Catálogo dos Cursos de Graduação (2023)

Criação
Resolução n.º 100, de 25.05.72

Grau
Licenciado em Filosofia

Turno
Noturno

Perfil do Profissional
O licenciado em Filosofia deverá estar apto a dar sua contribuição ao ensino de Filosofia no Ensino Médio, demonstrando conhecimento tanto da história quanto dos problemas fundamentais da Filosofia e dominando, especialmente, as técnicas de análise de textos e de argumentação. Compreende-se a técnica filosófica como um instrumento que, corretamente utilizado, poderá esclarecer inclusive problemas não pertencentes à Filosofia. Assim, o licenciado terá condições de se inserir em discussões não genuinamente filosóficas, apresentando-se à sua comunidade escolar como um intelectual que esclarece diversos problemas devido à sua capacidade de fazer formulações precisas.

Objetivo do Curso
Habilitar o estudante à prática da docência no Ensino Médio, oferecendo-lhe a capacidade de: compreender o significado dos problemas filosóficos; formular problemas filosóficos; compreender os eixos de conhecimento da Filosofia privilegiados pelo Curso da UEL; assimilar as tradições de pesquisa dos eixos de conhecimento da Filosofia estudados na UEL; situar-se em alguma tradição de pesquisa da filosofia de modo que, simultaneamente, possa perceber-se como membro de uma comunidade filosófica e cultural; tornar-se um interlocutor de seus colegas e professores graças ao uso de técnicas de leitura e de argumentação filosófica; compreender a inserção da Filosofia na discussão de problemas científicos e culturais; exercer a docência a partir dos conhecimentos obtidos em disciplinas didático-pedagógicas, de prática e de pesquisa; produzir de forma articulada com as tradições de pesquisa da Filosofia apresentadas no Curso o conhecimento indispensável para sua prática docente no Ensino Médio, por meio de trabalho de conclusão de curso; compreender a contribuição específica que a Filosofia pode dar para a solução de problemas da realidade social na qual (o futuro profissional) estiver inserido.

Campos de Atuação
Instituições de ensino públicas e privadas, empresas e outras entidades.

Sistema Acadêmico
Matrícula por Atividade Acadêmica