio de um projeto de extensão, ele e um time de graduandos em Medicina da UEL estão capacitando estudantes da rede estadual de Londrina para iniciarem o atendimento de emergência, com noções de primeiros socorros. “O objetivo é permitir que os alunos não sejam apenas espectadores enquanto aguardam a chegada dos serviços de urgência e emergência”, destaca. 

Iniciativa pioneira no Centro de Ciências da Saúde da UEL, a estratégia é amplamente difundida em escolas e empresas de diversos países, demonstrando ser eficaz já que os adolescentes podem replicar os conhecimentos em diversos espaços, avalia o professor. Ao mesmo tempo, segue a mesma direção do que preconiza a Lei Federal 13.722, de 4 de outubro de 2018, conhecida como a “Lei Lucas”. Sancionada após a morte do menino Lucas Begalli Zamora, de 10 anos, a lei obriga o oferecimento de cursos de primeiros socorros ao quadro de funcionários da Educação Básica em todo o país. 

Sob o título “Capacitação dos Alunos e Professores do Ensino Médio das Escolas da Cidade de Londrina às Medidas de Suporte Básica de Vida”, o projeto tem o apoio do Centro Acadêmico Samuel Pessoa (CA de Medicina da UEL), contando com 16 estudantes do segundo ao quarto ano do curso de Medicina. Além do professor Ricardo, os docentes Emanuel Góis Júnior (Departamento de Cirurgia Geral) e Leandro Arthur Diehl (Departamento de Clínica Médica) coordenam as equipes e capacitações. 

A escolha das escolas ocorreu por meio de edital enviado ao Núcleo Regional de Educação (NRE) de Londrina e cerca de 30 unidades deverão ser atendidas pelo projeto, contando com dois encontros cada, estima o professor. 

O professor Ricardo Silva Parreira (CCS) vem ensinando técnicas fundamentais de salvamento aos estudantes secundaristas. (Foto: Agência UEL).

Colégio de Aplicação recebe o projeto 

Na manhã desta sexta-feira (6), uma das equipes esteve no Colégio de Aplicação Pedagógica capacitando duas turmas do ensino médio. Após a aplicação de um questionário, o docente inicia uma abordagem teórica, demonstrando a conhecida manobra de Heimlich, técnica para desengasgar pessoas que estão com as vias respiratórias obstruídas. A parte prática é realizada com manequins cedidos pelo Centro de Ciências da Saúde, utilizados para o treinamento da Reanimação Cardiopulmonar (RCP). 

De maneira geral, os alunos são orientados a avaliarem o paciente e acionarem o serviço móvel de urgência e emergência imediatamente. Somente em seguida, devem colocar em prática as manobras de reanimação. “Nesse período entre o desmaio e a chegada do serviço de emergência, se é oferecida a manobra de ressuscitação, esse paciente tem maior chance de retornar e ainda ter menos sequelas. No paciente com sintoma de Parada Cardiorrespiratória, em média, os seis primeiros minutos é o período mais importante para ter as suas funções mantidas”, explica o professor. 

Cronograma do projeto tem 36 meses e objetiva atender 30 escolas com dois encontros cada. (Foto: Agência UEL).

A estudante do terceiro ano de Medicina da UEL Melryan Isabele Giraldi do Carmo está gostando de participar do projeto. Ela reconhece a importância destes conhecimentos, principalmente no “mundo das competições esportivas”, diz. 

Ao lado dela, a colega de turma Isadora Sampaio destaca que ter a oportunidade de ensinar os estudantes secundaristas é, por outro lado, uma forma de aprender ainda mais enquanto profissional da área médica. 

Além delas, Júlia Brenny, do quarto ano, também participou da atividade nesta sexta-feira. “É um conhecimento importante para a vida e vemos que em outros países isso é o básico em escolas e empresas”, lembra, em alusão a países como Estados Unidos e Noruega.  

As alunas Júlia Brenny, Melryan Isabele Giraldi e Isadora Sampaio integram a equipe de 16 bolsistas. (Foto: Agência UEL).

Leia também

RESIDENTES DA PEDIATRIA DO HU TEM 7 TRABALHOS APROVADOS NO CONGRESSO BRASILEIRO DE PEDIATRIA.

Intranet HU Nove participantes do Programa de Residência Médica em Pediatria do HU tiveram sete trabalhos aprovados para o 41º Congresso Brasileiro de Pediatria. Organizado pela Sociedade Brasileira de Pediatria, que possui 114 anos de história, o Congresso Brasileiro de Pediatria reúne os principais pediatras do país. Nesse ano, o Congresso será realizado em Florianópolis, […]


ADOECIMENTO PSÍQUICO UNIVERSITÁRIO

O departamento social da Atlética do curso de Medicina da UEL vem fazer um convite a todos os cursos da saúde! Vai rolar esse evento incrível com parceria do Instituto Liberté sobre a saúde mental no contexto universitário e, pra melhorar ainda mais, vai contar com certificado pela UEL pra abater nas horas que contam […]


PALESTRA SOBRE NUTRIÇÃO SOBRE NUTRIÇÃOMOVIMENTOU COMUNIDADE DO HU e CCS

Intranet HU A Divisão de Nutrição e Dietética do HU (DND) realizou nesta quarta-feira (4) a palestra Manejo Nutricional de Sarcopenia: Recuperação e Reabilitação, e foi realizada no Anfiteatro do CCS. O evento contou com a participação de diversas nutricionistas da área, membros da direção do HU, coordenação do curso de Nutrição do CSS-UEL e alunos. […]


REVISTA CIENTÍFICA DA UEL CELEBRA 5 ANOS DE EXISTÊNCIA.

Intranet HU Fundada em 2019, a Revista Advances in Nursing and Health ou ANH (Avanços na Enfermagem e Saúde em português) completa 5 anos no próximo mês e comemora o sucesso da publicação. Pertencendo ao Programa de Pós-Graduação Stricto sensu em Enfermagem do Departamento de Enfermagem do HU, a revista se pauta pela pesquisa científica nacional e internacional nas […]