O uso de jogos de tabuleiros modernos no desenvolvimento cognitivo e de habilidades

Portal


atualizado 2 anos atrás


O projeto promove a integração entre os universitários, futuros professores, e a comunidade externa, através da socialização proveniente de jogos de tabuleiros modernos. Os jogos de tabuleiros, possibilitam que os participantes desenvolvam suas cognições, seu raciocínio lógico e matemático, bem como, antevemos outros benefícios: desenvolvimento de inteligência social e emocional, aperfeiçoamento das relações interpessoais; aprimoramento cultural; aproximação entre estudantes universitários e do ensino médio.

A diversidade dos tabuleiros proporciona aos seus usuários, novos desafios que envolvem, por vezes, o raciocínio lógico e matemático, e cuja ludicidade e ambiente amistoso de disputa podem incentivar seus jogadores a desenvolver métodos em resposta aos problemas propostos pelas intrincadas mecânicas dos tabuleiros. Tal fator favorece o desenvolvimento cognitivo do usuário de jogos de tabuleiro.

Para a execução do projeto, espera-se receber a comunidade externa e os estudantes universitários da UEL, a cada quinze dias, para partidas de jogos de tabuleiros modernos, durante uma tarde. É válido ressaltar que ao longo do projeto serão coletadas informações quantitativas e qualitativas a respeito do uso dos tabuleiros na formação dos participantes.

Coordenador: Prof. Dr. Gustavo Iachel

Contato:  iachel@uel.br

Divulgação: Instagram e Facebook

UEL / Board Games – Projeto de extensão universitária

Leia também

Pesquisadores desenvolvem materiais biodegradáveis a partir de resíduos agroindustriais

A utilização de resíduos agrícolas para a produção de materiais biodegradáveis desenhados para a melhoria da qualidade de sistemas agrícolas e florestais é uma abordagem nova e inovadora, pouco explorada na literatura e que agrega valor comercial aos resíduos por sua transformação em bioinsumos. Ao longo dos últimos anos, materiais biodegradáveis com as mais diferentes […]


O Projeto Novos Talentos: atividades com caráter não-formal como ferramentas de aprendizagem de ciências naturais para estudantes da educação básica de Londrina e região

O “Projeto Novos Talentos” promove a aprendizagem integrada em Ciências Naturais para estudantes da Educação Básica de Londrina, utilizando práticas inovadoras de educação não formal. Com acadêmicos e pós-graduandos da UEL como mediadores, o projeto complementa o currículo e desperta o interesse pela ciência. Alinhado as ODS 04 – Educação de Qualidade e ODS 09 […]


Projeto Safety: recomendações de proteção e segurança durante a pandemia de COVID-19

Criado em 31 de março de de 2020, ano um da pandemia da COVID-19, este projeto de extensão da Universidade Estadual de Londrina (UEL) tem como objetivo sistematizar as melhores evidências científicas sobre recomendações de proteção e segurança e veicular informação útil sobre a COVID-19 e outras (re) emergências sanitárias por meio de diversos materiais para orientação voltados aos gestores, profissionais […]


Ciências cosméticas nas mídias digitais: Gerando informações confiáveis e seguras

O App Instagram® se insurge no espaço virtual atingindo cerca de 113,5 milhões de usuários brasileiros, que utilizam esse App para lazer, mas também para procurar informações relevantes. Nesse cenário, as pessoas que amam cuidar da pele e experimentar novos produtos de beleza, já se depararam com milhões de informações contraditórias e mitos sobre cosméticos. […]