Tratamento de lixiviado de aterro sanitário por processo Fenton e Foto-Fenton

Portal


atualizado 10 meses atrás


O objetivo deste projeto é investigar as melhores condições do meio reacional para aplicação do processo Fenton e Foto-Fenton em lixiviado maduro de aterro sanitário, com a finalidade de reduzir a concentração de matéria orgânica recalcitrante e minimizar a geração de lodo.

O adequado tratamento de efluentes, como o lixiviados de aterro sanitário, contribui com a preservação da qualidade dos recursos hídricos e reduz a poluição, com benefícios para a sociedade de modo geral, conforme preconiza o objetivo 6 de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas (ONU, 2021). Público-alvo: Companhia de Saneamento, Prefeituras e Associações, sendo assim, o projeto também atende ao ODS 17 – Parcerias e Meios de Implementação, orientando instituições e empresas sobre o tratamento da água.

Coordenação: Prof. Dr. Caio Victor Lourenço Rodrigues e Profa. Dra. Deize Dias Lopes

Contato: dilopes@uel.br 

Divulgação: https://londrinando.com/post/964/pesquisa-da-uel-busca-melhorar-o-tratamento-de-chorume-e-reduzir-riscos-ambientais

https://www.bonde.com.br/educacao/noticias/projeto-de-pesquisa-da-uel-estuda-alternativa-para-o-tratamento-do-chorume-513702.html

Leia também

Saneamento ambiental no distrito de lerroville

A pesquisa tem como objetivo realizar diagnóstico do saneamento ambiental no Assentamento Eli Vive, composto por 500 famílias, localizado no Distrito de Lerroville.


Solventes supramoleculares para extração de proticonazol em águas industriais e determinação por cromatografia líquida de alta eficiência

Os termos Química limpa, Química verde ou Química sustentável vêm sendo utilizados há alguns anos e, tem como objetivo utilizar um conjunto de princípios que visem mitigar ou eliminar o uso ou geração de substâncias químicas perigosas em processo que envolvem o desenvolvimento de produtos químicos e desenvolvimento de métodos de análise química.


Água Potável e Saneamento

Desenvolvimento e validação de metodologia para determinação de contaminantes emergentes em amostras de interesse ambiental

A água é um recurso natural indispensável para a manutenção dos sistemas aquáticos naturais e desenvolvimento das atividades humanas nos mais diversos setores. No entanto, a disposição e oferta deste recurso devem ser feitas de maneira que não ofereça riscos à saúde humana, bem como à vida aquática.


Água Potável e Saneamento

Sistemática e evolução da família Pseudopimelodidae

Essa linha de pesquisa vem sendo desenvolvida na Universidade Estadual de Londrina com o objetivo de auxiliar na proteção de ambientes aquáticos para garantir a disponibilidade e o manejo sustentável da água, por meio do estudo da diversidade de espécies da família Pseudopimelodidae de todo o Brasil e da América do Sul.