Sistemática e evolução da família Pseudopimelodidae

Portal


atualizado 1 ano atrás


Essa linha de pesquisa vem sendo desenvolvida na Universidade Estadual de Londrina com o objetivo de auxiliar na proteção de ambientes aquáticos para garantir a disponibilidade e o manejo sustentável da água, por meio do estudo da diversidade de espécies da família Pseudopimelodidae de todo o Brasil e da América do Sul.

Trata-se de um grupo de bagres raros que vivem em ambientes de corredeiras, em meio às rochas ou entre a vegetação submersa. Devido à preferência por esses tipos de ambientes, vêm sofrendo declínios populacionais em função do assoreamento do leito e o represamento dos rios e riachos. A maioria das espécies possui dieta carnívora, se alimentando de insetos aquáticos e de outros peixes, atuando, dessa forma, no controle das populações.

Assim, o monitoramento das espécies dessa família pode indicar a saúde dos ambientes aquáticos onde ocorrem. Para isso, os trabalhos incluem a identificação correta das espécies, a relação com os ambientes e as distribuições geográficas. Também são feitas análises morfológicas e de DNA para a descrição das novas espécies descobertas.

Até o momento, foram descritas 16 espécies novas e de um gênero novo no âmbito desta linha de pesquisa. Algumas espécies ainda podem ter importância comercial devido ao sabor da carne, na pesca esportiva e no comércio de peixes ornamentais. Dessa forma, espera-se atingir o maior público possível, inclusive os órgãos de fiscalização, com os resultados das nossas pesquisas.

Coordenador: Prof. Dr. Oscar Akio Shibatta

Contato: shibatta@uel.br

Leia também

Água Potável e Saneamento

Saneamento ambiental no Distrito de Lerroville

A pesquisa tem como objetivo realizar diagnóstico do saneamento ambiental no Assentamento Eli Vive, composto por 500 famílias, localizado no Distrito de Lerroville.


Solventes supramoleculares para extração de proticonazol em águas industriais e determinação por cromatografia líquida de alta eficiência

Os termos Química limpa, Química verde ou Química sustentável vêm sendo utilizados há alguns anos e, tem como objetivo utilizar um conjunto de princípios que visem mitigar ou eliminar o uso ou geração de substâncias químicas perigosas em processo que envolvem o desenvolvimento de produtos químicos e desenvolvimento de métodos de análise química.


Água Potável e Saneamento

Desenvolvimento e validação de metodologia para determinação de contaminantes emergentes em amostras de interesse ambiental

A água é um recurso natural indispensável para a manutenção dos sistemas aquáticos naturais e desenvolvimento das atividades humanas nos mais diversos setores. No entanto, a disposição e oferta deste recurso devem ser feitas de maneira que não ofereça riscos à saúde humana, bem como à vida aquática.


Água Potável e Saneamento

Tratamento de lixiviado de aterro sanitário por processo Fenton e Foto-Fenton

O objetivo deste projeto é investigar as melhores condições do meio reacional para aplicação do processo Fenton e Foto-Fenton em lixiviado maduro de aterro sanitário, com a finalidade de reduzir a concentração de matéria orgânica recalcitrante e minimizar a geração de lodo.