PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência)

Algumas características do projeto institucional

Os projetos institucionais devem contemplar a iniciação à docência e a formação prática para o exercício do magistério no sistema público de Educação Básica.

Somente poderão candidatar-se à bolsa do PIBID alunos regularmente matriculados nos cursos de licenciatura das instituições objeto de cada edital.

As atividades dos projetos devem, obrigatoriamente, prever a inserção dos alunos bolsistas nas escolas dos sistemas públicos de Educação Básica.

Co-formação – o diferencial do projeto

O PIBID procura incentivar que os projetos tenham atividades desenvolvidas diretamente nas escolas conveniadas, envolvendo os seus professores como co-formadores dos futuros docentes e tornando-os protagonistas nos processos de formação inicial para o magistério