PROFESSORA DO CCS CONTRIBUI EM LIVRO SOBRE CONCEPÇÃO, GRAVIDEZ, PARTO E PÓS-PARTO.

CCS


atualizado 3 meses atrás


André Ludwig*

Agência UEL

Lançado na última semana, o livro “Concepção, gravidez, parto e pós-parto: perspectivas feministas e interseccionais” reúne uma série de reflexões que envolvem a evolução das políticas de saúde voltadas para as mulheres ao longo dos anos. A professora do Departamento de Saúde Coletiva (CCS) Marselle Nobre de Carvalho é autora de um dos capítulos que compõem a obra. O livro foi produzido pelo Instituto de Saúde, vinculado ao Governo do Estado de São Paulo.

Com a contribuição de pesquisadoras de várias frentes de estudo, a obra se direciona a questões que vão de interseccionalidade a adoção. Com o propósito de evidenciar a confluência entre questões referentes à saúde e as de caráter social, o livro traça um paralelo histórico que converge em análises em várias áreas, sempre destacando os avanços que os debates sobre “concepção, gravidez, parto e pós-parto” têm ganhado nos últimos 50 anos.

A professora Marselle de Carvalho é autora do capítulo intitulado “Gênero, raça, classe e seus impactos na vida da mulher negra no Brasil”. Ela explica que sua participação na obra derivou de um convite feito pela ex-docente do Depto. de Saúde Coletiva da UEL Josiane Germano, doutoranda na Universidade de São Paulo (USP). Foi através de Josiane que Marselle entrou em contato com as organizadoras do livro, as docentes Carmen Simone Grilo Diniz, Luana Lemes e Fabiana Santos Lucena.

Marselle explica que desenvolveu um capítulo teórico conceitual que traz uma relação de tempo e espaço, citando pensadoras negras estadunidenses e brasileiras, como, por exemplo, Angela Davis e Sueli Carneiro. “Escrever um capítulo como este sem recorrer às pensadoras negras seria cometer uma falha logo na sua concepção”, reflete.

A professora também destaca que o capítulo é fundamental para compreender conceitualmente temas que os outros capítulos vão abordar ao longo do livro. “Nós mulheres não somos iguais e não sofremos opressões das mesmas formas. As mulheres pretas sofrem inúmeras intersecções que se referem à raça, gênero e classe”, frisa. 

A obra integra a coleção “Temas em Saúde Coletiva” do Instituto de Saúde e visa contribuir para a formação de profissionais da área da Saúde Coletiva. Acesse a versão digital gratuitamente.

*Estagiário de Jornalismo na COM/UEL.

Leia também

EQUIPE DO MINISTÉRIO DA SAÚDE RECEBE KIT VIVA POSITHIVO DESENVOLVIDO NO CCS

Pedro Livoratti Agência UEL A coordenação do projeto Viva PositHIVo, que desenvolveu material educativo para promoção da saúde de pessoas que vivem com o vírus da Aids, entregou no início deste mês um kit para uma equipe de avaliação que atua junto ao Departamento HIV/Aids, da Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente do Ministério […]


RESIDÊNCIAS DO CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE ESTÃO COM INSCRIÇÕES ABERTAS

Publicado por Agência UEL A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (ProPPG) da UEL torna pública a abertura das inscrições para Residências na área da Saúde e Residência Médica na UEL 2025. Os cursos de pós-graduação Lato sensu na modalidade Residência ligados ao Centro de Ciências da Saúde (CCS) têm aulas previstas para o dia 1º de março de […]


FEIRA DAS PROFISSÕES ABRE UNIVERSIDADE A ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO.

Publicado por Agência UEL A 12ª edição da Feira das Profissões, nesta quinta-feira (15), transformou o Campus Universitário da UEL com a energia e curiosidade de milhares de estudantes do Ensino Médio. Com 266 escolas inscritas, o número de participantes deverá ultrapassar 20 mil até o final do período noturno, fazendo do evento uma oportunidade […]


RESIDENTE EM NEUROCIRURGIA DA UEL OBTEVE 10 TRABALHOS APROVADOS PARA O 35º CONGRESSO BRASILEIRO DE NEUROCIRURGIA

Intranet HU Lutero Santos está na vanguarda do desenvolvimento dos estudos da Neurocirurgia, e destaca as oportunidades realizadas pelo CCS e o HU-UEL Lutero Cleuler Moraes dos Santos se formou em Medicina em 2013 em Campo Grande, Mato Grosso do Sul e iniciou sua residência médica em Neurocirurgia pela UEL em 2020. Atualmente está no […]