Catálogo dos Cursos de Graduação (2023)

Criação
Resolução n.º 100, de 25.05.72

Grau
Licenciado em História

Turno
Matutino/noturno

Perfil do Profissional
Espera-se que o graduado em História na UEL detenha as seguintes competências e habilidades: domínio das diferentes concepções metodológicas que referenciam a construção de categorias para a investigação e a análise das relações sócio-históricas; capacidade de problematizar, nas múltiplas dimensões das experiências dos sujeitos históricos, a constituição de diferentes relações de tempo e espaço; conhecimento das interpretações propostas pelas principais escolas historiográficas, de modo a distinguir diferentes narrativas, metodologias e teorias; capacidade de, transitando pelas fronteiras entre a História e outras áreas do conhecimento, demarcar seus campos específicos e, sobretudo, de qualificar o que é próprio do conhecimento histórico; desenvolvimento da pesquisa, da produção do conhecimento e sua difusão não só no âmbito acadêmico, mas também em instituições de ensino, em órgãos de preservação de documentos e no desenvolvimento de políticas e projetos de gestão do patrimônio cultural.

Objetivo do Curso
Formação integral do profissional da área de História como professor e pesquisador, isto é, como agente de transformação da sociedade brasileira a partir do trabalho em sua especialidade: no ensino, na pesquisa e na extensão e articular a formação na graduação com a pós-graduação.

Campos de Atuação
Escolas públicas e privadas, universidades, museus, instituições e arquivos oficiais, editoras, bibliotecas e empresas.

Sistema Acadêmico
Matrícula por Atividade Acadêmica