Bem vindo, ingressante do CCE!

CCE

atualizado 9 meses atrás

Seja muito bem vindo ao Centro de Ciências Exatas (CCE) da UEL. Agora você é ingressante de uma das melhores universidades públicas do Brasil. Os alunos veteranos, docentes e técnicos administrativos do CCE desejam sucesso em seus estudos.

Portal do Estudante

Antes de mais nada, o novo estudante deve confirmar sua matrícula. Isto deve ser feito até as 23h59 da próxima sexta-feira (11), no Portal do Estudante, um site que será visitado inúmeras vezes nos próximos anos. É bom explorá-lo e conhecer tudo o que ele contém e oferece. E reforçando: quem não confirmar a matrícula até esta sexta, perde a vaga no curso.

Outro site a ser bem explorado é o da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd). É por lá, por exemplo, o acesso a ferramentas digitais como o Gmail, GSuite, Microsoft Office365 Education, acesso ao Wifi UEL e periódicos.

Sem trote!

Celebrar o ingresso pode, mas sem excessos. O trote é proibido em todo o espaço da Universidade, desde 2008, com base numa Resolução da instituição e de uma lei municipal, que proíbe a prática de trote na cidade de Londrina. Denúncias de trotes violentos devem ser encaminhadas diretamente aos seguintes canais:

WhatsApp: 3371-4353;
E-mail: prograd@uel.br;
Ouvidoria da UEL: 3371-5850;
Segurança do Campus: 0800-400-44-74.

Outra opção é a denúncia junto aos colegiados dos cursos de graduação. Demais canais de denúncias de trote violento estão no site da Prograd.

Bem ao contrário, a UEL incentiva boas práticas de recepção aos ingressantes, baseadas no respeito antes de tudo. As atividades de recepção de cada um dos cursos de graduação estão disponíveis no portal SER UEL. Há uma ampla programação acadêmica e cultural, do tamanho que os ingressantes merecem.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é SER-UEL-2023-capa-1024x410.jpg.webp

Carteirinha estudantil

Confirmada a matrícula, os novos estudantes terão acesso ao horário das aulas e ainda a diversos serviços disponíveis pela Universidade. Um deles é a carteirinha de estudante, que será utilizada para acesso ao Sistema de Bibliotecas e ao Restaurante Universitário (RU). A Universidade possui uma Biblioteca Central, no meio do campus, e outras setoriais. Veja aqui como fazer a carteirinha. A BC possui mais de 165 mil títulos de livros e quase 3.800 títulos de revistas. Oferece várias ferramentas digitais e outros serviços, de pesquisa em bases de dados a treinamentos.

Já o RU é não apenas um local de alimentação, mas de encontro, socialização e, eventualmente, apresentações culturais. São 750 lugares e o número de refeições servidas diariamente o coloca entre os maiores do planeta. Quer saber o cardápio da semana? Clique aqui. Além dos horários de funcionamento e outras informações importantes, é claro

Outro serviço é o e-mail institucional @uel.br, que dará acesso às funcionalidades do Google Drive. Há ainda a rede Wi-Fi da UEL, que o estudante pode usar por toda extensão do Campus. Todos eles podem ser acessados pelo Portal do Estudante.

Um importante serviço disponível aos estudantes é o SEBEC (Serviço de Bem-Estar da Comunidade). Sob seu “guarda-chuva”, o estudante pode ter acesso a uma série de benefícios, como o cartão de transporte escolar, moradia estudantil, restaurante, assistência social, médica e psicológica, entre outros. Muita informação relevante para todos os estudantes.

Transporte

Especificamente sobre o transporte, é bom saber que as linhas que partem do Terminal Urbano e passam pela UEL são: 305 (Campus UEL), 307 (Avelino Vieira) e 315 (Columbia). Além destas, as linhas 904 (Terminal Vivi/UEL/Terminal Acapulco), 913 (Robert Koch/Gleba Palhano) e 932 (Terminal Vivi/UEL/Terminal Oeste) também podem ser utilizadas para o acesso ao campus. Já os moradores de outros municípios atendidos pela empresa TIL podem consultar seus serviços diretamente no site da empresa.

E para fazer o cartão de transporte escolar, basta conferir as orientações aquiA TCGL está atendendo no Campus Universitário para confeccionar o cartão de transporte. O posto funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h30 e das 13h às 17h30, em uma sala cedida no Serviço de Bem Estar à Comunidade (Sebec), no Campus Universitário.

A lista com o trajeto de todas as linhas de ônibus do transporte coletivo de Londrina pode ser acessada no site da Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU).