Repositório Institucional da UEL

O Repositório Institucional da Universidade Estadual de Londrina – RIUEL foi desenvolvido para levar à toda a sociedade o acesso à produção científica, tecnológica, artística e cultural gerada pela Comunidade Acadêmica da UEL, que tenha seus resultados divulgados em forma de dissertações, teses, monografias, trabalhos de conclusão de curso, livros e artigos, entre outros, e que sejam de acesso livre e aberto.

O RIUEL foi implementado em 2024 com a missão de reunir em um único ambiente digital, confiável e permanente, a produção acadêmica e científica da UEL por meio da utilização do software aberto DSpace. Em sua implantação, absorveu o acervo de teses e dissertações da Biblioteca Digital da UEL, em atividade desde 2005.

A implantação do RIUEL é parte de um processo de democratização da produção acadêmica, inserido no movimento mundial de acesso aberto, que proporciona maior visibilidade à produção intelectual da Universidade, disponibilizando para a sociedade o resultado de suas atividades de pesquisa, criação e inovação.

Suas funções principais são o armazenamento e preservação da memória intelectual da instituição, bem como a disponibilização de conteúdo e a fácil recuperação dos documentos em formato digital, por meio dos mecanismos de busca e refinamento que o sistema oferece.

Possui também mecanismos que facilitam o auto depósito para os membros da Comunidade UEL, ou seja, que o autor da produção inclua no repositório as informações e os respectivos arquivos, que serão disponibilizados, por meio de livre acesso.

Armazenar, preservar, organizar e disseminar amplamente a produção acadêmica desenvolvida em nível de graduação e pós-graduação Lato sensu e Stricto sensu da UEL, incluindo as residências.

Aumentar a visibilidade, acessibilidade de conteúdos digitais dos resultados das atividades acadêmicas e de pesquisa da Universidade por meio da coleta, organização, registro e preservação de sua memória institucional.

O gerenciamento e a curadoria do Repositório são realizados pela equipe da Biblioteca Central da UEL.

O RIUEL está organizado em Comunidades e Coleções. As Comunidades são formadas pelos Centros de Estudos e Unidades Administrativas da UEL, e as Coleções são formadas pelos cursos de Graduação e Pós-Graduação. Essa estrutura foi adotada pensando em tornar a exploração mais intuitiva, mas também é possível explorar as coleções por facetas, como autoria, palavras-chave, tipo de documento, Curso e Programa de Pós-Graduação.

A identidade visual do Repositório Institucional da UEL – RIUEL é resultado da redefinição da identidade anterior da Biblioteca Digital de Tese e Dissertações. A logo conta com a ideia de representação de um livro contendo três faixas que representam os três pilares da Universidade (presentes na logo da marca-mãe, UEL), e o símbolo do cursor de mouse, que remete ao ambiente digital. Também foi utilizada a cor turquesa e suas variantes na identidade visual.
Por Giovana Rezende e Maria Gabriela Paskakulis