HOSPITAL UNIVERSITÁRIO DA UEL BATE RECORDE DE ATENDIMENTOS EM 2023

CCS


atualizado 2 meses atrás


Assessoria de Comunicação do HU

Agência UEL

O Hospital Universitário (HU) da UEL registrou uma série de recordes em atendimentos durante o ano de 2023, aponta relatório recente feito pela Divisão de Arquivo Médico e Estatística do HU. Em 2023, a capacidade instalada de leitos no Hospital chegou a 430, variando de acordo com a melhora dos pacientes encaminhados.

O destaque em volume de atendimentos ficou com o Pronto Socorro. O número de consultas médicas foi o maior registrado desde 2007: 37.579, o que representa um aumento de 23,3% em relação ao ano anterior (30.472). As consultas médicas e não médicas realizadas no período somam 67.155, um aumento de 19% em relação aos índices de 2022 (56.185). A média diária de atendimentos foi de 103 atendimentos/dia, aumento de 28,7% em relação a 2022 (80 atendimentos/dia) reafirmando a importante participação do HU na rede atenção em saúde.

Nas unidades de internação, foram realizadas 20.011 internações em 2023, o maior volume registrado no Hospital até hoje, com aumento de 7,5% em relação a 2022 (18.618 internações). A média de pacientes/dia referente ao ano de 2023 (371,2) também foi a maior registrada na instituição, o que representou um aumento de
0,5% em relação a 2022 (369,5).

A média de permanência geral dos pacientes internados em 2023 foi de 6,8 dias, com queda em relação a 2022 (7,2 dias). Isso possibilitou maior “giro” de leitos entre os pacientes, confirmando a boa gestão operacional e assistencial dos leitos, que conta com a dedicação e o apoio importante dos times das unidades de internação, Núcleo Interno de Regulação e Serviço de Agendamento de Procedimentos Eletivo. Destaque para a taxa de ocupação média do Hospital: 90,1%, sendo 85,7% em 2022, comprovando a eficiência do serviço.

As consultas ambulatoriais também apresentaram crescimento, tanto as médicas e não médicas – incluindo a Divisão de Assistência à Saúde da Comunidade (Dasc), no Campus Universitário. Em 2022, o total de atendimentos foi de 144.426; em 2023, com aumento de 8,3%, foram registradas 156.345 consultas. No apoio clínico destacam-se os exames do Laboratório de Análises Clínicas, onde os achados denotam a maior taxa de produção já registrada no HU-UEL, contabilizando 1.950.659 em 2023, um aumento de 6,4%.

Ainda no apoio e diagnóstico os números de exames foram crescentes: tomografia (29.915), ultrassonografia (23.397) e raios-X contrastado/não contrastado (72.454), representando um aumento de 26,5%, 38,9% e 18,3% respectivamente.

Na área materno infantil, o número de partos realizados em 2023 foi de 1.828, o maior desde o ano de 1991, representando 9,4% de aumento em relação a 2022, quando o total de partos foi 1.671. O total de pacientes cirúrgicos em 2023 também foi o maior registrado no Hospital contabilizando 14.128, um aumento de 16% em relação ao ano de 2022 (12.177).

Compromisso com a comunidade

A diretora-superintendente do HU, Vivian Feijó, reafirma o compromisso da administração do Hospital perante à comunidade interna e sociedade civil organizada, na busca por condições que incrementem melhorias significativas nas diversas áreas do hospital. A intenção, segundo a superintendente, é ampliar ainda mais a entrega de resultados com foco na população, colaboradores, docentes e alunos, fazendo valer a pena o trabalho incansável para recompor o parque tecnológico do Hospital.

Diretora-superintendente do Hospital, Vivian Feijó, destaca o compromisso do Hospital em oferecer o melhor atendimento à comunidade, aliado à pesquisa (Agência UEL).

Feijó afirma que a integração entre serviço e academia foi fundamental para
a elaboração de estratégias de enfrentamento dos desafios, aliados ao Planejamento Estratégico Institucional (PEI) das quatro diretorias (Clínica, Administrativa, de Enfermagem e Superintendente). Da mesma forma, ressalta o apoio administrativo da UEL, a retaguarda financeira e orçamentária do Governo do Estado do Paraná, em especial da Secretaria de Saúde do Paraná (Sesa), na manutenção do funcionamento dos diversos serviços prestados pelo HU-UEL.

A superintendente destaca que a atual gestão do hospital pauta-se pela
humanização da atenção à saúde, garantia do acesso, na qualidade da assistência e na efetividade dos serviços. Prima pela eficiência e transparência na aplicação dos recursos por meio de ações de melhorias contínuas, monitoramento, controle e avaliação de processos e resultados.

“Diante dos resultados, a direção agradece a cada aluno, professor e servidor que realiza seu trabalho na assistência em Saúde, sem perderem o foco da missão, visão e valores, que são a materialização indissociável do Ensino, da Pesquisa e da Extensão, tornando-os motivados para superar qualquer desafio, graças ao comprometimento das equipes que, com dinamismo, não se cansam de buscar por melhores estratégias que aperfeiçoem seus serviços e aprimorem a experiência do paciente”.Vivian Feijó, diretora-superintende do HU-UEL.

Leia também

HOSPITAL UNIVERSITÁRIO DA UEL ABRE VAGAS PARA CURSO DE SERVIÇO VOLUNTÁRIO.

Assessoria de Comunicação do HU Agência UEL Interessados em trabalhar como voluntários no Hospital Universitário (HU) da UEL ou Ambulatório de Especialidades do HU terão a oportunidade de participar do Curso de Capacitação, requisito para o ingresso no Serviço Voluntário do HU. Para participar, é preciso ser maior de 18 anos e fazer a inscrição […]


PASSAGEM DA LÂMPADA MARCA AVANÇO DE ANO LETIVO PARA ESTUDANTES DE ENFERMAGEM.

André Ludwig* Agência UEL Às 19h30 desta sexta (10), o Anfiteatro Cyro Grossi será palco da tradicional Cerimônia de Passagem da Lâmpada do Curso de Enfermagem. O evento marca o avanço, para os estudantes do curso, do 3° para o 4° ano da graduação. São esperados os estudantes, seus familiares e docentes do curso de […]


COPA 2024 – CONGRESSO PAULISTA DE ANESTESIOLOGIA

Entre os dia 25 a 28 do mês Abril,  a Docente de Anestesiologia , Dra Alexandra Neuba participou do 20º Congresso Paulista de Anestesiologia (COPA), realizado em São Paulo no Transamerica Expo Center. Juntamente com os alunos da graduação de Medicina do terceiro ano , Luana Sakamoto e Caio Hideki, apresentando temas livres de relevância […]


PROJETO DA CLÍNICA ODONTOLÓGICA DA UEL ATENDE PACIENTES COM DORES OROFACIAIS.

TV UEL Agência UEL As dores orofaciais são aquelas dores localizadas na região da cabeça, face, pescoço, boca ou mandíbula. O atendimento na Clínica Odontológica (COU) da UEL é gratuito e realizado pelos integrantes do “Grupo de estudos, pesquisa e extensão em dor orofacial e suas comorbidades”. Interessados podem entrar em contato na Clínica Odontológica […]